colin scott avaliando whisky

Colin Scott, master blender de Chivas Regal, se aposenta após 47 anos

⍟ Responsável por manter a qualidade dos sabores e aromas de toda a família de Chivas Regal, deixa como legado importantes rótulos da bebida

Publicado em 2 de julho de 2020, às 10 horas.

Após quase meio século de trabalho ininterrupto na indústria do scotch whisky, o master blender de Chivas Regal, Colin Scott, decidiu se aposentar recentemente. Em sua trajetória, foi capaz de deixar sua marca pessoal no mercado, com a criação de novos rótulos como o do Chivas 18 Anos e o crescimento da linha de luxo Royal Salute.

Sua história de amor com o whisky vem de família. Seu avô e seu pai também trabalharam na indústria da bebida então, segundo ele, é como se fosse um caminho natural a seguir. Em 1973, começou como trainee na destilaria de The Glenlivet e, seis anos depois, entrou para a família Chivas Regal.

Em Strathisla, destilaria da marca, aprendeu tudo sobre a arte da bebida, sua produção, notas de sabor, aroma e os métodos de mistura dos mais diferentes malt whiskies escoceses para reproduzir os rótulos de Chivas. Na época, Jimmy Lang era o master blender. Em 1989, Colin Scott assumiu a missão de dar continuidade ao trabalho.

“Como master blenders, somos responsáveis por proteger a integridade de todas as nossas marcas e garantir a consistência de sua qualidade e experiência sensorial ano após ano”, explicou Scott à Chilled Magazine em 2013. “Outra parte deste trabalho é ver os spirits novos de hoje com olhos para direcionados ao futuro, assegurando o estoque para a nova geração de master blenders, mantendo assim a produção contínua. A qualidade consistente é fundamental em nossa linha de trabalho e isso é algo que nunca devemos comprometer”

Colin Scott trabalhava com uma equipe de profissionais do whisky, entre eles Sandy Hyslop, diretor de blending para Chivas Regal, que atuava na linha Royal Salute e a partir de agora passa a liderar todo o portfólio da marca. Porém, outros blenders também podem criar novos rótulos da bebida. Prova disso é o lançamento do Chivas XV, no ano passado, liderado por Calum Fraser.

LEGADO ETÍLICO

Além das palestras, tastings e experiências que conduziu com milhares de pessoas dentro da destilaria de Strathisla, Colin Scott também deixa um legado importante para o mundo do whisky. Ao tornar-se master blender, em 1989, Chivas Regal apostava na garrafas de 12 e 21 anos como seus principais produtos no mercado internacional.

Porém para trazer a bebida de volta aos holofotes era necessário investir em criação. Assim, em 1997, era lançada a primeira garrafa com a assinatura de Scott – Chivas Regal 18 Anos, que revolucionou o mercado. Dez anos depois, surpreendeu os amantes do scotch whisky novamente com o Chivas Regal 25 Anos.

Além disso, Colin Scott também participou da introdução de outros rótulos no mercado, como Chivas Mizunara, Chivas Extra e a linha de luxo Royal Salute. Nesta última criou, entre outros, o Old Stone of Destiny 38 Anos, Tribute to Honour, 62 Gun Salute, 100 Casks Selection e Diamond Tribute.

Recentemente, Colin Scott esteve no Brasil para o lançamento oficial do whisky Chivas XV. Saiba mais sobre o rótulo:

Chivas XV: todo o glamour do whisky finalizado em barris de cognac

coqueteleira p

CLUBE DO BARMAN

Plataforma educacional sobre coquetelaria da Pernod Ricard Brasil. Aqui você encontra tudo o que precisa saber para ser tornar um bom profissional. Coquetelaria de qualidade, onde o que mais importa é a venda de produtos de alto padrão ao consumidor final e a opinião que vale é a do Mercado.

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Bem-vindo(a)

Você precisa ter mais de 18 anos de idade para acessar este site. Informe o ano do seu nascimento:

Ao acessar este site, você concorda com nossos Termos de Uso e com nossa Política de privacidade. Não compartilhe nem encaminhe para menores de idade. ©2023 Clube do Barman. Todos os direitos reservados.