Em que ano você nasceu?





Sete cocktails com cognac para estimular as vendas neste inverno

Educacional

⍟ Assim como o scotch whisky, o cognac também é uma bebida bastante versátil para a criação de cocktails para a estação mais fria do ano. Confira algumas opções criativas para servir no seu bar.

Foi-se o tempo em que bebidas de alto valor agregado como o scotch whisky e o cognac só eram consumidas puras. É certo que uma boa dose dessas bebidas tem o seu lugar na preferência popular. Porém, a combinação com outros ingredientes está se mostrando cada vez mais promissora a medida que os bartenders valorizam o potencial do cognac em suas receitas. A chegada do inverno demanda mudanças no cardápio do bar para se adequar às temperaturas mais amenas e ingredientes típicos da estação. Pensando nisso, o Clube do Barman preparou uma seleção de receitas com Martell para enriquecer o seu menu.

INVERNO DE DIFERENTES CLIMAS

Como consequência das suas dimensões continentais, o Brasil tem suas próprias variedades de inverno. Enquanto ao Norte e Norteste as temperaturas se mantém mais amenas e agradáveis, ainda receptivas às frutas mais cítricas e bebidas geladas, as regiões Sul e Sudeste experimentam noites mais frias, que pedem bebidas capazes de esquentar o corpo.

Além de explorar diferentes tipos de frutas, cremes e preparações, vale a pena lembrar que as bebidas de inverno também são receptivas aos ingredientes termogênicos, que passam a sensação de calor. Canela, noz-moscada, anis estrelado, gengibre, cravo, entre outros, podem ser personagens de destaque nos cocktails com cognac.

DIVERSIDADE DE NOTAS DE SABOR

Fazendo mais um paralelo com o scotch whisky, o cognac não é uma bebida estática.  Ao conhecer, testar e explorar suas diferentes notas de sabor, é possível perceber aquelas mais frutadas, picantes e até mesmo doces, lembrando frutas secas e chocolate. O segredo para preparar cocktails criativos com este destilado está em saber combinar a versatilidade dos seus sabores com ingredientes locais e receitas adequadas ao paladar do público do bar.

O Martell VSOP, por exemplo, é envelhecido em barris de carvalho, oferece uma experiência sensorial distinta: damasco, pêssego, ameixas mirabelle, greengage (fruta local) e toques picantes residuais dos barris, usados anteriormente na produção de eaux-de-vie.

Inspire-se com as oito opções de cocktails com cognac Martell a seguir:

Martell Framboise

INGREDIENTES

20 ml de Martell VSOP
10 ml de licor de framboesa
G.H. Mumm

MODO DE PREPARO

Adicione o cognac e o licor em uma taça flute ou coupe. Para finalizar, complete com champagne.

 


Robust Coffee

INGREDIENTES

60 ml de Martell VSOP
15 ml de simple syrup
1 dash de bitter de café
1 dash de Fernet Brancamenta

MODO DE PREPARO

Adicione o dash de Brancamenta a um copo alto. Em uma coqueteleira com gelo, adicione o cognac, xarope, bitter, agite por dez segundos e coe para o copo. Para finalizar, guarneça com uma casca de laranja bahia e um grão de café.


Blackcurrant Velvet

INGREDIENTES

40 ml de Martell VSOP
10 ml de licor de amora
25 ml de suco de limão siciliano
25 ml de clara de ovo
10 ml de simple syrup
25 ml de vinho tinto

MODO DE PREPARO

Adicione todos os ingredientes a uma coqueteleira, agite e coe para uma taça da sua preferência. Finalize completando o cocktail com vinho tinto.


Chevalier Noir

INGREDIENTES

60 ml de Martell VSOP
15 ml de xarope de canela
Canela em pau

MODO DE PREPARO

Adicione um cubo de gelo grande em um copo baixo, adicione os ingredientes e mexa levemente com uma colher bailarina. Guarneça com um zest de laranja bahia e uma unidade de canela em pau.

 


Cognac Sour

INGREDIENTES

60 ml de Martell VSOP
30 ml de suco de limão siciliano
15 ml de simple syrup
15 ml de aquafaba

MODO DE PREPARO

Adicione todos os ingredientes em uma coqueteleira sem gelo e agite em um dry shake. Em seguida, adicione gelo e agite novamente. Coe para um copo baixo e guarneça com um zest de limão.


C&C Old Fashioned

INGREDIENTES

60 ml de Martell VSOP
5 ml de xarope de coco
3 dashes de bitters de chocolate

MODO DE PREPARO

Coloque os ingredientes em um copo com gelo e mexa delicadamente com uma colher bailarina. Finalize com um zest de laranja.

 


Sazerac

INGREDIENTES

60 ml de Martell VSOP
1 splash de Absinto
1 splash de água com gás
3 dashes de Peychaud’s bitters
1 xubo de açúcar

MODO DE PREPARO

Em um copo baixo, adicione o splash de absinto, pedras de gelo e reserve. Em um mixing glass, coloque o cubo de açúcar e os bitters e faça uma maceração até que o açúcar se dissolva. Em seguida, adicione gelo, a dose de cognac e misture com uma colher bailarina. Para finalizar, faça uma coagem simples para o copo baixo e guarneça com um zest de limão.

Para inserir drinks saborosos no seu cardápio deste inverno, vale também apostar na diversidade de destilados. Confira opções à base de scotch whisky nesta matéria:

7 drinks com The Glenlivet para aquecer seu bar neste inverno

Você vai gostar de ler!

duas taças de gin tônica beefeater

Dia Mundial do Gin Tônica: 4 motivos para escolher Beefeater Gin

⍟ Em 19 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Gin Tônica, um dos cocktails mais populares no Brasil e no mundo. Nesta matéria, veja quatro motivos ...

dois drinks em cima de um guardanapo

Artigo | Amor: ingrediente fundamental para a coquetelaria

⍟ Primeiro jurado técnico da nova temporada do Bar Aberto reflete sobre a importância do amor para as experiências etílicas Publicado em 18 de outubro de ...

leandro santos bar aberto

Leandro Santos: “O nível dos participantes aumentou em comparação com a temporada anterior”

⍟ Jurado técnico do primeiro episódio, Leandro Santos foi também o vencedor da primeira temporada do Bar Aberto. Produtor de conteúdo digital sobre ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante