Em que ano você nasceu?





Alfredo Guerra e a tradição do rum cubano

Entrevista Internacional
alfredo guerra

⍟ Em entrevista exclusiva, o embaixador global de Havana Club, Alfredo Guerra, compartilhou suas visões sobre o uso do rum ao redor do mundo, a versatilidade do destilado e as raízes cubanas de sua produção

Publicado em 24 de abril de 2019, às 9h50.

Um rum impossível de se reproduzir em qualquer outro país, senão Cuba. Essa é a definição de Havana Club dada pelo embaixador global da marca, Alfredo Guerra. Cubano de nascimento e de coração, ele conversou com o Clube do Barman, durante sua última passagem pelo Brasil, sobre o mercado da bebida, a tradição de produção do spirit na ilha e as perspectivas para o futuro do rum a nível internacional.

Na opinião de Guerra, o segredo de Havana Club não está em sua fórmula, mas sim nas pessoas responsáveis pela bebida desde o plantio da cana de açúcar até o envase. Segundo ele, a qualidade única da bebida se deve a Cuba e aos cubanos. “Isso sem falar, claro, do melaço de alta qualidade com que o rum é produzido, com alta concentração de açúcar, baixos níveis de acidez e a tecnologia empregada na produção”, afirma.

Outro ponto que torna a marca única no universo do rum é o respeito às suas tradições e à figura dos grandes maestros roneros – responsáveis por assegurar a qualidade do produto e pela criação de inúmeros blends, como o Tributo 2019, lançado em meados deste ano.

ASCENSÃO DO RUM

O interesse pela bebida tem crescido não só no Brasil, mas em todo o mundo. Os bares cujos menus são referências internacionais não deixaram o spirit de lado nos últimos anos, mesmo em tempos de hegemonia do gin. Pelo contrário, o rum vem conquistando cada vez mais espaço na coquetelaria, o que levanta suspeitas sobre a probabilidade de tornar-se a próxima tendência de bebida destilada, após o boom do gin. Sobre o assunto, o embaixador se mostra animado com o futuro da bebida.

“As características do rum oferecem diversas possibilidades para os bartenders criarem e explorarem em suas criações”, finaliza.

Assista abaixo a entrevista com Alfredo Guerra, embaixador global de Havana Club:

No vídeo, Alfredo Guerra cita cocktails preparados com rum cubano. Preparamos uma playlist com receitas usando Havana Club para você aprender e colocar em prática na sua próxima carta de drinks:

Série: Drinks com rum Havana Club

Você vai gostar de ler!

drink pop art do the arch bar

The Arch Bar lança menu em homenagem ao Jubileu de Platina da Rainha Elizabeth II

⍟ Composto de 12 drinks, o menu do The Arch Bar foi inspirado nas obras de arte da realeza britânica Publicado em 19 de maio de 2022, às 11 horas. No ano ...

Preparação mental para a jornada de trabalho no bar

⍟ Além da prática de esportes e de uma boa alimentação, a preparação mental pode ser uma ferramenta importante para o bem-estar durante as jornadas de ...

drinks veganos no balcão

Macetes veganos na coquetelaria

⍟ Cada vez mais clientes brasileiros estão aderindo ao estilo de vida vegano, livre de produtos com origem animal, e é preciso que o bar esteja pronto ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante