Em que ano você nasceu?






Água: a fonte milenar da coquetelaria

Educacional
água speyside

⍟ Das límpidas nascentes dos rios escoceses aos campos da Suécia, a água é o ingrediente mais nobre da coquetelaria. Sua qualidade é peça-chave não apenas na produção dos spirits, mas também dos mixers e principalmente no consumo responsável nos bares ao redor do mundo

Publicado em 22 de março de 2018, às 15h.

Bebida milenar dos seres vivos por excelência, a água é a base da produção de todos os insumos usados na coquetelaria, desde os whiskies mais antigos aos sucos, xaropes, gelo e premium mixers utilizados hoje. Sua importância e qualidade são indiscutíveis no mundo do bar, inclusive quando se fala sobre o atendimento ao cliente e as práticas de consumo responsável sugeridas por quem está atrás do balcão. Neste Dia Mundial da Água, veja como o zelo por sua qualidade faz a diferença.

No mundo do scotch whisky a água é tão importante que dita parte de suas notas de sabor. Nas regiões de Highlands Speyside, a presença de flores heather nas planícies temperadas que acompanham o curso dos rios fica encarregada de imprimir nuances florais e suavidade à cevada, matéria-prima do spirit produzida lá.

O nível de cálcio presente na água das nascentes escocesas tem influência direta na taxa de fermentação e os aromas gerados na fabricação do whisky. Quanto menos cálcio, maior a fermentação – característica das águas leves. Por outro lado, as águas mais pesadas são menos indicadas para a fabricação da bebida. Já a água dita neutra ou deionizada é utilizada na redução do teor alcoólico de whiskies mais maduros.

Quando o assunto é destilado neutro, a história não é diferente. Encontrar uma fonte límpida de água é imprescindível para o sabor da vodka, por exemplo. No caso de Absolut, a água excelente qualidade encontrada em Åhus, no interior da Suécia é a peça principal na fabricação da bebida. Quanto melhor a qualidade da água, mais neutro e distinto será o sabor final do destilado – motivo de orgulho para L. O. Smith, seu criador e a equipe que a controla até hoje.

A QUALIDADE DA ÁGUA EM ABSOLUT ELYX

absolut elyx
A qualidade da água é o segredo de Absolut Elyx

Produto mais fino produzido pela marca sueca, Absolut Elyx tem entre seus privilégios de fabricação uma nascente de água milenar, límpida e cuidada para que nunca tivesse contato com a poluição. A destilaria da bebida repousa sobre seu próprio aquífero natural, que nos fornece a água encontrada em todas as garrafas de Elyx.

Antes de chegar aos destiladores de cobre, a água da nascente foi filtrada naturalmente em um alicerce de rochas e calcário por milhares de anos, o que garante que ela tenha uma qualidade excepcional, pobre em minerais e tenha um caráter bastante delicado.

Com a consciência da preciosidade da água que tem sob o chão de sua fábrica, Elyx aproveita até a última gota sem desperdiçá-la. O que é descartado durante a produção é utilizado para lavar os tonéis de fermentação e demais itens da linha de produção da vodka. A água da chuva que cai na fábrica também é coletada para depois ser usada pelos agricultores no cultivo do trigo de inverno, importante para a sua composição.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Para ajudar a encher não só seu próprio copo, mas também o de milhares de pessoas ao redor do mundo com água de qualidade, Absolut Elyx trabalha em parceria com a organização internacional Water For People.

Na ocasião de lançamento da parceria, o CEO da marca Jonas Tåhlin andou quatro milhas por dia para abastecer cinco galões com o objetivo de sentir na pele o que passam as mais de 1,8 bilhão de pessoas em todo o mundo que não têm acesso à água. Em seguida, a equipe da Absolut Elyx viajou ao Peru para ver o trabalho que a Water for People faz com a comunidade local para levar soluções de água potável para todos.

O objetivo da parceria é conseguir, ate 2020, garantir acesso à água e qualidade para 100 mil pessoas.

água absolut elyx
Água: o trunfo que Absolut Elyx deseja compartilhar com o mundo

TÔNICAS E MIXERS

Não é apenas a água utilizada na produção das bases alcoólicas que importa. Tudo que está dentro do copo é feito de água e, portanto, exige cuidado. No preparo de uma G&T, a qualidade da tônica está diretamente relacionada ao sabor do drink, uma vez que ela corresponde a mais de 50% da receita.

Marcas como a Fever Tree escolhem a dedo a fonte de água que será utilizada na fabricação de sua linha de mixers, assim como a origem das frutas, especiarias e demais ingredientes que as compõem. Para realçar a virtude dos destilados de qualidade, a água mineral usada nas tônicas é extraída de uma fonte no interior da Inglaterra.

Recentemente, o Clube do Barman publicou uma matéria que explica a importância de se conhecer as diferentes bebidas gaseificadas usadas no bar, a dinâmica das borbulhas e sua relação com a percepção diferenciada e potencializada de sabores – um recurso valioso, capaz de mudar totalmente a cara e o gosto de um drink. Existem diversos métodos de gaseificação e cada bebida tem suas particularidades. Acesse a matéria clicando aqui.

Outro insumo importante no bar é feito 100% de água: o gelo. Não importa se ele é de máquina, artesanal, translúcido ou transparente, seu manuseio requer cuidados de higiene que fazem toda a diferença na hora de servir o drink. Para saber mais sobre a forma correta de usar o gelo no seu bar, clique aqui.

ÁGUA NO BAR: CONSUMO RESPONSÁVEL

Muito além de saber preparar bons cocktails com capricho e cuidado impecáveis, também faz parte do rol de funções do bartender garantir que o cliente esteja bebendo com responsabilidade. Ou seja, sem exagerar, sem deixar que ele alcance a embriaguez e possa ter algum problema de saúde relacionado ao volume alcoólico que consumido no bar.

Existem diversas possibilidades de assegurar que seu cliente encoste no balcão, beba um drink agradável e volte para casa com segurança. Oferecer um copo de água é sempre a opção mais barata e simples, mas nem sempre a mais descolada. Entre cada dose de spirit, além da água, vale oferecer outras bebidas que ricas em líquido, como sucos ou refrigerantes. O importante é manter o cliente sempre hidratado.

Uma experiência interessante pode ser criar um pequeno cardápio de drinks não alcoólicos ou água saborizadas com a infusão de frutas como morango, framboesa, laranja, limão, maçã e algumas especiarias. Assim, quem gosta da complexidade de sabores encontrada nos cocktails da casa poderá testar novos sabores antes de pedir a próxima dose.

Você vai gostar de ler!

Rota do Dry App Capa

Rota do Dry: app mostra onde beber os melhores Dry Martinis

⍟ No total, são 42 destinos imperdíveis para quem deseja saborear o drink em São Paulo e no Rio de Janeiro Publicado em 17 de abril de 2018, às 15 horas. ...

chivas masters 2018 4

Conheça os 20 bartenders semifinalistas do Chivas Masters 2018

⍟ Saiba quem são os 20 participantes da segunda fase nacional do Chivas Masters e suas criações Publicado em 17 de abril de 2018, às 8h. Entre cem casas ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante