Em que ano você nasceu?





5 passos importantes para oferecer um brinde perfeito

Educacional
grupo de pessoas fazendo um brinde perfeito

⍟ Na última matéria sobre o assunto, mergulhamos na trajetória dos brindes durante a história. Agora é a vez de entender como conduzir um brinde perfeito em ocasiões especiais

Trabalhar atrás do balcão requer uma série de habilidades: rapidez, capacidade para ser multitarefas, equilibrista, amigo, conselheiro e humorista. Brincadeiras à parte, quem está no bar geralmente está preparado para qualquer coisa, inclusive oferecer um brinde especial a pedidos dos clientes.

No último texto sobre o assunto, relembramos a origem dos brindes com bebida alcoólica e como eram feitos desde a Grécia antiga até os dias de hoje, acompanhando as mudanças sociais de cada época, e também as mudanças necessárias para garantir a segurança dos participantes neste momento da história que atravessamos atualmente.

Seja quando a prática era uma oportunidade para comemorar vitórias e celebrar a saúde dos reis com excesso de álcool, ou mesmo após o surgimento dos toastmasters, os brindes perfeitos sempre foram considerados aqueles acompanhados de belos discursos, elegância, copos e bebidas finas. Neste cenário, o champagne tornou-se a bebida escolhida para estas ocasiões – e a tradição se mantém até hoje em festas e jantares.

mulheres fazendo um brinde perfeito
Os brindes mais tradicionais são feitos com champagne, mas é possível criar brindes especias com a bebida que quiser (Foto: Inga Seliverstova)

PASSOS PARA O BRINDE PERFEITO

Sabemos que quem decide fazer uma comemoração no bar nem sempre está disposto a pedir uma garrafa de champagne. Muitas vezes, os visitantes querem apenas tomar um cocktail com os amigos para descontrair. Mesmo assim, é importante conhecer alguns passos para tornar cada brinde uma ocasião especial para seus clientes.

Confira abaixo os passos para conduzir um brinde perfeito no bar:

1 – Sirva os copos de todos os participantes

Mas não exagere. Você, bartender, mais do que ninguém, sabe o valor de uma boa dose de bebida. Dependendo da bebida escolhida, como o champagne, espumante ou vinho, coloque apenas metade da taça. A ideia é que, no primeiro momento, as pessoas bebam apenas um gole após o brinde.

2 – Levante-se e faça uma homenagem

Este é o ponto alto do brinde. É o momento de lembrar a todos o porquê da reunião, celebrar as vitórias, homenagear amigos, familiares e fazer com que todos sintam-se parte da comemoração. Geralmente, apenas um dos participantes se levanta para fazer o brinde, mas claro, dependendo da ocasião, mais de uma pessoa pode fazer isso. Tente não bater facas ou outros objetos afiados nos copos para chamar atenção – o que pode ser pior do que um copo estilhaçado no bar?

3 – Não beba antes do fim

Lembre-se que por pior que seja a sua sede, é preciso esperar o final do brinde para beber da taça. Mais do que respeitar uma tradição antiga, ‘queimar a largada’ é considerado uma atitude desrespeitosa com os demais participantes.

4 – Hora do tim-tim

Chegou a hora! Neste momento, encoste levemente sua taça nas taças dos demais convidados. Evite cruzar os braços com outras pessoas, bater os copos com muita força e derrubar bebida.

5 – Faça contato visual com todos que brindam com você

Pode parecer algo pequeno, mas o contato visual é uma parte importante do brinde. Significa confiança. Significa compartilhar o momento. Ao brindar, faça contato visual e sorria para aquele que encosta a taça na sua. Finalizado o brinde, todos podem beber e comemorar com moderação.

Veja abaixo como estes pequenos detalhes transformam uma ocasião especial com um brinde perfeito:

Se você quer oferecer um brinde inesquecível aos seus convidados, você também precisa saber mais sobre a história desta tradição milenar:

História dos brindes: uma tradição que atravessou os séculos

Você vai gostar de ler!

drink pop art do the arch bar

The Arch Bar lança menu em homenagem ao Jubileu de Platina da Rainha Elizabeth II

⍟ Composto de 12 drinks, o menu do The Arch Bar foi inspirado nas obras de arte da realeza britânica Publicado em 19 de maio de 2022, às 11 horas. No ano ...

Preparação mental para a jornada de trabalho no bar

⍟ Além da prática de esportes e de uma boa alimentação, a preparação mental pode ser uma ferramenta importante para o bem-estar durante as jornadas de ...

drinks veganos no balcão

Macetes veganos na coquetelaria

⍟ Cada vez mais clientes brasileiros estão aderindo ao estilo de vida vegano, livre de produtos com origem animal, e é preciso que o bar esteja pronto ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante