Em que ano você nasceu?





Drinks com comida: os primeiros passos da harmonização

Educacional
harmonizacao spirits drinks e comida

⍟ A harmonização de drinks com comida é uma das tendências mais empolgantes em restaurantes e bares na atualidade. Saiba como fazer isso no seu bar

Não podemos parar o assunto da harmonização de drinks com comida apenas nos petiscos e lanches simples de bar, mas, na verdade, avançar em direção a uma harmonização completa com pratos mais complexos de um menu.

O primeiro passo para ter sucesso é criar variações sobre um tema, usando cocktails clássicos como guia e fazendo com que esses novos drinks da casa funcionem dentro do tema do seu estabelecimento.

TRABALHO CONJUNTO

Trabalhe com o chef para incorporar ingredientes que espelhem o cardápio ou, pelo menos, agreguem à culinária. Na hora de criar os drinks, incorpore especiarias, frutas, molhos, sabores e até guarnições que possam ser encontradas no próprio cardápio de pratos.

EQUILÍBRIO E ACIDEZ

Crie cocktails equilibrados e atraentes, refrescantes e deliciosos. Tenha em mente que a acidez no drink é crucial para o equilíbrio e para inspirar grandes combinações com pratos.

Assim como no vinho, ao combinar com a comida, considere os componentes do prato como os blocos de construção e avalie seu drink da mesma maneira. O ácido é a chave, e é o equilíbrio do ácido com a fruta e/ou doçura que tornará perfeita ou arruinará a sua combinação. Elementos texturais e de sabor: doce, salgado, azedo, amargo ou adstringente, todos eles, devem estar em harmonia.

drinks tendência para a coquetelaria mundial em 2021
Quando o assunto é harmonização, textura e sabores devem estar em harmonia (Foto: Balázs Horváth/Unsplash)

HARMONIZANDO A PARTIR DAS SEMELHANÇAS

Se você preferir procurar semelhanças nos componentes ou elementos contrastantes, é preciso ter certeza de combinar a textura. O fator de predominância é essencial a ser considerado – não permita que a bebida domine a comida, ou vice-versa. O álcool aqui torna-se um fator importante. É fácil apagar um prato de menu sutil com uma bebida muito forte. Combine cocktails com alto teor alcoólico com alimentos que suavizam o álcool, como mariscos, carnes encorpadas, molhos ricos, queijos ou laticínios e sobremesas doces. Os drinks costumam ser mais fáceis de combinar com a comida porque o álcool já foi amolecido pelo agitar da coqueteleira.

SUAVIZAÇÃO

O próprio propósito de um cocktail clássico é suavizar o álcool, enquanto aprimora as qualidades intrínsecas da bebida base, para que seus sabores brilhem por meio do trabalho dos bartenders. É crucial usar drinks de qualidade ao combinar com comida e, claro, drinks de qualidade só podem ser feitos com ingredientes frescos e de alta qualidade.

Frituras, peixes defumados, mariscos como ostras, camarões, caranguejos ou lagostas são combinações atraentes para drinks do tipo aperitivo, feitos com destilados sem envelhecimento. Esses alimentos ajudarão a suavizar cocktails populares com alto teor de álcool, como Martinis, Margaritas, Collins e Cosmopolitans. Você pode conferir detalhes sobre o assunto nesta matéria:

5 drinks que harmonizam com peixes e frutos do mar

O queijo é, muitas vezes, esquecido na combinação com destilados, particularmente com os mais fortes. O laticínio realmente ajuda a suavizar o álcool, e a textura é bastante complementar ao cognac, scotch whisky e alguns licores premium. Estas bebidas na maioria das vezes podem muito bem ser saboreadas puras. Elas combinam com queijos, após o prato principal ou com sobremesas doces ou lácteas. O açúcar realmente se liga ao álcool, suavizando seu impacto na boca, proporcionando alguns momentos agradáveis no final da refeição.

CUIDADO COM O PUNCH ALCOÓLICO

Ao tentar combinar com pratos de carne ou pratos principais, contudo, é preciso cuidado com o nível de álcool do seu drink: o álcool pode facilmente se destacar e dominar. Por isso, é aconselhável servir drinks à base de destilados envelhecidos em carvalho com mixers que adicionem camadas de textura e riqueza de sabor enquanto suavizam o punch alcoólico (como o Manhattan, por exemplo). Após combinar texturas e encontrar contrastes ou semelhanças de componentes interessantes que melhorem a bebida e a comida, você pode começar a brincar com os sabores.

Pode ser necessário, no início, dar pequenos passos: experimente apenas um ou dois aperitivos e escolha pratos que pareçam tão atraentes quanto saborosos, ou comece pela área mais fácil, o menu de sobremesas. A chave, como sempre, é ganhar a confiança do seu cliente, e você pode conseguir isso mais facilmente no final da refeição.

Veja agora os princípios práticos da combinação dos diferentes sabores de bebidas e alimentos com receitas de exemplo:

Harmonização de drinks e alimentos

Você vai gostar de ler!

drink pop art do the arch bar

The Arch Bar lança menu em homenagem ao Jubileu de Platina da Rainha Elizabeth II

⍟ Composto de 12 drinks, o menu do The Arch Bar foi inspirado nas obras de arte da realeza britânica Publicado em 19 de maio de 2022, às 11 horas. No ano ...

Preparação mental para a jornada de trabalho no bar

⍟ Além da prática de esportes e de uma boa alimentação, a preparação mental pode ser uma ferramenta importante para o bem-estar durante as jornadas de ...

drinks veganos no balcão

Macetes veganos na coquetelaria

⍟ Cada vez mais clientes brasileiros estão aderindo ao estilo de vida vegano, livre de produtos com origem animal, e é preciso que o bar esteja pronto ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante