Em que ano você nasceu?





15 anos do Clube: vai passar um filme pela sua cabeça

15 anos

⍟ Uma plataforma criada para bartenders, focada em aprendizado, profissionalização, troca de experiências, encontros, competições, conteúdo e interação. O Clube do Barman completa 15 anos e a partir de hoje você vai conferir uma série de matérias relembrando a nossa jornada

Publicado em 1º de dezembro de 2021, às 14h30.

A integração entre bartenders de todas as regiões do Brasil no Clube do Barman é um legado que marca os seus 15 anos, garantindo a troca de conhecimentos entre os profissionais da coquetelaria. E seguimos oferecendo conteúdo e visibilidade a novos talentos e a profissionais cuja trajetória se confunde com a do próprio Clube.

Destaque da edição impressa de junho de 2016, o mineiro Thiago Ceccotti é um desses exemplos. Ele já projetava o empreendedorismo para a profissão na época, quando investiu em uma consultoria para restaurantes de excelência. “O Clube do Barman tem um papel muito importante enquanto portal, mas os eventos de treinamento e a revista impressa foram essenciais ao divulgar esse tipo de possibilidade”, lembra.

Roselayne Uai (Foto: Eduardo Olmedo)

Já a paranaense Roselayne Uai foi “descoberta” na pequena Goioerê naquele mesmo ano e se tornou matéria de  capa, o que até hoje considera uma conquista: “Participar do Clube do Barman foi o melhor momento da minha carreira como barlady até aqui”, crava.

Hoje focada em estruturar um projeto que leva a coquetelaria à rede hoteleira em destinos turísticos, ela valoriza temas como o consumo responsável e a sustentabilidade, em sintonia com a Pernod Ricard Brasil: “Existem vários segmentos que hoje também requerem nossa atenção. Através da plataforma percebi o quanto é importante levar os sabores da nossa miscigenação cultural às taças que estão por aí”.

Premiado como Mestre da Coquetelaria, Derivan de Souza é um dos bartenders mais experientes do país (Foto: Bar Número)

Outra figura marcante e presente nestes 15 anos é a do baiano Derivan Ferreira de Souza, mestre consagrado da coquetelaria nacional. “O Clube do Barman é uma das notáveis contribuições que o grupo Pernod Ricard proporcionou à comunidade dos bartenders. Um conteúdo fantástico e muito útil para o nosso dia-a-dia de trabalho”, resume.

E como até mesmo quem é visto como ídolo tem direito ao seu dia de fã, Derivan lembra com carinho dos encontros com os britânicos Jim Murray e Michael Jackson, dois dos maiores especialistas em whisky do mundo – ambos proporcionados pela plataforma. “Graças ao Clube pude estar próximo de personalidades internacionais que inspiraram meu trabalho”.

ALGUNS MOMENTOS MARCANTES

Seria impossível resumir as centenas de ações realizadas pelo Clube do Barman ao longo desses anos em uma só página. Como não lembrar dos primeiros encontros reunindo bartenders, fosse para um campeonato de kart ou até para pular de paraquedas? Mas também nos encontramos muitas vezes para receber treinamentos junto aos mixologistas e, em ocasiões especiais, pudemos ouvir embaixadores globais de diversas marcas. Com o Clube, muitos bartenders tiveram a chance de conhecer destilarias dentro e fora do país, além de aspectos da coquetelaria regional, como o projeto Tambiú, realizado no Pará. Relembre aqui mais alguns momentos marcantes de nossa história.

Palestra com Thiago e Felipe Castanho, chefs do Remanso do Peixe e do Remanso do Bosque em Belém do Para.

2006: O início

Segundo James Guimarães, um dos idealizadores da plataforma, a melhor conquista do Clube do Barman nos últimos 15 anos foi a interação com profissionais do setor de A/B de todo o Brasil. “Através das consultorias e andanças pelo país, conheci profissionais que usam o Clube do Barman como apoio em sua formação, servindo de referência inclusive para quem trabalha na área de gastronomia”.

2009: A Revista

“Criamos um coquetel perfeito: uma dose do conhecimento e da criatividade dos bartenders, com o mix de qualidade das marcas da Pernod Ricard. Essa é a revista Clube do Barman, feita para você, que faz nossos produtos chegarem da melhor forma aos consumidores”. Assim começou nossa vida no papel, com dicas de vendas, entrevistas com bartenders, informações sobre as bebidas e sobre a própria Pernod Ricard. A edição inaugural da revista circulou no primeiro bimestre de 2009, com uma tiragem limitada, para ser distribuída aos bartenders que participavam dos
eventos do Clube.

2010: O Absolut Creative Drinks

Disputa que mobilizou a classe dos bartenders e muitos bares Brasil afora, o Creative Drinks foi criado pelo Clube em parceria com Absolut Vodka. Os campeões das 3 edições realizadas foram Rafael Pizanti (2010), Fabian Martinez (2012) e Paulo Freitas (2014).

A última competição do Creative Drinks foi em 2014, com uma final disputadíssima. Vitória de Paulo Freitas, com Sylas Rocha em segundo lugar, e Rafael Mariachi em terceiro.

Pódio da última edição do Absolut Creative Drinks, em 2014.

2012: Clube pelo mundo

As viagens proporcionadas pelo Clube do Barman e as competições realizadas em parceria com as marcas resultaram em grandes experiências para os bartenders, que puderam conhecer algumas das principais destilarias do mundo.

Viagens envolveram visitas às destilarias de Jameson, Absolut e Chivas, entre outras.

2014: Canal no YouTube

Foi possível levar nossos treinamentos para milhares de pessoas. Criamos uma série de conteúdos educacionais e vídeoaulas com os principais temas relacionados à coquetelaria, do básico ao avançado. Também se destacaram as entrevistas nacionais, como as de Márcio Silva e Sylas Rocha, entre outros; e as internacionais, com as do master  distiler de Beefeater, Desmond Payne, além de Dre Masso, Marian Beke e outros mais.

2016: Site do Clube do Barman

Uma aposta arriscada, mas necessária, foi transformar nossa revista impressa em um portal na web. Em nossa 31ª edição impressa contávamos com uma tiragem de cerca de 5 mil exemplares, distribuídos trimestralmente entre nossos associados e em pontos estratégicos nas maiores cidades atendidas pelo Clube do Barman.

Desde novembro de 2016, quando foram ao ar as primeiras páginas do site, já contabilizamos mais de três milhões e duzentos mil pageviews e mais de 715 mil usuários, além de mais de mil páginas de conteúdo. As revistas impressas tiveram um papel importante e deixaram saudade (inclusive entre nós), mas hoje muito mais pessoas podem receber conteúdo do Clube todos os dias.

site do clube do barman
Site do Clube do Barman já acumula mais de três milhões de pageviews.

2019: Campeonato Virtual

Uma parceria com Chivas, Beefeater e Havana Club resultou em nosso primeiro campeonato virtual de coquetelaria, a Batalha do Clube, totalmente online, desde as inscrições até o julgamento das receitas, com jurados de diversas regiões do país, tendo como vencedor Puma Fuenzalida. A segunda edição da Batalha do Clube foi em 2020, em conjunto com Kahlúa, que repetiu o sucesso e teve como vencedor Munir Bucair Filho, de Curitiba.

2019: Stand no Bar Convent Brasil

O maior evento de coquetelaria do mundo chegou ao Brasil em 2019 e o Clube do Barman esteve presente, com um lindo stand no Expo Barra Funda, em São Paulo (SP). Foram dois dias de evento e mais de 12 horas de palestras, degustações, workshops e experiências com as melhores bebidas, entre elas, Chivas Regal, Absolut, Beefeater, Jameson, Absolut Elyx e Glenlivet, devidamente representadas por seus embaixadores nacionais e globais.

Clube do Barman teve stand para treinamentos, tastings e palestras com mixologistas e embaixadores.

2020: Lives e #HappyTalks

Em meio à pandemia, o Clube se reinventou para manter o canal de comunicação aberto com bartenders de todo o país, abrindo espaços de diálogos nas suas redes sociais. Assim surgiram as lives do Balcão do Clube, em que os mixologistas convidavam outros profissionais de bar e especialistas em áreas correlatas, como gastronomia ou barismo, para um bate-papo sobre tendências, técnicas e atualizações. Participaram grandes nomes como Jean Ponce, Lucas Santos, Cesar Adames, Emerson Nascimento e Tito Carona, direto de Portugal.

Já as #HappyTalks eram lives entre consultores da Pernod Ricard Brasil e grandes nomes do marketing de bebidas alcoólicas e organização de eventos.

2021: Papo Dosado

Sempre antenado às principais tendências, o Clube do Barman lançou no segundo semestre do ano seu primeiro podcast, o Papo Dosado. Capitaneado pelo grupo de mixologistas, a ideia é trazer convidados do mundo do bar para conversas descontraídas sobre profissão, inspirações, campeonatos, tendências e muito mais. A primeira temporada, disponível no YouTube e Spotify, contou com participação de Marco De la Roche, Puma Fuenzalida, Adriana Pino e Matheus Cunha.

Você vai gostar de ler!

como utilizar chás

Como utilizar chás, infusões, blends e tisanas nos seus cocktails

⍟ Nem tudo aquilo que chamamos de chá realmente é. A cultura e tradição desta bebida é milenar e está focada em uma espécie de plantas, chamada ...

espresso martini perfeito servido em taça no fundo escuro

7 dicas para fazer o Espresso Martini perfeito

⍟ Considerado um clássico contemporâneo, o Espresso Martini deu a volta por cima e voltou a ser uma estrela nas cartas ao redor do mundo. Nesta matéria, ...

chá e bule sobre a mesa na 1ª Semana da Cultura do Chá

Híbrida, a 1ª Semana da Cultura do Chá no Brasil aborda história, mixologia e mais

⍟ Evento terá palestras, degustações, aulas, exposições e outras atividades relacionadas ao chá programadas no Instagram e também no encontro ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante