Em que ano você nasceu?





ARTIGO | As oportunidades para drinks low alcohol na coquetelaria

Bar Aberto
drinks low alcohol

⍟ Jurado técnico do último episódio, Fabio La Pietra avaliou a criação de drinks com baixo teor alcoólico. Neste artigo, ele fala sobre as oportunidades para este tipo de cocktail nos bares brasileiros

Publicado em 6 de dezembro de 2021, às 15h.

Ciao, sexy people! Estou muito honrado de ter sido o jurado técnico da grande final da segunda temporada do Bar Aberto, um reality show tão importante para democratizar a coquetelaria e compartilhar com o público alguns conhecimentos sobre o que eles estão bebendo em casa ou no bar. A Ana Carla foi a grande vencedora desta temporada. Ela demonstrou ser muito criativa, curiosa e competente para seguir carreira no mundo do bar, fiquei surpreso com sua evolução durante o programa.

Vamos ao que interessa: hoje estou aqui para falar para vocês um pouco mais sobre os drinks low alcohol, ou seja, com baixo teor alcoólico e as oportunidades de criação de receitas com eles. Na teoria, classificamos drinks como low alcohol quando adicionamos menos do que a dose normal de destilado em um cocktail. Isso não quer dizer que ele precisa ser muito diluído, sem sabor ou sem graça.

Os drinks low alcohol fazem parte de uma tendência que começou na Europa e vêm ganhando cada vez mais espaço nos bares ao redor do mundo. Quando falamos sobre consumo responsável, eles têm o papel de oferecer boas experiências etílicas ao mesmo tempo em que são mais leves do que bebidas mais encorpadas. Drinks com baixa graduação alcoólica permitem que o seu cliente beba mais e melhor. 

E como aproveitar as oportunidades destes tipos de drinks no cardápio do seu bar? Separei algumas dicas que podem ajudar:

1 – Use elementos aromáticos e saborosos. Nem todo o sabor de um cocktail está apenas na base alcoólica. Para dar mais complexidade de sabores à sua receita low alcohol, você pode utilizar ingredientes bastante aromáticos, como ervas e especiarias, tinturas, xaropes e muito mais, desde que conversem com o destilado escolhido.

2 – Comece por receitas simples e releituras. Ao invés de criar um cocktail do zero, você pode adaptar receitas clássicas, simples, ou até mesmo autorais que já são servidas no seu cardápio. Ao entender como equilibrar os drinks que você já conhece, está pronto para começar a propor novas receitas low alcohol.

3 – Explore elementos locais. Apesar de estar no Brasil há menos de dez anos, fico encantado com a biodiversidade do país, e como em cada região nós podemos encontrar ingredientes típicos, que tenham ligação com a cultura e a história daquela comunidade. Analise os elementos regionais que você tem à disposição e tente incorporá-los nas suas receitas low alcohol, dando destaque para eles. Assim, sua coquetelaria conversa com o seu público e permite criar drinks quase que exclusivos.

4 – Teste até encontrar a perfeição. Parte do nosso trabalho de bartender é testar, ajustar medidas, buscar soluções até chegar na receita ideal. Não existe caminho fácil, mas tenha certeza de que o esforço valerá a pena para você e para seus clientes.

No último episódio do Bar Aberto, os participantes criaram receitas nesta tendência utilizando destilados como Absolut Vodka, Beefeater Gin e Chivas Regal. Porém, não existe limite para a sua criatividade. Utilize e combine as bases alcoólicas de sua preferência, sempre respeitando doses mais baixas de álcool e você será capaz de criar ótimas receitas.

Espero que tenham gostado das dicas e apliquem nos seus bares. Obrigado pela oportunidade de compartilhar meu conhecimento.

fabio la pietraFabio La Pietra

@fabio.lapietra

Fabio La Pietra é bartender e direto criativo de coquetelaria dos bares da Companhia Tradicional de Comércio, em São Paulo.

Você vai gostar de ler!

como utilizar chás

Como utilizar chás, infusões, blends e tisanas nos seus cocktails

⍟ Nem tudo aquilo que chamamos de chá realmente é. A cultura e tradição desta bebida é milenar e está focada em uma espécie de plantas, chamada ...

espresso martini perfeito servido em taça no fundo escuro

7 dicas para fazer o Espresso Martini perfeito

⍟ Considerado um clássico contemporâneo, o Espresso Martini deu a volta por cima e voltou a ser uma estrela nas cartas ao redor do mundo. Nesta matéria, ...

chá e bule sobre a mesa na 1ª Semana da Cultura do Chá

Híbrida, a 1ª Semana da Cultura do Chá no Brasil aborda história, mixologia e mais

⍟ Evento terá palestras, degustações, aulas, exposições e outras atividades relacionadas ao chá programadas no Instagram e também no encontro ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante