Em que ano você nasceu?






Chivas Masters elegerá o melhor drink inspirado em sua comunidade

Chivas Masters Competições

⍟ Campeonato global de Chivas Regal evidencia os valores de coletividade da marca e busca construir uma grande comunidade de bartenders ao redor do mundo. Inscrições estão abertas

Publicado em 16 de março de 2018, às 14h50.

Cem casas de todas as regiões do Brasil foram convidadas por Chivas Regal para produzir o cocktail à base de Chivas Extra que melhor represente a comunidade onde estão inseridas. A competição global que, pela primeira vez terá participação brasileira, levará o bartender mais criativo para a grande final no Reino Unido, em junho deste ano.

O campeonato da marca reforça um dos valores mais notáveis de Chivas Regal, que é a construção de uma comunidade em torno da coquetelaria, em que todos se apoiam para alcançar o sucesso e o comemoram juntos. Para a embaixadora da marca no Brasil, Marina Rufino, o Chivas Masters traz experiências diferentes que vão muito além do concurso em si.

“Nós buscamos dar reconhecimento aos bartenders por meio de algumas iniciativas como oferecer a oportunidade de construírem suas redes de contato em níveis local e global, participando de workshops ministrados pelos melhores profissionais da indústria; integrando a Comunidade Internacional Chivas de bartenders, além de aprimorar técnicas e habilidades”, afirma. O grande prêmio do campeonato, segundo ela, será a oportunidade de viajar pelo mundo como um embaixador da marca.

Para Marina Rufino, embaixadora de Chivas Regal, o campeonato retoma os valores da marca

POR TODO O BRASIL

Essa será a primeira competição de Chivas Regal a envolver participantes de todas as regiões do país. No ano passado, o Chivas Juntos & Extraordinários reuniu profissionais do Sudeste e Nordeste. Mas, em nome da criação de uma comunidade, o Chivas Masters foi além.

“Sabemos que São Paulo e Recife são grandes mercados para o consumo de whisky, porém, é importante valorizar outros bartenders talentosos em demais regiões do país onde a coquetelaria está se desenvolvendo”.

O mote do campeonato deste ano é criar um drink inspirado na comunidade em que o participante está inserido. Nome do cocktail, storytelling, sabor, aroma, originalidade e apresentação serão os principais critérios de avaliação. Mas também será considerada positiva a simplicidade de reprodução de cada receita.

A INSPIRAÇÃO PARA AS CRIAÇÕES

“Queremos homenagear as pessoas que ajudaram a carreira dos bartenders, pessoas próximas a eles – da indústria ou não – que os tenha ajudado a chegar onde chegaram. Pode ser um bartender com quem eles trabalhem, a pessoa que lhes deu o primeiro emprego em um bar, um cliente especial, mas também um amigo que os incentivam a continuar, o baterista da banda que eles tocam, o goleiro do time do futebol do domingo”, explica Marina.

“Este campeonato vem para reforçar os valores da marca em que o sucesso deve ser compartilhado e que não se chega ao topo sozinho. Por isso, o tema comunidade é muito importante: é uma maneira não só de homenagear as pessoas que ajudaram na carreira dos bartenders, mas, principalmente, construir uma comunidade Chivas Masters ao redor do mundo”, finaliza a embaixadora.

CHIVAS EXTRA EM EVIDÊNCIA

De acordo com o regulamento, disponível às casas convidadas no hotsite do campeonato, o drink inscrito deve ter pelo menos 30 ml de Chivas Extra. Só que tão importante quanto o volume utilizado na receita, é necessário que bartenders coloquem em evidência as notas do whisky no cocktail. É o que alerta o mixologista Rafael Mariachi.

“O que mais falta e o que eu sempre espero encontrar nos campeonatos é mais personalidade do destilado no drink. Às vezes se percebe pouco destilado no cocktail e, quando você finalmente sente o álcool, muitas vezes não consegue sequer identificá-lo”, explica.

Mariachi reforça que os drinks são ferramentas de venda dos spirits, sempre aliados à experiência do consumidor. Por isso, a base alcoólica das receitas deve ser sempre valorizada, dentro ou fora dos campeonatos.

“É preciso destacar e conhecer os pairings do sabor de Chivas, de onde eles vêm e como fazê-los transparecer na bebida. Também é necessário analisar o perfil de sabor do whisky e como ele aparece dentro do cocktail. Não o álcool em si, mas as características do destilado”, alerta.

ENVELHECIMENTO ESPECIAL

Segundo o mixologista João Morandi, também é imprescindível conhecer a fabricação de Chivas Extra para garantir um cocktail que harmonize com uma de suas principais características: o envelhecimento em barris de vinho jerez oloroso.

“Ele é um desses vinhos fortificados espanhóis que têm bastante sabor de especiarias. A gente pode perceber a cor mais avermelhada no Chivas Extra justamente porque ele pega essas características direto do jerez oloroso – um dos mais especiais tipos de vinho jerez que existem”, explica Morandi.

Perguntado sobre qual caminho seguir para a construção do cocktail competidor, ele afirma: “Para o drink, eu daria o foco nos sabores que harmonizam com as especiarias de Chivas Extra e aliaria isso à temática da comunidade e sucesso em grupo sendo celebrado por uma grande marca de whisky“.

Além disso, o mixologista salienta a importância de pensar em todos os aspectos do cocktail a ser inscrito na competição, pois todo detalhe conta. “Não se pode pensar só no sabor, mas também em aparência e aroma. É preciso pensar em diversos aspectos para conseguir surpreender quem está bebendo o drink. O ritual entra nessa parte de surpreender, homenagear e celebrar o momento junto com outras pessoas”, completa.

garrafa chivas extraSPIRIT DO CAMPEONATO: CHIVAS EXTRA

• Produzido usando whiskies maturados em barris de jerez oloroso
• Seleção de maltes raros para maior complexidade
Cor: âmbar avermelhado com brilho dourado
Aroma: doce e frutado com notas de peras maduras, melão, caramelo cremoso, chocolate ao leite, canela e gengibre
Paladar: peras doces e maduras, baunilha, caramelo, canela e avelã
Finalização: longa e complexa
Harmonização: queijos duros (grana padano e parmesão), pera, canela, chocolate ao leite e gengibre

As casas convidadas a participar do Chivas Masters têm até o próximo dia 22 para completar sua inscrição no hotsite oficial do campeonato. Acompanhe o Clube do Barman para ficar por dentro das novidades do campeonato.

Você vai gostar de ler!

chivas xv cover - chivas regal

Chivas XV: todo o glamour do whisky finalizado em barris de cognac

⍟ Lançado oficialmente no início deste mês, o novo produto da família Chivas Regal está à venda em lojas Duty Free até outubro Publicado em 16 de ...

cubq vermelho - divulgação

Exposição em homenagem a Hitchcock servirá drink especial no MIS

⍟ Inspirado no universo de suspense do cineasta, o CUBQ criou um drink à base de gin que será vendido durante 36 horas ininterruptas na exposição, em ...

One commentOn Chivas Masters elegerá o melhor drink inspirado em sua comunidade

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante