Em que ano você nasceu?






Alex Sepulchro é o vencedor da etapa nacional de Chivas Masters 2018

Chivas Masters Competições

⍟ Bartender do Frank Bar, em São Paulo, conquistou seu lugar na final global da competição homenageando a equipe e o chef de bar da casa onde trabalha. Última etapa da competição acontecerá no final deste mês

Publicado em 12 de junho de 2018, às 17 horas.

Um cocktail para homenagear a equipe que o motiva todos os dias, sua cultura de bar e, acima de tudo, sua inspiração, Spencer Amereno. Assim pode ser descrito o Amereno, criação à base de Chivas Extra vencedora da etapa local do Chivas Masters 2018, realizada ontem (11), em São Paulo. Entre os cinco finalistas de várias regiões do país, Alex Sepulchro foi o escolhido pelo júri para representar a comunidade brasileira de bartenders na final global. Ele embarcará para a Escócia no próximo dia 23 e terá uma experiência única junto de profissionais de bar de todo o mundo.

Bento Matos, Eduardo Amorim, Dilton Sales, Alex Sepulchro e Nicola Bara. Esta foi a ordem em que os finalistas se apresentaram ao público e jurados da competição, no balcão montado especialmente para o evento na Lions Nightclub. Entre eles, o embaixador global de Chivas Regal, Max Warner. A atenção ao tempo era essencial: os bartenders tinham dois minutos para montar o próprio mise en place, cinco para preparar os drinks e outros cinco para responder às perguntas dos jurados.

As histórias e conceitos de comunidade por trás de cada uma das receitas eram contadas durante a preparação do cocktail para, depois, servi-lo aos jurados. Estes, então, faziam perguntas a respeito dos sabores, ingredientes utilizados, guarnições e também sobre a história de cada um dos competidores para poder avaliar o drink com mais discernimento.

Amereno: drink vencedor da noite, em homenagem ao bartender Spencer Amereno

AMERENO: RUMO À ESCÓCIA

Chivas Regal Extra, xarope artesanal de café e especiarias, bitters de chocolate, grão de café, cardamomo. Para a apresentação final, Alex Sepulchro fez uma pequena alteração no drink original. A rede de caramelo dourado com grãos de café da guarnição deram lugar ao brasão de Chivas Regal com sabor caramelo, para completar a harmonização do cocktail.

“A minha inspiração foi todo o Frank Bar como minha comunidade e também uma homenagem ao chef do bar, o Spencer”, explicou. Em sua apresentação, ele relembrou sua admiração pelo head bartender, seu processo de seleção para a equipe da casa e também os cocktails que aprende diariamente com seu companheiro de barra. “Eu estou na expectativa para ir para a Escócia representar o Brasil. Vou dar o meu melhor, assim como dei o meu melhor aqui hoje”.

No ano passado, o Clube do Barman entrevistou a inspiração de Sepulchro para o cocktail, Spencer Amereno, do Frank Bar. Leia a matéria completa neste link.

Para a embaixadora de Chivas Regal no Brasil, Marina Rufino, o sentimento é de gratidão a todos os barmen que participaram do Chivas Masters desde a primeira fase. “Assim como o tema do campeonato era comunidade, vocês todos fazem parte desta grande comunidade de bartenders brasileiros”.

Júri era formado pelo gestor de bares do Grupo São Bento Gastronomia, Laércio Zulo (esq.); bartender e proprietária do Vizinho Gastrobar (RJ), Jessica Sanchez; editoria do caderno Paladar de O Estado de S. Paulo, Patrícia Ferraz; e o embaixador global de Chivas Regal, Max Warner.

MAKTÜB: A ESCOLHA DO PÚBLICO

Maktub Chivas Masters 2018
Cocktail Maktüb, de Bento Matos

Além do voto dos jurados, a etapa nacional do Chivas Masters também contou com um prêmio para voto popular. O bar central do evento serviu os cocktails finalistas  durante toda a noite para que os convidados pudessem experimentar as criações. Quem quisesse, poderia depositar em uma urna o voto em prol de seu drink favorito, seja pelo sabor, apresentação ou inspiração.

O vencedor desta categoria foi Bento Matos, do Coktelitas House of Drinks, em Fortaleza, com o Maktüb. Do árabe, a palavra se refere a algo que está escrito, que tinha que acontecer.

Matos afirmou ter ficado muito surpreso com a indicação. “A experiência aqui foi única, esse é meu primeiro campeonato, uma adrenalina inesquecível. Digo para todo mundo: vale a pena competir, vale a pena conhecer outros bartenders, vale a pena compartilhar sabores, aromas, sentimentos… isso ocorreu com todo mundo aqui hoje”.

O Clube do Barman realizou uma transmissão ao vivo do campeonato na fanpage do Facebook. Clique aqui para assistir a final brasileira na íntegra.

Você vai gostar de ler!

Série Boardwalk Empire

Boardwalk Empire: contrabando e violência durante a Lei Seca americana

⍟ No submundo da política e da influência de Atlantic City, um único homem é capaz de colocar a cidade de joelhos e enriquecer através dos mecanismos ...

colher bailarina dentro do mixing glass

Você deve provar todo drink antes de servir?

⍟ Este assunto pode parecer unânime no mundo do bar, uma vez que faz parte das primeiras aulas de qualquer curso de coquetelaria. Mas vale repensar o ...

Princípios básicos da harmonização de pairings

⍟ Tendência crescente da coquetelaria, o pairing pode fazer sua criação ficar ainda mais interessante ou arruinar o trabalho. Fique atento aos tipos e ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante