Em que ano você nasceu?






Os Infratores: um longa metragem para entender a Lei Seca do interior americano

Coquetel&

⍟ Muito além dos famosos speakeasies das grandes capitais americanas, o filme é um convite à imersão na história da corrupção e produção de álcool no interior dos Estados Unidos

Baseado em uma história real publicada no livro The Wettest County in the World, de Matt Bondurant, Os Infratores (Lawless, 2012) é um longa metragem com um ponto a ser provado: quando a lei se torna corrupta, cabe aos fora da lei se tornarem heróis. E no interior americano, os irmãos Bondurant eram a representação desta frase.

Em 1931, no ápice do período de proibição, o condado de Franklin, em Virginia, era conhecido como o mais úmido de todo país. Isto porque, ao contrário das grandes capitais, que tinham seus inúmeros speakeasies e fornecedores de bebida disfarçados, o local era um grande centro de produção de whiskeys e brandies variados. Localizada uma área rural, era comum que toda propriedade tivesse um alambique para destilação das bebidas.

Com Forrest, Jack e Howard Bondurant não era diferente. Os três irmãos lideravam a fabricação da bebida e, apesar da vigência da Lei Seca, negociavam com compradores de Chicago e vendiam para uma série de moradores, entre eles, os próprios policiais da fiscalização. Utilizavam o bar do jovem Cricket como fachada para suas atividades ilegais e eram duros quando se tratava de lutar para manter seu negócio a todo vapor.

MAFIOSOS E CORRUPTOS

Floyd Banner: de pior inimigo à aliado dos irmãos Bondurant

Em época de grandes nomes da máfia, como Al Capone, o condado de Franklin era dominado pela fúria de Floyd Banner. Vingativo e calculista, o gangster banalizava a violência pelas ruas das cidades, ameaçava e matava produtores de álcool além de destruir suas propriedades.

Mas tudo mudou quando o governo quis entrar neste rentável negócio, apesar de estar às margens da lei. A chegada de Charlie Rakes, policial especial de Chicago, estremeceu os produtores locais. Ele determinava que quem quisesse continuar operando na Lei Seca deveria ceder-lhe parte de seus lucros – o que muitas famílias acabaram aceitando em nome da estabilidade. Mas Forrest Bondurant e seus irmãos foram contra o policial, inclusive ameaçando-o de morte, caso interviesse em seus negócios.

Nesta briga por independência no condado, Forrest teve sua garganta cortada, os irmãos foram espancados e seus equipamentos de destilação foram destruídos. Mas para lutar contra essa força estranha de Rakes, até os principais inimigos dos Bondurants acabaram se unindo. Floyd Banner se tornou o principal comprador dos whiskeys e brandies dos irmãos e ofereceu ajuda para que eles destruíssem o policial, e tudo voltasse ao que era antes.

Jack, Forrest e Howard eram considerados os imortais de Franklin, sempre prontos para as batalhas

BONDURANTS: OS INFRATORES

Em uma mistura de drama, romance e ação, o longa metragem é uma aula de história para quem apenas conhecia os efeitos da Lei Seca nos grandes centros urbanos. No interior, a corrupção e o consumo da bebida alcoólica à beira da lei também era uma realidade, mas que se impunha de forma mais violenta. Não eram apenas os gangsters e os endinheirados que se beneficiavam do período da proibição. Muitas famílias garantiam seu sustento fabricando e contrabandeando esses produtos para cidades maiores.

O filme mostra como era possível operar um negócio em meio à corrupção dos agentes públicos. E que, mesmo trabalhando na ilegalidade, os infratores eram os únicos que poderiam libertar os produtores de álcool da opressão de um terceiro player, o estado.

Outro ponto interessante da trama é observar como se dava a produção de álcool naquela época. Com fábricas proibidas de fabricar produtos alcoólicos e o impedimento de importá-los, cabia a fazendeiros e pessoas comuns produzí-lo sem muito conhecimento prático. No começo do filme, Jack Bondurant afirma que “produzia-se álcool com quase qualquer coisa”,como maçãs, amoras, abóboras, nabos e até cascos de árvore. O que resultava em bebidas absurdamente fortes, mas de baixa qualidade. Os alambiques eram escondidos em porões sujos, sem qualquer assepsia e no caso dos Bondurants, operados por um garoto, Cricket. Dois anos depois, em 1933, a Lei Seca chegou ao fim, assim como a ilegalidade da família.

Cartaz - Os InfratoresOS INFRATORES

Título Original: Lawless
Data de lançamento: 12 de outubro de 2012
Duração: 1h 55min
Direção: John Hillcoat
Elenco: Shia LaBeouf (Jack Bondurant), Tom Hardy (Forrest Bondurant), Jason Clarke (Howard Bondurant), Gary Oldman (Floyd Banner), Guy Pearce (Charlie Rakes), Dane DeHaan (Cricket Pate), Jessica Chastain (Maggie Beauford), entre outros.
Gêneros: Drama, Ação, Faroeste
Nacionalidade: EUA

Você vai gostar de ler!

Rota do Dry App Capa

Rota do Dry: app mostra onde beber os melhores Dry Martinis

⍟ No total, são 42 destinos imperdíveis para quem deseja saborear o drink em São Paulo e no Rio de Janeiro Publicado em 17 de abril de 2018, às 15 horas. ...

chivas masters 2018 4

Conheça os 20 bartenders semifinalistas do Chivas Masters 2018

⍟ Saiba quem são os 20 participantes da segunda fase nacional do Chivas Masters e suas criações Publicado em 17 de abril de 2018, às 8h. Entre cem casas ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante