Em que ano você nasceu?





Híbrida, a 1ª Semana da Cultura do Chá no Brasil aborda história, mixologia e mais

Notícias
chá e bule sobre a mesa na 1ª Semana da Cultura do Chá

⍟ Evento terá palestras, degustações, aulas, exposições e outras atividades relacionadas ao chá programadas no Instagram e também no encontro presencial

Publicado em 1 de agosto de 2022, às 13 horas.

Com uma grande comunidade organizada em torno da bebida no Brasil, o chá gera empregos, movimenta o comércio e a imdústria, além de conquistar cada vez mais consumidores apaixonados pela sua cultura e sabor. Dados de uma pesquisa da Euromonitor International realizada no ano passado indicam que o consumo de chá e infusões no Brasil cresceu 25% entre 2013 e 2020 – quase o dobro da média mundial de 13%, comprovando o vasto interesse dos brasileiros pela bebida. Para estimular a disseminação de conhecimento sobre essa bebida, o grupo de Empreendedorismo Ético no Mercado de Chá realiza, entre 1º a 7 de agosto, a 1ª Semana da Cultura do Chá no Brasil, com programação híbrida (veja detalhes abaixo).

Com conteúdo educacional online e serviços especiais em estabelecimentos parceiros, as atividades serão oferecidas pela comunidade do setor, composta pelos diferentes segmentos que compõem o mercado de chá brasileiro: importadores e fornecedores, lojas, casas de chá, empórios, mercados, cafés, especialistas, sommeliers de chá, tea blenders e amantes da área.

garrafa de chá
Todos os tipos de chá podem ser utilizados na coquetelaria (Foto: Paulo Leite – Divulgação)

O objetivo do evento é compartilhar experiências e conteúdos de qualidade sobre a Camellia sinensis, a planta do chá, da qual é derivada uma família de seis cores: o chá branco, o chá amarelo, o chá verde, o chá azul ou wulong, o chá preto e o chá escuro. A programação de aulas, performances, workshops do evento foi montada com o objetivo de prestigiar a categoria de chás especiais (Camellia sinensis e blends). As atividades nacionais serão realizadas de forma online, em uma programação principal. Já os eventos regionais, poderão ser online ou presenciais, conforme a programação de cada estado, disponível no site oficial do evento.

Os organizadores destacam que não é necessário ter conhecimento prévio sobre chá para acompanhar o evento, o intuito do evento é justamente desmistificar o chá junto ao público geral, trazendo informação de qualidade sobre o consumo e sobre os diversos aspectos dessa cultura.

“Para quem já é um amante da bebida, será uma oportunidade de aprofundar o conhecimento e estreitar laços junto àqueles que se dedicam a propagar o consumo do chá no país. Reconhecendo sua importância na história do país, nós queremos incentivar a produção e o consumo dessa bebida milenar, visando consolidar esse mercado tão promissor”, explicou Paulo Leite, especialista em chás e coordenador regional do evento em Pernambuco. Em sua palestra, ele vai contar um pouco sobre a história do Frei Leandro do Sacramento, pernambucano e o primeiro a realizar o registro sobre a Camellia sinensis.

ESTIMULANDO A CULTURA E A MIXOLOGIA

A 1ª Semana da Cultura do Chá no Brasil foi criada por amantes e profissionais do chá que desejam um mercado e comunidade cada vez maior no país, idealizado pelo grupo de Empreendedorismo Ético no Mercado de Chá, formado por alunos empreendedores da Escola de Chá Embahú. Por isso, o evento compartilha informações para desmistificar o consumo do chá, suas cerimônicas, seu uso na gastronomia e, claro, na coquetelaria.

Finalistas do Chivas Masters 2018 - Dilton Sales - Sensações
Cocktail ‘Sensações’, criado pelo mixologista Dilton Sales para a final do campeonato Chivas Masters 2018. O chá preto Assan era um dos ingredientes da receita.

O mixologista do Clube do Barman responsável pela Região Nordeste, Dilton Sales, explica que o chá é um ingrediente com um grande potencial de combinações na coquetelaria. “Os chás, seus blends, e os botânicos acrescentam novas dimensões de sabor às receitas com e sem álcool”, afirma.

“No total, teremos 15 estados do Brasil participando da Semana da Cultura do Chá com atividades online e presenciais. Em Pernambuco, temos atividades presenciais de 3 a 7 de agosto com degustação, cursos, descontos em produtos, preparos cerimoniais, cocktails com erva-mate, sorvete com chá e passeio de barco com preparos com chá”, finaliza Paulo Leite.

PROGRAMAÇÃO

Devido à característica híbrida do evento, a programação está dividida em atividades virtuais (que serão transmitidas ao vivo no Instagram @semanadocha) e ações presenciais nos estados participantes. Para conferir todas as informações atualizadas, é necessário consultar o site oficial: www.semanadocha.com.br.

Cada dia de evento abordará uma temática específica sobre o universo do chá:

Dia 1 – Educação | História
Dia 2 – Preparos | Cerimônia | Degustação
Dia 3 – Mixologia | RTD | Negócios (2 cocktails com chá serão servidos no Borsoi Café Club durante toda semana)
Dia 4 – Gastronomia
Dia 5 – Bem-estar
Dia 6 – Países | Culturas
Dia 7 – Produtores

SERVIÇO: 1ª SEMANA DA CULTURA DO CHÁ NO BRASIL

Data: 1 a 7 de Agosto de 2022
Programação no Instagram: @semanadocha
Mais informações: www.semanadocha.com.br

Depois de se aprofundar no mundo dos sabores e histórias do chá, que tal aprender mais sobre as técnicas para utilizar os utensílios de bar? Saiba mais sobre o assunto nesta matéria:

Utensílios do bar e técnicas clássicas de uso

Você vai gostar de ler!

como utilizar chás

Como utilizar chás, infusões, blends e tisanas nos seus cocktails

⍟ Nem tudo aquilo que chamamos de chá realmente é. A cultura e tradição desta bebida é milenar e está focada em uma espécie de plantas, chamada ...

márcio silva uma das pessoas mais influentes da indústria de bebidas

Márcio Silva é eleito uma das cem pessoas mais influentes da indústria pela quarta vez

⍟  Ranking elaborado pela Revista Drinks International reconhece bartenders, destiladores, embaixadores e outros profissionais com grande influência no ...

Havana Club Selección de Maestros: um rum feito a várias mãos

⍟ Um dos rótulos mais especiais de Havana Club é feito a partir dos melhores blends escolhidos por seus maestros roneros, e produzido de forma ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante