Tradicionalmente chinês. Por convicção.

⍟ Filial carioca do chinês Mr. Lam alia excelência dos clássicos sabores orientais às principais tendências da coquetelaria e gastronomia mundial.

A busca incansável pela qualidade é o mote do Mr. Lam, restaurante carioca há 10 anos instalado na badalada região da Lagoa. A fama do chef chinês que dá nome ao local vem de longa data e outras plagas: Hong Kong, Londres e Nova York são alguns dos grandes centros onde ele colecionou empreitadas de sucesso, graças ao talento que desenvolve desde os 11 anos de idade.

Em suas (raras) entrevistas, o icônico proprietário costuma dizer que “simplesmente prepara comida tradicional de Pequim”.

Como não poderia deixar de ser, o bar de seu restaurante também segue a mesma linha. Em geral, os coquetéis estão alinhados com os pratos e privilegiam a questão sensorial, explorando óleos de frutas para aromatizar, copos que impressionam e o equilíbrio entre os elementos utilizados.

thiagoteixeira mr.lam chinês
Thiago Teixeira comanda o bar do chinês Mr. Lam.

“Aqui temos o costume de trocar informações e criações”, conta Thiago Teixeira, há dois anos chefe de bar na casa.  Desde então, ele tem procurado renovar a carta de drinks de acordo com as tendências, mas preservando a tradição que consagrou o anfitrião chinês. “Já no primeiro contato com o cliente procuramos saber a preferência e o paladar, atentos também ao que ele vai pedir do cardápio. Só depois disso preparamos o coquetel. É uma harmonização exclusiva”, conta.

CONEXÃO BRASIL-CHINA

O estímulo a esta cultura se desenvolveu de forma gradual. Em princípio, todos os colaboradores vieram de território chinês, a pedido de Mr. Lam. Hoje ainda há uma supervisão internacional, mas a equipe de trabalho é formada por brasileiros.

“Desde o princípio a escolha foi por bartenders brasileiros que entendessem o que é apreciado por aqui. Atualmente o Thiago comanda o bar com maestria, absorveu nossa cultura e já tem muito da identidade dele nos drinks”
Eder Heck, gerente.

Heck revela que um levantamento recente atestou que mais de metade das mesas servidas atualmente costuma iniciar a refeição com um coquetel. “Há dez anos era impossível imaginar o consumo de drinks em restaurantes como ocorre hoje em dia. O quadro atual nos exige muita atenção para que o padrão seja mantido”, conta.

Além das receitas de Thiago Teixeira, a carta do Mr. Lam ainda mantém criações de bartenders que já passaram pelo balcão, como Alex Miranda, Luciula Martins, Diego Barcelos, Francisco Junior e Carlinhos Aragão. Para Thiago Teixeira, são coquetéis que têm história com os clientes e, claro, primam pela qualidade.

“Costumamos ir aos locais que nos trazem as melhores lembranças, sejam elas gustativas ou afetivas. Servir algo bem feito, ‘igual’ eu diria, é o nosso principal diferencial, pois se trata de um padrão de qualidade reconhecido por todos. Inovar é preciso, mas sem qualidade é um erro fatal”, completa Heck.

Salões lotados, pouco investimento em publicidade e ausência de qualquer menu de degustação são características que reforçam a confiança no trabalho da equipe e põem à prova a fidelidade de seus frequentadores.  Com invariável êxito.

cartadrinksmrlam

THIAGO TEIXEIRA, O BARMAN.

Carioca, Thiago Teixeira fez seu primeiro curso de coquetelaria em 2002, abrindo caminho para a primeira experiência como ajudante de bar no Hard Rock Café. Lá assimilou o que podia sobre agilidade, dinâmica de trabalho e padronização do serviço, sendo promovido em pouco tempo a bartender e depois treinador de bar, com a missão de inaugurar a filial da rede em Belo Horizonte. Em paralelo, também competia: logo de início arrebatou um 3º lugar num campeonato da Associação Brasileira de Bartenders. Aulas no SENAC, consultoria em eventos e uma proveitosa passagem pelo Stuzzi Bar, no Leblon, também se integraram ao seu portfólio, até que surgiu o convite para trabalhar no Mr. Lam.

“Sou imensamente grato pela oportunidade de hoje pode ter um ‘sobrenome’ no mundo da coquetelaria, que é o Mr. Lam”, diz. Dentre suas influências no balcão, ele cita nomes como Alex Mesquita, Alex Miranda, Lelo Forti, Rodolfo Bob, Matheus Cunha, Rafael Mariachi, Marco de la Roche, Puma Ricardo e Laércio Zulu. Já em escala internacional, admira profissionais como Dennis Zoppi e Luca Cinalli.

RECEITAS

PERFETTO LEMONE
60 ml de Bourbon
20 ml de Limoncello
10 ml de xarope de maracujá
25 ml de suco de limão siciliano
30 ml de sour mix
3 gotas de pimenta tabasco
Preparo: Cocktail batido. Utilize o óleo da casca do limão siciliano para aromatizar o coquetel. Sirva em taça Martini. Guarnições: physalis e pimenta branca moída.
_________________

MEDITERRAN
(variação de Gin Tonic)
50 ml de Gin
6 unidades de zimbro
4 unidades de cardamomo
20 ml de suco de limão siciliano
200 ml de água tônica
Faça uma ligeira infusão a frio com o gin, o zimbro e o cardamomo. Acrescente o suco e a água tônica. Guarnições: zimbro, cardamomo, alecrim e fios de limão siciliano.

mr-lam_primeiro-andar_divulgacao-01

CURIOSIDADES

– A obra da filial carioca do Mr. Lam observou vários elementos do Feng shui, milenar tradição chinesa que visa conservar as influências positivas presentes num espaço.  As estacas de cobre nas colunas centrais foram pensadas para “descarregar” energias negativas, pois antigamente a Lagoa Rodrigo de Freitas era uma espécie de cais onde aportavam escravos. Outro elemento que chama a atenção é o posicionamento dos amuletos de Mr. Lam, como o Sol Inca instalado bem ao centro do salão do restaurante.

– A massa artesanal servida em alguns pratos é elaborada no salão do Mr. Lam, diante dos clientes, por um especialista que chega a ser treinado durante quatro anos para executar tal tarefa. Para Eder Heck, são detalhes como este que conquistam e fidelizam o público. “Preocupamo-nos com a preparação da comida e da bebida, para surpreender e manter o foco na excelência e na exclusividade pelas quais somos reconhecidos”.

coqueteleira p

CLUBE DO BARMAN

Plataforma educacional sobre coquetelaria da Pernod Ricard Brasil. Aqui você encontra tudo o que precisa saber para ser tornar um bom profissional. Coquetelaria de qualidade, onde o que mais importa é a venda de produtos de alto padrão ao consumidor final e a opinião que vale é a do Mercado.

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Bem-vindo(a)

Você precisa ter mais de 18 anos de idade para acessar este site. Informe o ano do seu nascimento:

Ao acessar este site, você concorda com nossos Termos de Uso e com nossa Política de privacidade. Não compartilhe nem encaminhe para menores de idade. ©2023 Clube do Barman. Todos os direitos reservados.