Em que ano você nasceu?





Fundador e primeiro presidente da ABB, Bernardo Sconza morre aos 90 anos

Notícias
bartender bernardo sconza

⍟ Admirado por toda a classe de barmen, Bernardo Sconza fez carreira no Nacional Club e inaugurou o primeiro escritório da Associação Brasileira de Bartenders em São Paulo

Publicado em 11 de fevereiro de 2020, às 12 horas.

Um profissional cordial, bom amigo e um homem à frente de seu tempo. Bernardo Sconza, fundador da Associação Brasileira de Bartenders (ABB), primeiro presidente da entidade e grande apoiador da coquetelaria nacional, faleceu no último domingo (9), aos 90 anos de idade. O velório e enterro foram realizados ontem (10), no Cemitério da Lapa, na capital paulista.

Em uma época em que os bares paulistanos eram reduto da alta burguesia para reuniões de negócios, em 1966, Sconza foi contratado para comandar o balcão maciço de madeira do prestigiado Nacional Club. Antes, já tinha em seu currículo passagens por casas  famosas como o Tony’s Bar, Tortuga (no litoral) e ainda o Fasano – quando este era na Barão de Tatuí.

Localizado nas dependências de uma mansão na Rua Angatuba, na região do Pacaembu, o Nacional Club era um local privativo com 999 sócios e que recebia figuras importantes da cena paulistana como Assis Chateaubriand, José Luiz de Anhaia Mello e Jânio Quadros. Com a coquetelaria ainda engatinhando em solo nacional, saíam do balcão de Bernardo Sconza clássicos internacionais como Tom Collins, Dry Martini, Negroni e diversas doses de whiskies especiais.

Com o passar das décadas, diminuíram os sócios e também os drinks que saíam das coqueteleiras de Sconza, que continuou trabalhando servindo boas bebidas, conversando com clientes e amigos até o fim de sua vida.

bartender bernardo sconzi
Fotos: Reprodução/Fernando Moraes – Veja SP e Associação Brasileira de Bartenders (ABB)

FUNDAÇÃO DA ABB

No ano de 1970, com o apoio do empresário e amigo Francesco Retti (representante da empresa de vermutes  Martini), fundou a Associação Brasileira de Bartenders (ABB) no 16º andar do Conjunto Nacional. Dois anos mais tarde, a ABB se filiou oficialmente à International Bartenders Association (IBA), abrindo as portas dos profissionais brasileiros para o resto do mundo, com o surgimento de cursos, campeonatos e outros recursos.

Até hoje, milhares de profissionais já passaram pelo prestigiado curso oferecido pela ABB e continuam levando o legado de Bernardo Sconza para bares e competições de coquetelaria ao redor do mundo. Em 2020, a entidade completa oficialmente 50 anos de história.

Você vai gostar de ler!

márcio silva uma das pessoas mais influentes da indústria de bebidas

Márcio Silva é eleito uma das cem pessoas mais influentes da indústria pela quarta vez

⍟  Ranking elaborado pela Revista Drinks International reconhece bartenders, destiladores, embaixadores e outros profissionais com grande influência no ...

Havana Club Selección de Maestros: um rum feito a várias mãos

⍟ Um dos rótulos mais especiais de Havana Club é feito a partir dos melhores blends escolhidos por seus maestros roneros, e produzido de forma ...

Morre o bartender Rafael Domingues, ex-Frank Bar

⍟ O barman, que atualmente trabalhava como gerente de bar no Nit (SP), faleceu na noite de ontem (28). Publicado em 29 de junho de 2022. Rafael Pires ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante