Em que ano você nasceu?





ARTIGO | Como inovar na criação de cocktails com Absolut Vodka

Bar Aberto

⍟ Jurada técnica do quarto episódio, Stephanie Marinkovic deu uma micro consultoria para os participantes sobre drinks com Absolut Vodka. Neste artigo, ela dá dicas sobre como inovar usando este destilado

Publicado em 8 de novembro de 2021, às 17h30.

Oi, pessoal do Clube do Barman! Estou muito feliz por ter sido convidada a voltar ao reality show do Bar Aberto para ser jurada técnica em mais uma temporada, é sempre uma experiência gratificante e fico feliz de ver cada vez mais pessoas se interessando pelo mundo da coquetelaria.

No episódio da última semana, eu fiz uma micro consultoria com drinks feitos com Absolut Vodka para três participantes do programa, em que eu pude falar com mais detalhes sobre alguns dos cocktails mais famosos à base de vodka. Alguns deles já são nossos velhos conhecidos: Dry Martini e Cosmopolitan

Porém, a vodka é um destilado super versátil, com que podemos criar receitas novas, mas também dar uma nova identidade para os grandes clássicos. Um exemplo disso é o uso das Absolut Flavors, vodkas saborizadas com diversas opções, como: Mango, Vanilia, Citron e Apeach. Eu sempre falo que esses rótulos podem ser utilizados e combinados para criar sabores exclusivos para os seus cocktails.

COMO COMEÇAR? 

Antes de começar a fazer os primeiros testes, é importante entender como exatamente são criados os drinks. Pode parecer algo complicado para quem está dando os primeiros passos na profissão, como é o caso de alguns participantes do Bar Aberto, mas é algo simples de fazer se seguirmos algumas regras básicas.

Para te ajudar, fiz uma associação entre a coquetelaria e a edificação de prédios.

Digamos que vamos construir um prédio do zero. A primeira coisa que vamos precisar são as vigas de sustentação, que para nós, bartenders, são as receitas clássicas. É a partir deles que podemos começar a rascunhar nossas ideias e preparar nossas misturas, sempre tomando cuidado para que o seu cocktail não vire uma salada de frutas haha. É importante entender o que se quer de uma receita para depois saber o que fazer.

RECEITAS CLÁSSICAS

Para dar um exemplo de criação de cocktails com Absolut Vodka, que tal criarmos releituras baseadas nos drinks apresentados no último episódio? Na micro consultoria que dei para os participantes, nós falamos sobre as variações possíveis destas receitas, sem perder de vista a base do clássico por trás do drink.

Os três drinks que vamos analisar são: Dirty Martini, Cosmopolitan e Moscow Mule.

DIRTY MARTINI

Minha sugestão de releitura é a minha receita particular (e favorita), que é um Dirty Martini batido e não mexido, porém quero que você crie a sua! Já que o Dirty Martini é um drink com perfil de sabor mais salgado, por que não um toque de Absolut Extract para dar notas herbais diferenciadas?

dry martiniHerbal Dirty Martini

INGREDIENTES

60 ml de Absolut Vodka
3 azeitonas picadas
20 ml de salmoura de azeitona
20 ml de vermute seco
15 ml de Absolut Extract 

MODO DE PREPARO

Adicione todos os ingredientes em uma coqueteleira com gelo e agite. Faça uma coagem dupla para um cocktail glass.

COSMOPOLITAN

Lembre-se: se muda algo na receita original do drink, já é uma releitura! A própria Absolut Vodka já tem a própria releitura deste cocktail, que é preparado como Absolut Citron. Mas por que não criar uma versão mais frutada ao invés de cítrica? Lembrando que se muda algo, é releitura hein?

Para isso, basta substituir a Absolut regular pela Absolut Apeach, com notas mais doces e suaves de pêssego.

Cosmopolitan

INGREDIENTES

40 ml de Apeach
15 ml de triple séc
30 ml de suco de cranberry
15 ml de suco de limão

MODO DE PREPARO

Em uma coqueteleira com gelo, adicione todos os ingredientes, bata vigorosamente e sirva numa taça cocktail previamente resfriada. Guarneça com uma casca de laranja ou limão.

MOSCOW MULE

Vamos fazer um Moscow Mule, bem clássico, no copo longo e sem espuminha! Além do copo, também podemos fazer outras mudanças: que tal misturar a ginger beer com Absolut Vanillia e deixar o drink levemente adocicado?

(Foto: Copper Mug Co.)

Moscow Mule

INGREDIENTES

60 ml de Absolut Vanilia
15 ml de suco de limão tahiti
180 ml de ginger beer

MODO DE PREPARO

Em copo alto, adicione gelo, vodka, suco de limão e complete com ginger beer. Por fim, guarneça com uma meia-lua de limão.

Para criar releituras de cocktails, vocês não precisam ir muito além e misturar diversos elementos. Na verdade, só trocar a base alcoólica por outra diferenciada, com um perfil de sabor diferente, já faz todo sentido. Voltem duas duas casas e pensem de forma mais simples e saborosa quando forem criar receitas autorais.

Obrigada pelo espaço e até a próxima, pessoal!

Stephanie Marinkovic

@stephmarink

Stephanie Marinkovic é sócia e chef de bar do Espaço 13, em São Paulo (SP). No ano passado, foi também jurada do reality show Bar Aberto e teve destaque em diversas competições de coquetelaria, entre elas o Jameson Bartenders’ Ball 2018, do qual foi a vencedora brasileira e representante do país na etapa global.

 

Continue acompanhando o Clube do Barman no portal e nas redes sociais para conferir os conteúdos exclusivos sobre a segunda temporada do reality show Bar Aberto.

Você vai gostar de ler!

15 anos do Clube: vai passar um filme pela sua cabeça

⍟ Uma plataforma criada para bartenders, focada em aprendizado, profissionalização, troca de experiências, encontros, competições, conteúdo e ...

PUNCH com diluição

ARTIGO | A importância de uma diluição perfeita nos punches

⍟ Jurado técnico do sétimo episódio, Gustavo Rômulo avaliou a criação de punches com o tema ‘viagens’. Neste artigo, ele explica mais ...

Gustavo Rômulo: “Participantes estavam dispersos em plena semifinal”

⍟ Jurado técnico do sétimo episódio, Gustavo Rômulo voltou ao Bar Aberto para julgar a prova da semifinal sobre punches com o tema ‘viagens’. ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante