fbpx
Em que ano você nasceu?






Usando cascas de abacaxi em drinks

Educacional

⍟ Em chá ou xarope, as cascas de frutas são preciosos trunfos para quem quer surpreender na preparação de um drink. Sem falar nas possibilidades gastronômicas. Aprenda a utilizá-la!
abacaxi-cascas-reaproveitamento

Se você ainda tem o costume de jogar fora a casca do abacaxi durante o mise en place do bar, prepare-se para mudar seus conceitos. Sim, pois existem muitas receitas que usam justamente a casca da fruta, não só em drinks, como também na gastronomia. Farofas, pastéis e até maria-mole fazem parte deste cardápio!

Já na coquetelaria, ela acompanha a grande tendência do uso de ingredientes artesanais para criações de receitas. Por ter um custo mais viável que os industrializados e conferir muito mais personalidade às criações, a casca do abacaxi também já conquistou espaço no segmento, sem contar chás e xaropes que a usam como matéria-prima.

Portanto, nada de jogar a casca fora. Ela é útil e o Barman prova como. Para começar, que tal fazer um chá?

Trata-se de um procedimento simples e que pode ainda servir de base para diversas outras criações. Afinal, o chá não só é usado como ingrediente para coquetéis, como pode também ser combinado a outros insumos para obter suas próprias variações.

Existem duas receitas de chá bem interessantes. A primeira delas combina a casca com capim santo e a outra, com canela em pau. Veja abaixo.

As cascas são uma parte importante da fruta e podem dar origem a saborosos complementos para o drink. Confira as receitas abaixo.

Chá de Cascas de Abacaxi e Capim Santo

INGREDIENTES

Casca de 1 abacaxi médio
10 folhas de capim santo
2 litros de água

Chá de Cascas de Abacaxi e Canela

INGREDIENTES

Casca de 1 abacaxi médio
8 pedaços pequenos de canela em pau
2 litros de água

MODO DE PREPARO

Ferva a casca por 20 minutos (ou até perder sua cor natural); adicione à fervura o capim santo ou canela, para mais 5 minutos. Esse procedimento serve para evitar que o sabor do abacaxi não seja neutralizado, uma vez que os demais insumos liberam seu sabor muito rápido quando infusionados.


Xarope com a cascas

A partir deste chá, pode-se adicionar açúcar e fazer uma redução ou um xarope de abacaxi.
O procedimento é o mesmo, porém, como o xarope é mais consistente, recomenda-se usar um pouco mais da metade da água que é necessária para o chá. Neste caso, os ingredientes são:

INGREDIENTES

Casca de 1 abacaxi médio – 1,1 litro de chá- 2 KG de açúcar – 8 pedaços de canela em pau ou 10 folhas de capim santo.

MODO DE PREPARO

Coloque os ingredientes em uma panela e ferva por 20 minutos. Adicione capim santo ou a canela em pau, e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Adicione o açúcar e dissolva-o. Coe utilizando uma peneira e engarrafe.


Outros tipos de ervas ou especiarias podem ser adicionadas à casca do abacaxi nesta receita. O prazo de validade do chá quando mantido na geladeira é de dois dias; o xarope, nas mesmas condições, dura 15 dias.

Agora que você já aprendeu a utilizar as cascas do abacaxi na produção de chá e xarope, pode se perguntar: “Mas como vou usar isto?” O mixologista da Pernod Ricard Brasil, Alan Souza, apresenta agora uma receita exclusiva utilizando os ingredientes ensinados.

cha-cascas-abacaxiPineapple Tea

INGREDIENTES

• 60 ml de Jameson Irish Whiskey
• 10 ml de suco de limão siciliano
• 15 ml de xarope
de abacaxi com canela
• 80 ml de chá de
abacaxi com capim santo
• 1 dash de Aromatic Bitters

MODO DE PREPARO

Em um mixing glass previamente resfriado coloque todos os ingredientes e mexa levemente por 10 segundos. Verta para uma xícara ou uma caneca de sua preferência e sirva. Guarneça com um pedaço da coroa do abacaxi.

Você vai gostar de ler!

Como preparar drinks montados

UTENSÍLIOS PARA ESTA AULA Colher bailarina  –  Hawthorne Strainer  –  Jigger  –  Faca  –  Taça Borgogne INGREDIENTES ...

Balcão do Gong Bar, em Londres

Gong Bar: coquetelaria inovadora a 52 andares de altura

⍟ Considerado o mais alto de Londres, o balcão do Gong Bar foge do lugar comum em busca de sabores que evoquem experiências visuais ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante