Em que ano você nasceu?





Amázzoni Gin: destilado artesanal com sabores brasileiros

Educacional
Amázzoni Gin

⍟ Novo produto do portfólio da Pernod Ricard Brasil, o gin de fabricação artesanal explora os botânicos brasileiros para criar expressões de sabor tão diversas quanto os próprios biomas do país

Publicado em 9 de março de 2022, às 13h.

Criado em 2017, o Amázzoni Gin é o primeiro gin artesanal brasileiro com uma destilaria própria, localizada na região do Vale do Paraíba, no estado do Rio de Janeiro. Seu nome é resultado da junção das iniciais dos nomes dos fundadores da marca: Arturo Izola, Alexandre Mazza e Tato Giovanonni. E, em italiano significa Amazonas, consolidando o spirit como uma homenagem à floresta brasileira, seus ingredientes, sabores, cultura e tradições.

Os criadores da marca são grandes entusiastas do gin, com diversos backgrounds de formação. Arturo Izola é imigrante italiano, designer, arquiteto e empresário gastronômico; Alexandre Mazza, apesar do sobrenome de origem italiana, é nascido no estado do Paraná e já foi bartender, bar manager, músico e hoje é artista de vidro arte, responsável pela criação da garrafa de Amázzoni; Tato Giovanonni, por outro lado, é um velho conhecido de quem acompanha a coquetelaria internacional.

Giovanonni, argentino de descendência italiana, é a mente criativa por trás de outras marcas de gin, criadas e vendidas na terra de nossos hermanos, e também do bar Florería Atlántico, localizado em Buenos Aires, eleito duas vezes o melhor bar da América Latina pelo The World’s 50 Best Bars.

destiladores de amázzoni gin
Produção artesanal, em pequenas quantidades, no estado do Rio de Janeiro.

PRODUÇÃO 100% BRASILEIRA

A paixão dos três amigos pela produção do spirit é tão grande que, por mera coincidência, a letra inicial de seus sobrenomes formam a palavra gin. O que começou como um hobby entre eles, com uma produção feita em pequenas quantidades, logo se tornou um negócio promissor.

Conforme realizavam testes, chegaram a um padrão de qualidade de sabor e aroma que não poderia ficar restrita somente ao círculo de amigos, mas que tinha tudo para ganhar destaque nos bares e prateleiras do país. Com isso, transformaram em destilaria uma antiga fazenda de café do século XVIII no Vale do Paraíba, próxima à cidade de Barra Mansa (RJ), e expandiram a produção para o público em geral.

O esforço, em poucos meses, foi reconhecido. Em 2018, Amázzoni foi eleito o Melhor Produtor Artesanal do Mundo no World Gin Awards, realizado em Londres, na Inglaterra.

destilaria amázzoni gin
A destilaria fica localizada em uma antiga fazenda de café. palmeiras e muita natureza, na cidade de Barra Mansa (RJ).

OS RÓTULOS DE AMÁZZONI GIN

Com o propósito de unir o melhor da herança tradicional do gin aos sabores brasileiros, os fundadores da marca criaram três expressões diferentes do gin, que contêm um perfil específico de sabor, capazes de abrir um verdadeiro leque de oportunidades para a elaboração de receitas autorais com o sabor do nosso país: o tradicional com o sabor clássico do zimbro; Rio Negro, potente e o mais alcoólico dos três; e o Maniuara, com aroma de limão e frutas cítricas.

Rafael Mariachi, mixologista do Clube do Barman, afirma que é importante conhecer as características de cada um dos rótulos para aproveitá-los da melhor maneira possível. Ele explica que o Amázzoni Gin é um dry bastante versátil, que pode ser facilmente utilizado em diversas receitas.

“O Rio Negro, por outro lado, têm uma alta graduação alcoólica, o que sugere que ele precisa aparecer nas receitas em que é utilizado”, aponta Mariachi. “Por exemplo, um Dry Martini com duas partes de Amázzoni Rio Negro e uma de vermouth seco funciona muito bem”.

Já o Amázzoni Maniuara, mais recente dos rótulos, é o único destilado do Brasil inspirado na categoria Old Tom Gin, que entrega acidez e doçura de forma equilibrada aos cocktails. Segundo o mixologista, essas duas últimas características precisam ser levadas em conta na hora de criar receitas com base na bebida.

garrafa de amázzoni dry gin

Amázzoni Gin

Foi a criação original dos fundadores da destilaria brasileira, unindo ingredientes brasileiros e o álcool de cereais tradicional.

• Botânicos: zimbro, coentro, louro, cipó-cravo, maxixe, castanha-do-pará, cacau, aroeira, limão siciliano, mexerica e rainha do lago.
• ABV: 42%.
• Vendido no Brasil em garrafas de 750 ml.

 

 

garrafa de amázzoni rio negroAmázzoni Rio Negro

Esta versão tem um sabor mais potente e acentuado, com cinco vezes mais zimbro que o Amázzoni Gin comum. A graduação alcoólica de 51% proporciona uma experiência mais intensa e plena, mais envolvente em drinques mais leves e mais estruturados

• Botânicos: zimbro, coentro, limão siciliano, tangerina, cacau, castanha-do-pará, pimenta rosa e louro.
• ABV: 51%.
• Vendido no Brasil em garrafas de 750 ml.

 

 

garrafa de gin amázzoni maniuaraAmázzoni Maniuara

Expressão mais leve e cítrica de um autêntico gin brasileiro. 

• Botânicos: zimbro, coentro, louro, cipó-cravo, maxixe, castanha-do-pará, cacau, aroeira, limão siciliano, mexerica, capim limão e rainha do lago.
• ABV: 38%.
• Vendido no Brasil em garrafas de 750 ml.

 

 

RECEITAS COM AMÁZZONI GIN

Com botânicos tão únicos nas diferentes expressões de Amázzoni Gin, é possível apostar em receitas que exploram os insumos brasileiros – não apenas frutas, mas também ervas, raízes e castanhas -, mas também dar nova roupagem à receitas clássicas com um twist abrasileirado.

Para compreender melhor toda a dimensão de sabores e aromas dos rótulos, é preciso estudar os detalhes de forma criteriosa. Os mixologistas do Clube do Barman indicam, por exemplo, começar com degustações guiadas, anotando e identificando as experiências sensoriais. Só assim será possível dar o próximo passo em direção às combinações e receitas autorais.

Confira abaixo três receitas com Amázzoni Gin para aumentar as vendas do seu bar:

Coco D’Água

INGREDIENTES

50ml de Amázzoni Gin
25ml de Água de coco fresca
150ml de Água Tônica

MODO DE PREPARO

Complete a taça com gelo, adicione o gin, a água de coco e complete com a água tônica. Misture delicadamente com uma colher bailarina e guarneça com uma castanha-do-pará torrada e lascas de chocolate amargo (entre 70% e 90%).

 


Águas do Sertão

INGREDIENTES

50ml Amázzoni Rio Negro
15ml de Suco de limão siciliano
40ml de Suco de caju
50ml de Água Tônica
Espuma de rapadura

MODO DE PREPARO

Complete uma taça com bastante gelo. Adicione o gin, suco de limão siciliano, suco de caju e misture com uma colher bailarina. Adicione a água tônica e misture mais uma vez. Guarneça com uma rodela e uma casca de tangerina.


Águas Cítricas

INGREDIENTES

50ml de Amázzoni Maniuara
50ml de Suco de capim limão
10ml de Suco de limão siciliano
10ml de Xarope simples (1:1)
100ml de Água tônica ou água com gás

MODO DE PREPARO

Complete um copo americano médio com bastante gelo, adicione o gin, o suco de capim limão, o suco de limão siciliano e o xarope simples e depois misture com uma colher bailarina. Em seguida, complete o copo com água tônica e misture mais uma vez. Para finalizar, guarneça com folhas de capim limão e twist de limão siciliano.

Agora que você já conhece o brasileiro Amázzoni Gin, aprenda a usar suas características para criar cocktails saborosos:

Conhecendo os rótulos de gin para preparar drinks perfeitos

Você vai gostar de ler!

drink pop art do the arch bar

The Arch Bar lança menu em homenagem ao Jubileu de Platina da Rainha Elizabeth II

⍟ Composto de 12 drinks, o menu do The Arch Bar foi inspirado nas obras de arte da realeza britânica Publicado em 19 de maio de 2022, às 11 horas. No ano ...

Preparação mental para a jornada de trabalho no bar

⍟ Além da prática de esportes e de uma boa alimentação, a preparação mental pode ser uma ferramenta importante para o bem-estar durante as jornadas de ...

drinks veganos no balcão

Macetes veganos na coquetelaria

⍟ Cada vez mais clientes brasileiros estão aderindo ao estilo de vida vegano, livre de produtos com origem animal, e é preciso que o bar esteja pronto ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante