Em que ano você nasceu?





Alex Sepulchro é o vencedor da etapa nacional de Chivas Masters 2018

Chivas Masters Competições

⍟ Bartender do Frank Bar, em São Paulo, conquistou seu lugar na final global da competição homenageando a equipe e o chef de bar da casa onde trabalha. Última etapa da competição acontecerá no final deste mês

Publicado em 12 de junho de 2018, às 17 horas.

Um cocktail para homenagear a equipe que o motiva todos os dias, sua cultura de bar e, acima de tudo, sua inspiração, Spencer Amereno. Assim pode ser descrito o Amereno, criação à base de Chivas Extra vencedora da etapa local do Chivas Masters 2018, realizada ontem (11), em São Paulo. Entre os cinco finalistas de várias regiões do país, Alex Sepulchro foi o escolhido pelo júri para representar a comunidade brasileira de bartenders na final global. Ele embarcará para a Escócia no próximo dia 23 e terá uma experiência única junto de profissionais de bar de todo o mundo.

Bento Matos, Eduardo Amorim, Dilton Sales, Alex Sepulchro e Nicola Bara. Esta foi a ordem em que os finalistas se apresentaram ao público e jurados da competição, no balcão montado especialmente para o evento na Lions Nightclub. Entre eles, o embaixador global de Chivas Regal, Max Warner. A atenção ao tempo era essencial: os bartenders tinham dois minutos para montar o próprio mise en place, cinco para preparar os drinks e outros cinco para responder às perguntas dos jurados.

As histórias e conceitos de comunidade por trás de cada uma das receitas eram contadas durante a preparação do cocktail para, depois, servi-lo aos jurados. Estes, então, faziam perguntas a respeito dos sabores, ingredientes utilizados, guarnições e também sobre a história de cada um dos competidores para poder avaliar o drink com mais discernimento.

Amereno: drink vencedor da noite, em homenagem ao bartender Spencer Amereno

AMERENO: RUMO À ESCÓCIA

Chivas Regal Extra, xarope artesanal de café e especiarias, bitters de chocolate, grão de café, cardamomo. Para a apresentação final, Alex Sepulchro fez uma pequena alteração no drink original. A rede de caramelo dourado com grãos de café da guarnição deram lugar ao brasão de Chivas Regal com sabor caramelo, para completar a harmonização do cocktail.

“A minha inspiração foi todo o Frank Bar como minha comunidade e também uma homenagem ao chef do bar, o Spencer”, explicou. Em sua apresentação, ele relembrou sua admiração pelo head bartender, seu processo de seleção para a equipe da casa e também os cocktails que aprende diariamente com seu companheiro de barra. “Eu estou na expectativa para ir para a Escócia representar o Brasil. Vou dar o meu melhor, assim como dei o meu melhor aqui hoje”.

No ano passado, o Clube do Barman entrevistou a inspiração de Sepulchro para o cocktail, Spencer Amereno, do Frank Bar. Leia a matéria completa neste link.

Para a embaixadora de Chivas Regal no Brasil, Marina Rufino, o sentimento é de gratidão a todos os barmen que participaram do Chivas Masters desde a primeira fase. “Assim como o tema do campeonato era comunidade, vocês todos fazem parte desta grande comunidade de bartenders brasileiros”.

Júri era formado pelo gestor de bares do Grupo São Bento Gastronomia, Laércio Zulo (esq.); bartender e proprietária do Vizinho Gastrobar (RJ), Jessica Sanchez; editoria do caderno Paladar de O Estado de S. Paulo, Patrícia Ferraz; e o embaixador global de Chivas Regal, Max Warner.

MAKTÜB: A ESCOLHA DO PÚBLICO

Maktub Chivas Masters 2018
Cocktail Maktüb, de Bento Matos

Além do voto dos jurados, a etapa nacional do Chivas Masters também contou com um prêmio para voto popular. O bar central do evento serviu os cocktails finalistas  durante toda a noite para que os convidados pudessem experimentar as criações. Quem quisesse, poderia depositar em uma urna o voto em prol de seu drink favorito, seja pelo sabor, apresentação ou inspiração.

O vencedor desta categoria foi Bento Matos, do Coktelitas House of Drinks, em Fortaleza, com o Maktüb. Do árabe, a palavra se refere a algo que está escrito, que tinha que acontecer.

Matos afirmou ter ficado muito surpreso com a indicação. “A experiência aqui foi única, esse é meu primeiro campeonato, uma adrenalina inesquecível. Digo para todo mundo: vale a pena competir, vale a pena conhecer outros bartenders, vale a pena compartilhar sabores, aromas, sentimentos… isso ocorreu com todo mundo aqui hoje”.

O Clube do Barman realizou uma transmissão ao vivo do campeonato na fanpage do Facebook. Clique aqui para assistir a final brasileira na íntegra.

Você vai gostar de ler!

drink pop art do the arch bar

The Arch Bar lança menu em homenagem ao Jubileu de Platina da Rainha Elizabeth II

⍟ Composto de 12 drinks, o menu do The Arch Bar foi inspirado nas obras de arte da realeza britânica Publicado em 19 de maio de 2022, às 11 horas. No ano ...

Preparação mental para a jornada de trabalho no bar

⍟ Além da prática de esportes e de uma boa alimentação, a preparação mental pode ser uma ferramenta importante para o bem-estar durante as jornadas de ...

drinks veganos no balcão

Macetes veganos na coquetelaria

⍟ Cada vez mais clientes brasileiros estão aderindo ao estilo de vida vegano, livre de produtos com origem animal, e é preciso que o bar esteja pronto ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante