Em que ano você nasceu?






Boardwalk Empire: contrabando e violência durante a Lei Seca americana

Coquetel&
Série Boardwalk Empire

⍟ No submundo da política e da influência de Atlantic City, um único homem é capaz de colocar a cidade de joelhos e enriquecer através dos mecanismos da Lei Seca. A série é uma obra-prima para os admiradores da história de um dos períodos mais sombrios da coquetelaria

Publicado em 18 de janeiro de 2019, às 11 horas.

É na fatídica noite de 16 de janeiro de 1920 em que começa toda a trama da série Boardwalk Empire. Nas calçadas animadas de Atlantic City, à beira-mar, pessoas bebem e se divertem às vésperas de um dos dias mais relevantes para a história da coquetelaria como a conhecemos hoje: 17 de janeiro, data de promulgação do Phobition Act, que dá início à Lei Seca americana.

Mesmo que a data seja hoje lembrada com pesar, na série ela é comemorada com uma grande festa de gala, shows e um grande brinde de champagne à meia noite, uma amostra do que significava estar no topo de Atlantic City. Afinal, a proibição do comércio e consumo de bebidas alcoólicas não atingia a grande elite local. Para o grande manda-chuva da cidade, Enoch ‘Nucky’ Thompson, não havia lei que estivesse acima de seus interesses.

personagem nucky thompson de boardwalk empire
Nucky Thompson foi inspirado em um personagem que realmente existiu na história de Atlantic City: Nucky Johnson (Fotos: HBO)

Nucky é o protagonista da série, homem de forte influência política e econômica da região, com partes iguais de gângster e agente de corrupção. Amado pelos moradores da cidade, despachava, direto do seu escritório em todo o nono andar do Hotel Ritz-Carlton, ordens de prisão, investigações, subornos, ameaças e acordos de contrabando com os maiores mobsters do país.

Ele assumiu o controle de Atlantic City após a condenação do “Commodore” Louis Kaestner, a quem muitas vezes recorria como mentor. Sob sua proteção, tinha Jimmy Darmody, um jovem recém-voltado da 1ª Guerra Mundial, ex-aluno de Princeton, que executava muitos de seus trabalhos sujos na cidade, além de articular negociações de compra e venda de bebida com outras gangues da região.

NO SUBMUNDO DO CONTRABANDO

Entre uma série de atividades criminosas, Nucky Thompson enxergou na Lei Seca a oportunidade de explorar o mercado paralelo das bebidas alcoólicas. Na série, tudo começa com carregamentos de garrafas chegando durante a madrugada na costa da cidade, passando pela contratação de destilarias clandestinas, chegando à disputa de território com gangues de outros estados até viajando ao exterior em busca de irish whiskey.

Adorado pela elite, Nucky fazia a mea culpa com a sociedade, ajudando os mais necessitados, tirando uma mulher do convívio com o marido que a agredia e até mesmo dando seu testemunho contra o consumo de álcool em prol dos valores da família em uma reunião do Movimento de Temperança. Mas, claro, sempre com segundas intenções.

A violência, como forma de vingança ou até mesmo como estratégia para conquistar novos mercados e fornecedores de bebidas, é elemento frequente nos episódios. Até Al Capone está presente entre os capangas de Nucky Thompson.

RETRATO DA COQUETELARIA

Uma série de profunda contextualização histórica, com excelente fotografia, figurinos luxuosos e uma direção impecável de Martin Scorsese e Tim Van Patten, Boardwalk Empire é uma obra-prima para os admiradores da história da coquetelaria americana. As cinco temporadas exploram, em meio à trama de corrupção e violência, a produção artesanal de spirits de baixíssima qualidade, a adulteração de bebidas alcoólicas tradicionais, drinks da época e toda a relação do álcool com a cultura americana.

O período da Lei Seca foi marcado pela cultura dos speakeasies, drinks cujo propósito era mascarar o álcool de baixa qualidade e enganar os agentes de lei e que deixaram uma marca na história da cultura de bar e resistência americana.

Boardwalk Empire exigiu um dos maiores investimentos da HBO para que pudesse ser feita. Cada episódio custou, em média, U$ 2 milhões. A trama colheu os frutos de sua excelência: conquistou 20 Emmys entre quase 60 indicações ao ‘Oscar da TV americana’.

cartaz da série boardwalk empireBOARDWALK EMPIRE: O IMPÉRIO DO CONTRABANDO

Título original: Boardwalk Empire
Data de lançamento: 19 de setembro de 2010
Duração: 5 temporadas
Direção: Martin Scorsese e Tim Van Patten
Criador: Terence Winter
Elenco: Steve Buscemi (Nucky Thompson), Michael Pitt (Jimmy Darmody), Kelly Macdonald (Elisabeth Thompson), Michael Shannon (Nelson Van Alden), Dabney Coleman (Commodore Louis Kaestner), Shea Whigham (Eli Thompson), Stephan Graham (Al Capone), Vincent Piazza (Lucky Luciano), Michael Kenneth Williams (Albert Chalky White), Richard Harrow (Jack Huston).
Gêneros: Drama
Nacionalidade: EUA

Você vai gostar de ler!

drink consumo responsável no bar.

Soluções para implantar uma cultura de consumo responsável no bar

⍟ Em 18 de fevereiro celebra-se o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo, data importante para gerar debates sobre como criar uma cultura de bar mais ...

capa do livro where bartenders drink

Nos passos do best-seller ‘Where Bartenders Drink’

⍟ Você já deve ter se perguntado onde os melhores bartenders do mundo vão na hora de experimentar um bom cocktail. Em seu livro, a sommelier Adrienne ...

bar flute a em bangkok

Flute A, um bar de champagne a 260 metros de altura em Bangkok

⍟ Ponto mais alto da capital da tailandesa, o The Dome abriga um bar exclusivo de ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante