Em que ano você nasceu?





Bar Aberto dá visibilidade à categoria e oferece educação de bar ao público

Bar Aberto Notícias

⍟ Para Márcio Silva, bartender e apresentador, o reality “vai ajudar a fazer com que as pessoas percebam que quem está atrás do balcão tem sentimentos e pode ser mais culto do que quem está do lado oposto”. Diversidade é a tônica do elenco participante.

Publicado em 29 de setembro de 2020, às 11 horas.

Um programa que ensinará os telespectadores sobre a arte de fazer bons cocktails sem sair de casa e com os materiais que tiverem à mão. É esse o mote que envolve o novo reality da TV Band, Bar Aberto, que terá a apresentação do bartender Márcio Silva e de Marina Person. A estreia será no dia 13 de outubro, logo após o Jornal da Noite.

O programa acompanhará durante dois meses dez participantes que são amadores, apaixonados por bebidas. Eles vão participar de disputas que vão testar quesitos como criatividade, talento, senso estético e conhecimento. Entre drinks saborosos e lições sobre coquetelaria, o Bar Aberto dá visibilidade à profissão, tão importante na área da hospitalidade.

A cada edição, alguém se despedirá do programa, até que o grande vencedor seja revelado. O prêmio será uma viagem para conhecer as casas das mais importantes marcas da Pernod Ricard com tudo pago. Além disso, o vencedor também ganhará um bar personalizado e equipado feito exclusivamente para sua casa.

SOB OLHARES DE QUEM ENTENDE

Márcio Silva sentado à mesa
(Foto: Leo Feltran/2016)

O parceiro de júri de Marina Person será o bartender paulistano Márcio Silva, com 23 anos de experiência atrás do balcão. Ele se especializou na Europa, em meados nos anos 1990, onde teve a oportunidade de trabalhar com grandes nomes da mixologia mundial. Atualmente, Márcio é consultor e palestrante mundial da indústria de bares e isso o destaca como um bartender viajante (leia a entrevista exclusiva dele ao Clube neste link).

“A Marina traz um conhecimento cinematográfico e gastronômico que aprendi desde o início com ela. Já o meu lado é mais crítico da forma do desenvolvimento humano que a pessoa tem de ter para querer se tornar um profissional”, comenta Silva, citando que o mais importante é ser uma boa pessoa antes de ser um bom bartender.

O mixologista revela que no Bar Aberto os participantes serão comandados como se estivessem na sua brigada de bar em um dia comum de trabalho. “Não criei nenhum tipo de personagem, sou amigo de todos, olho o lado humano e trago ferramentas profissionais”, afirma. “Mas sou muito minucioso e trabalho nos detalhes. Como qualquer líder, tem a hora de aconselhar, a hora de cobrar”.

CONVIDADOS E DUELOS

“Cada episódio tem embates, duelos e uma dinâmica diferente que mexe com o sentimento de todos em casa. Vai ter identificação com quem assiste. Logo no primeiro programa teremos uma disputa pelo melhor clássico. Existirão duelos, embates às cegas, variações”, adianta Márcio Silva sobre o reality.

O programa contará também com a participação de convidados que são alguns dos maiores nomes da coquetelaria nacional da atualidade. Caberá a eles provar e analisar as criações etílicas dos participantes.

De acordo com Márcio Silva, ainda há muito preconceito em torno da profissão de bartender. Para ele, o programa ajudará a mudar isso, mostrando ao público toda a técnica e o preparo por trás do ofício. “Em 23 anos de profissão, seis deles no Brasil, nunca sofri preconceito fora, mas por aqui existe muito. Não que eu me importe com isso porque tenho poder com relação ao que eu faço, mas o Bar Aberto vai ajudar a fazer com que as pessoas percebam que quem está atrás do balcão tem sentimentos e pode ser mais culto do que quem está do lado oposto.”

Apresentadores Marina Person e Márcio Silva
Apresentadores Marina Person e Márcio Silva.

BAR ABERTO DÁ VISIBILIDADE À PROFISSÃO

De acordo com Marina Person, a atração, que revelará o melhor bartender amador ao Brasil, promete surpreender. “Uma das coisas legais é a pessoa de casa se sentir no mesmo nível que os concorrentes, já que não é exigido muito conhecimento prévio e técnicas rebuscadas. Eu já aprendi a fazer bons drinks que vão além do óbvio e que são bem fáceis. Já preparei alguns no último final de semana”, relembra.

Dentre as maiores qualidades a serem apreciadas pelos jurados estão a capacidade do bartender de se adaptar ao que tem em mãos, sua criatividade e o bom gosto para preparar um drink bonito aos olhos e saboroso ao paladar. O Bar Aberto dá visibilidade ao talento e à técnica que existe por trás das criações.

DIVERSIDADE

Outro fator que chamará a atenção positivamente, na visão de Marina Person, será a diversidade do elenco escolhido. “Conseguimos colocar 50% de mulheres, 40% de negros, temos duas pessoas trans e isso eu não me lembro de ter visto em realities”, ressalta.

A seleção buscou encontrar os mais diversos perfis de participantes, não apenas levando em conta sua paixão pelo universo das bebidas, mas também a ideia de que o programa represente bem a pluralidade de nosso país. “Fiquei bem feliz de poder trabalhar esses temas pela primeira vez em TV aberta. É importante que tenhamos esse espaço de representatividade”, afirma.

GRAVAÇÕES NA PANDEMIA

As gravações do reality, produzido pela Barry Company, aconteceram durante a pandemia do novo coronavírus e, por isso, obedeceram a um rígido protocolo de biossegurança. A equipe de produção foi reduzida e os participantes ficaram isolados no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo, onde foram feitas todas as filmagens.

De acordo com Marina Person, tudo foi mudado e adaptado para que o programa pudesse acontecer. “A ideia era gravar em junho, mas estava todo mundo em quarentena e com medo. Então, o jeito foi contratar uma empresa especializada que veio com soluções mais seguras”, conta a apresentadora.

Segundo ela, todos os que fizeram parte das gravações foram testados com frequência. Só ela fez quatro testes rápidos e um de sorologia para ter a certeza de que estava a salvo. Todos ficaram confinados no mesmo hotel sete dias antes de as filmagens começarem, para garantir que ninguém se expusesse ao vírus.

Com informações do F5.

BAR ABERTO

Lançamento: 13 de outubro (terça-feira)
Onde? TV Band
Que horas? Após o Jornal da Noite

Você vai gostar de ler!

fachada do Yeoman Warders Club

Yeoman Warders Club: o pub secreto dos Beefeaters em Londres

⍟ O pub mais exclusivo de Londres é do tamanho de uma quadra de tênis e só pode ser acessado por 37 membros e seus convidados. Saiba mais sobre o Yeoman ...

8 curiosidades sobre champagne para celebrar sua data mundial

⍟ Em 23 de outubro, comemoramos o Dia Mundial do Champagne. Abra sua garrafa favorita, sirva seus convidados e conheça algumas curiosidades sobre a bebida ...

cocktail rosa sobre o balcão de um bar

Como preparar seu bar para servir clientes com alergias alimentares

⍟ Segurança dos clientes deve ser palavra de ordem no bar. Conheça os principais itens que provocam alergias alimentares e saiba como evitar possíveis ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante