Em que ano você nasceu?






Uma história de sucesso absoluto na coquetelaria

Educacional

⍟ Do sabor picante de Peppar até a doce Vanilia, vodkas saborizadas são parte importante da história da sueca Absolut, que ganha cada vez mais espaço nos bares e na preferência dos consumidores.

Lars Olsson Smith, o criador de Absolut

Absolut surgiu quando Lars Olsson Smith aperfeiçoou o método de destilação contínua da vodka em 1879, em Ahus, Suécia. Seu nome atual é uma simplificação do original “Absolut Rent Brännvin”, que significa ‘destilado de pureza absoluta’.

A partir de 1979, Absolut ganhou projeção mundial e apenas 7 anos depois, iniciou-se a produção do que seria uma das maiores contribuições da marca para a coquetelaria mundial: os flavors.

Hoje, Absolut é uma das vodkas mais consumidas no mundo. Seu frasco, inspirado em uma embalagem de remédio do século XVIII, foi encontrado em um antiquário em Estocolmo.

Mais do que apenas uma garrafa, as embalagens da marca carregam conceitos, histórias, status e fascinam colecionadores. Um deles é o jornalista e especialista da bebida, Cesar Adames.

Com o passar dos anos, as garrafas de Absolut ganham toques de atualidade, mas seu formato permanece o mesmo, inclusive nas versões saborizadas.

Em uma palestra sobre as flavors, ministrada durante o evento beneficente Drink Social, Adames afirmou que a marca foi um divisor de águas na história da coquetelaria. “Nós podemos considerar o mundo das vodkas antes e depois de Absolut, em termos de marketing”. Segundo ele, que além de colecionar, é um estudioso da marca, as flavors são um grande case de publicidade que saiu dos bares e ganhou a cultura popular. A mesma opinião é compartilhada pelo mixologista da Pernod Ricard Brasil, Rafael Mariachi. Ele afirma que todas as ações de Absolut são inovadoras. “Foi a primeira marca de bebidas alcoólicas que investiu em experiências, seja através de arte, flavors, embalagens, festas ou campanhas com bartenders”, diz.

Quando o assunto é sabor, Absolut surge como uma das pioneiras. Hoje são dois os processos possíveis para a obtenção da bebida saborizada: o químico, em que o sabor é adicionado artificialmente; ou a imersão das frutas naturais na vodka que, posteriormente, é redestilada para a neutralização das cores, mantendo o aroma. Absolut produz suas vodkas saborizadas usando apenas o segundo método.

Anúncio de Absolut Peppar, de 1988, com ênfase no uso para produção do Bloody Mary.

INVESTIMENTO NOS BARTENDERS

A criação das flavors, na década de 1980, marcou um avanço na coquetelaria num momento em que uma revitalização do setor se fazia necessária. De acordo com Mariachi, Absolut decidiu divulgar sua marca por meio de barmen capacitados e das novas experiências proporcionadas pelos drinks.

Absolut percebeu que sua vodka alcançava boas vendas, mas sabia que era necessário trabalhar seu conceito. Por isso, decidiu investir nos barmen  para estimular a melhor forma de consumo da vodka”, explica.

A marca inovou ao criar versões para drinks específicos – e não apenas para dar algum sabor à bebida. Foi esse cuidado na produção e a criatividade da marca que cativou consumidores e bartenders pelo mundo inteiro.

Absolut foi, inclusive, uma das desbravadoras do setor no Brasil e a primeira a contar com mixologistas para dar suporte aos profissionais de bar. Marcelo Vasconcellos e Marco de La Roche ocuparam o cargo a partir de 2002 com o projeto Absolut Mixology, que abriu portas para que a indústria investisse em formação profissional.

Após o pioneirismo de Absolut, a indústria passou a olhar com mais atenção para os profissionais de bar. Um dos frutos desta iniciativa é o próprio Clube do Barman, que tem, atualmente, o suporte de quatro dos melhores mixologistas do país, encarregados de levar aos profissionais de bar as melhores práticas da área, fazendo apresentação completa sobre o portfólio de produtos da Pernod Ricard Brasil com treinamentos e eventos e, de quebra, oferecer -modéstia à parte – alguns dos melhores conteúdos sobre coquetelaria existentes na internet.

O pioneirismo de Absolut contribuiu para que a indústria voltasse seu olhar para a formação e auxílio técnico aos profissionais de bar. O Clube do Barman é um dos frutos desta iniciativa, levando conhecimento sobre os produtos e boas práticas no bar, além de oferecer conteúdo educacional de qualidade, pensando no profissional de forma integral e não apenas como alguém que trabalha atrás dos balcões.

Os flavors são um grande trunfo para o bartender quando usados corretamente. Para tanto, é interessante que o profissional de bar conheça a história por trás do produto e suas origens, além de seus perfis de sabor e aroma. Por isso, o Clube do Barman apresenta agora um pouco mais sobre os flavors de Absolut disponíveis no mercado e suas principais características. Confira!

 


PEPPAR, O INÍCIO

Quando Absolut chegou aos Estados Unidos, as vodkas saborizadas começaram a revolucionar o preparo de alguns drinks já existentes. Caso da Peppar, a primogênita que, em 1986, foi criada especialmente para o drink Bloody Mary.

Como vodka e pimenta são dois dos ingredientes principais do drink, além do tradicional suco de tomate, naquela época pareceu uma boa ideia facilitar o trabalho dos bartenders de bares especializados em Bloody Mary, que surgiam em Boston e Nova York. A bebida pronta com o gosto picante tornava o resultado mais rápido e não menos saboroso.

A Peppar tem sabor quente e aromático, com toque marcante do pimentão verde e das pimentas malagueta e jalapeño. Mesmo 30 anos após seu lançamento, ainda se mantém como um dos flavors mais consumidos no mundo.

Absolut Peppar Bloody Mary

INGREDIENTES • 1 ½ Partes De Absolut Peppar • 2 ½ Partes De Suco De Tomate • ¼ Parte De Suco De Lima-da-pérsia • ¼ Parte De Suco De Limão • 2 Dashes De Molho Inglês • 3 Dashes De Molho De Pimenta • 1 Pitada De Pimenta Preta Moída • 1 Pitada De Sal • 1 Palito Aipo • 1 Pedaço De Limão • MODO DE PREPARO • Adicione todos os ingredientes em um copo alto e decore o drink com aipo e limão.


SINÔNIMO DE COSMOPOLITAN

A segunda cria da família de flavors de Absolut foi a Citron, que se tornou um sinônimo do Cosmopolitan. O propósito era o mesmo da Peppar – facilitar o preparo de drinks pelos barmen.

Em sueco, “citron” significa limão e assim foi lançada, em 1988, a nova Absolut saborizada, logo abraçada pelos bartenders. Com gosto suave e delicado, a presença frutal e refrescante da fruta e uma nota de casca de limão, consagrou-se como o flavor de Absolut mais consumido no mundo.

A história do Cosmopolitan tem diversas versões. Mas acredita-se que ele seja contemporâneo da Citron e tenha sido criado pela bartender Cheryl Cook, nos anos 1980. Ele foi inspirado na preferência de mulheres que pediam uma opção diferente de drink em uma taça de Dry Martini.

Cosmopolitan

INGREDIENTES • 1 ½ Partes De Absolut Citron • ⅓ Parte De Suco De Limão • ½ Parte De Triple Sec (licor de laranja) • ⅔ Parte De Suco De Cranberry • 1 Casca Em Espiral Laranja • MODO DE PREPARO • Encha uma coqueteleira com cubos de gelo e adicione todos os ingredientes. Agite e coe em uma taça de coquetel. Decore com laranja.

A bebida fazia sucesso na época, mas para algumas mulheres possuía um sabor muito forte. Com a Citron, Cheryl criou um drink suave e de visual elegante, realçado pelos tons de rosa do cranberry, apresentado na já famosa taça tipo cocktail.

O Cosmopolitan ganhou popularidade entre as mulheres rapidamente na década de 1990, quando invadiu o mundo pop por meio de figuras como Madonna e a personagem Carrie Bradshaw, do seriado Sex and the City, cultuado na época.

Embora tenha ficado famosa na composição de drinks, a Absolut Citron também pode ser saboreada pura, com algumas pedras de gelo, conforme a moda que invadiu os anos 80. Por outro lado, os fãs do Cosmopolitan conhecem o poder do seu sabor combinado ao suco de cranberry e uma dose da vodka.

 


DOCE COMO BAUNILHA

Em 2003, alguns anos após o lançamento da Absolut Mandrin (tangerina) no exterior, a marca sueca trouxe aos bares brasileiros um sabor diferente, que se contrapôs às frutas cítricas das últimas criações: a baunilha.

Para isso, Absolut se inspirou em um dos sabores mais apreciados do mundo e que poderia ser a base de uma série de drinks criativos.

Vanilia é saborosa, intensa e complexa. Seu gosto possui a presença marcante da baunilha, com notas de caramelo e um toque de chocolate amargo.

Atualmente, Absolut Vanilia é o flavor mais consumido no Brasil, representando 40% das vendas de vodkas saborizadas disponibilizadas pela marca no país, de acordo com o mixologista Rafael Mariachi.

A preferência nacional, segundo ele, vai na contramão dos outros países onde é vendida.

Absolut Bossa Nova

INGREDIENTES • 4 Morangos inteiros • 4 Tomates-cereja inteiros • 1 Colher de chá de açúcar ultrarrefinado • 1 ½ Partes de Absolut Vanilia • 1 Metade de morango • 1 Pedaço de tomate-cereja • MODO DE PREPARO • Macere morangos, tomates-cereja e açúcar ultrarrefinado em uma coqueteleira e complete com cubos de gelo. Adicione Absolut Vanilia. Agite e coe a mistura em um copo rocks cheio de gelo picado. Decore o drink com morango e um tomate-cereja.

Mas isso tem explicação: “As frutas cítricas são encontradas com um preço menor na América do Sul em relação ao resto do mundo. Para esse aroma, temos fácil acesso. A Vanilia está em posição oposta, por isso o preço é mais alto aqui. Outro ponto é que baunilha é um aroma de memória olfativa. Leite materno e doces, por exemplo, têm esse aroma muito presente”, explica.

Depois da Vanilia, as flavors mais consumidas no Brasil são a Absolut Apeach e Mango, respectivamente.


DEVOÇÃO AO SABOR DO PÊSSEGO

Absolut Apeach veio ao mundo há mais de dez anos, em 2005.

Chamada de “maçã da Pérsia”, o pêssego é a fruta delicada de origem asiática que empresta sua alma a Apeach.

Em pouco tempo conquistou o gosto de bartenders e clientes que apreciam um bom drink.

Isto graças ao seu aroma doce e fresco, com distinto caráter do pêssego e de outras frutas tropicais, além do sabor complexo e encorpado.

Absolut Apeach With Iced Tea

INGREDIENTES • 1 ½ Partes De Absolut Apeach • 5 Partes De Chá Gelado • 1 Pedaço De Limão • MODO DE PREPARO • Encha um copo alto com cubos de gelo e adicione todos os ingredientes. Para dar um toque final, decore o drink com limão.

 


TOQUE TROPICAL

Na onda dos sabores tropicais, Absolut apresentou o sabor da manga ao mercado da coquetelaria no ano de 2007.

Absolut Mango é inspirada na manga que, apesar da origem asiática, faz sucesso principalmente nos países tropicais, na América do Sul e na África.

Encorpada e suculenta como a própria fruta, a vodka tem o sabor forte e marcante de manga madura e notas de outras frutas da mesma estação.

Com isso, se tornou um ingrediente indispensável na composição de drinks com inspirações tropicais, como mojitos, caipiroskas, entre outros.

Mango Breeze

INGREDIENTES • 3 ⅓ Partes De Suco De Cranberry • 1 ⅔ Partes De Suco De Manga • 1 ⅔ Partes De Absolut Mango • 1 Fatia De Manga • MODO DE PREPARO • Encha um copo alto com cubos de gelo e adicione os ingredientes. Decore com manga.


Absolut Citron & Tonic. A simplicidade do drink valoriza o flavor. Não é necessário usar muitos ingredientes para impressionar.

PREPARANDO DRINKS COM ABSOLUT FLAVORS

A facilidade de acesso e a praticidade de usar as vodkas saborizadas na hora de preparar um drink são inegáveis, principalmente nos casos em que os barmen têm dificuldade de encontrar algumas frutas fora de época ou outros ingredientes. Ainda assim, Cesar Adames sugere moderação.

“Nada substitui o sabor natural de uma fruta. Mas caso o bartender não tenha a fruta disponível ou o sabor da vodka seja inédito, não há qualquer problema em sua utilização”, diz.

Para Rafael Mariachi, como a ideia do flavor é o aroma e o sabor, ele sugere seu uso como potencializador da experiência na receita. Para isto, é importante que o drink tenha poucos ingredientes, mas efetivos.

“Um Vodka Martini, apesar de simples, oferece ótima experiência. Outra forma que recomendo é Flavor & Tonic. Consiste em duas doses de tônica para uma de Absolut Flavors. Mesmo uma simples fatia de limão, quando adicionada ao drink, é capaz de proporcionar ótimo resultado”, exemplifica.

 

 

Você vai gostar de ler!

chivas xv cover - chivas regal

Chivas XV: todo o glamour do whisky finalizado em barris de cognac

⍟ Lançado oficialmente no início deste mês, o novo produto da família Chivas Regal está à venda em lojas Duty Free até outubro Publicado em 16 de ...

cubq vermelho - divulgação

Exposição em homenagem a Hitchcock servirá drink especial no MIS

⍟ Inspirado no universo de suspense do cineasta, o CUBQ criou um drink à base de gin que será vendido durante 36 horas ininterruptas na exposição, em ...

One commentOn Uma história de sucesso absoluto na coquetelaria

  • A Absolut baunilha e bem versátil de se trabalhar e seu sabor e aroma e muito fácil de combinar. Aqui no bar que trabalho,fiz uma releitura de cosmopolitan com ela:
    Blackberry cosmopolitan – vodka Absolut baunilha / licor Cointreau / suco de amora / limão Siciliano

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante