Em que ano você nasceu?





Cocktail Codex ensina a decodificar a coquetelaria com 6 drinks

Coquetel&

⍟ Com uma abordagem mais intuitiva sobre a coquetelaria, os autores ensinam os princípios das famílias de cocktails e como criar receitas autorais a partir delas

Este não é um livro sobre a história da coquetelaria e muitos menos sobre o lado científico dela. Seguindo uma linha de pensamento mais prática, a obra demonstra os princípios de seis famílias de receitas-raiz e seu DNA, mostrando como estão conectadas com outras bebidas, o Cocktail Codex decodifica uma imensa variedade de drinks, suas mecânicas e combinações.

“Para muitas pessoas, a primeira estratégia para estudar cocktails é memorizar um monte de receitas”, afirma o mixologista Alex Day, sócio do Death & Co, no prefácio do livro. “No entanto, é um conhecido (porém pouco divulgado) segredo entre os bartenders que quase todo drink existente hoje faz parte de uma linhagem de bebidas antigas”.

Segundo ele, muitos cocktails clássicos são organizados em ‘famílias’ ou grupos porque parecem feitos do mesmo material, o que nos permite compreender uma série de receitas que se conectam a várias outras devido às suas similaridades – o que ainda pode parecer um pouco vazio como metodologia de estudo.

livro cocktail codex sobre a mesa
Além de ser uma leitura agradável, o livro também é uma boa fonte de consultas no dia a dia (Foto: Death & Co)

“Um bartender pode saber que um Manhattan e um Martini são semelhantes, mas será que ele entende o por quê das receitas pedirem por diferentes tipos de vermouth, às vezes em diferentes proporções?”, provoca Day, no livro.

Conforme ele e seus colegas foram aprendendo mais sobre coquetelaria, começaram a pensar nos cocktails não como famílias, mas como progressões intuitivas provenientes de padrões conhecidos como o Old Fashioned, Martini, Daiquiri, Sidecar, Highball e Flip.

Essa é a missão do Cocktail Codex: ensinar as mecânicas internas de vários drinks usando estes seis modelos para desmistificar as receitas e inspirar a criatividade.

TRÊS ÁREAS DE FOCO

Ao longo do livro, são usados alguns termos que ajudam a explicar a função de um ingrediente (ou um grupo deles) em todos os cocktails. São três as áreas de foco que ajudam a iluminar o funcionamento interno dos drinks: núcleo, equilíbrio e tempero.

O núcleo é definido como o principal componente do sabor de uma bebida, resumido em um único ingrediente ou vários. No caso do Old Fashioned, por exemplo, o núcleo é o whisky, enquanto no Martini, ele é composto de gin e vermouth.

Enquanto o núcleo é o coração de qualquer drink, todos eles são equilibrados por ingredientes que aumentam a capacidade de beber o núcleo, adicionando doçura, acidez ou ambos. Por último, temperamos nossos drinks com itens que complementam ou contrastam com núcleo, acrescentando complexidade.

De acordo com os autores, esses três componentes são peças fundamentais para entender como os cocktails realmente funcionam – e, quando consegue fazer isso, criar novas bebidas se torna muito mais fácil.

interior do livro cocktail codex
Páginas explicam detalhes sobre a família dos drinks tipo highball (Foto: Reprodução/Cocktail Codex)

SOBRE OS AUTORES

Alex Day e David Kaplan são mixologistas e os empresários por trás de uma cadeia de bares respeitados na indústria da hospitalidade, como o novaiorquino Death & Co, e outros como Nitecap, Walker Inn, Honeycut, Normandie Club, etc.  Na opinião deles, é possível descomplicar a coquetelaria e usar conceitos como os do Cocktail Codex para criar seus próprios drinks autorais de forma intuitiva, sem a exaustiva tarefa de decorar receitas, proporções e regras.

Nick Fauchald, por outro lado, não pertence ao mundo das bebidas, mas é fascinado pelo mundo dos bares e restaurantes. Ele é escritor, editor de livros, mora no bairro do Brooklyn e é o responsável pela edição de livros como o Death & Co: Modern Classic Cocktails (2014), Feeding The Fire (2015), The Short Stack Cookbook (2016), entre vários outros.

capa do livro cocktail codexCocktail Codex: Fundamentals, Formulas, Evolutions

Origem: Estados Unidos
Editora: Ten Speed Press
Edição: 1ª Edição
Assunto: Bares e mixologia
Idioma: Inglês
Ano: 2018
ISBN-10: 160774970X
Encadernação: Capa dura
Largura: 25,9 cm
Altura:  24,1 cm
Peso: 1,5 kg
Nº de Páginas: 320
Onde comprar: Amazon

 

Se você gostou do Cocktail Codex, também pode se interessar por este livro:

Liquid Intelligence: uma visão mais científica da mixologia

Você vai gostar de ler!

monkey 47 sloe gin

Monkey 47 Sloe Gin chega ao Brasil para inovar na categoria premium

⍟ Aperitivo alemão feito à base de gin tem 29% de teor alcoólico e uso bastante versátil na coquetelaria. Saiba como comprá-lo no mercado nacional. ...

bartender atrás do balcão no Entrepreneur Awards

Inscrições para o Havana Club Bar Entrepreneur Awards terminam na sexta

⍟ Essa é a chance dos brasileiros conquistarem o prêmio que busca destacar as pessoas que são a força motriz por trás dos bares ao redor do mundo. ...

aplicativo do telegram no celular

Telegram: participe do canal do Clube e receba conteúdos exclusivos

⍟ Novo canal de interação com o Clube do Barman tem conteúdos exclusivos, novos formatos de informação e também contato direto com a equipe de ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante