Em que ano você nasceu?





Spirit premium mexicano, Del Maguey Mezcal será vendido nos EUA

Notícias

 ⍟ Feito de maneira artesanal no interior árido mexicano, o sucesso do destilado de agave está desbravando novos mercados ao redor do mundo

Publicado em 22 de junho de 2017, às 10h30.

Produzido na região de Oaxaca, no México, o mezcal é um primo distante da tão apreciada tequila. Feitos a partir da mesma planta, o agave, a espécie do vegetal e o modo de fabricação os diferenciam. Em sua terra natal, é produzido por famílias de comunidades locais e vendidos em pequenos bares a preços irrisórios. No entanto, o produto tem ganhado o mercado internacional. Uma de suas principais marcas super premium, o Del Maguey Single Village Mezcal será distribuído nos Estados Unidos pela Pernod Ricard.

O sabor adocicado do agave pode ser encontrado em diversas marcas diferentes, produzidas da mesma forma há mais de 200 anos. Ao contrário do que parece, o agave não é uma espécie de cacto, mas uma planta semelhante à babosa. O mezcal pode ser feito a partir de várias espécies da planta, desde que sejam provenientes de regiões específicas do solo mexicano. A tequila, por outro lado, só pode ser feita com o tipo Tequiliana Weber Blue, com dupla ou tripla destilação.

agave planta mezcal
O agave, planta que dá origem ao mezcal, é plantada no solo árido mexicano

Primeiro, é preciso cultivá-lo, cortar seu “coração” à mão e cozinhá-lo em fornos embaixo da terra. Depois moê-lo, fermentá-lo e destilá-lo apenas uma vez, sem adicionar aceleradores químicos. Sua graduação alcoólica ultrapassa os 45 graus, tornando a bebida mais forte e relaxante do que outros destilados semelhantes. Através deste processo artesanal que emprega milhares de famílias mexicanas, o produto começou a ser reconhecido e apreciado no mundo todo. Tanto que alguns até ousam de chamá-lo de “novo gin“.

Segundo a International Wine & Spirits Research, as vendas globais de mezcal atingiram um valor recorde de US$ 80 milhões em 2015. Só nos Estados Unidos as vendas aumentaram 279% entre 2005 e 2015. Tamanho é o interesse pela bebida que ela se mostrou uma alternativa à tequila e chega com o rótulo super premium em diversos países.

DA ‘SINGLE VILLAGE’ PARA O MUNDO

Criado em 1995 pelo artista e empresário Ron Cooper, o Del Maguey é reconhecido entre os amantes da bebida por sua fabricação artesanal meticulosa e conduzida com responsabilidade. Ela segue padrões tradicionais, oriundos da antiga cultura Zapoteca, a “Single Village” a qual o produto faz referência em seu nome.

Para Cooper, a distribuição da bebida nos EUA  mostra a compreensão da Pernod Ricard quanto à missão da marca de preservar a cultura local. Ele afirma que seus gestores terão mais oportunidades em distribuir o produto para os amantes da bebida. Ao mesmo tempo, garante a continuidade da produção pelas famílias mexicanas. O estado de Oaxaca é um dos mais pobres do México e a agricultura é sua principal fonte de renda. Ou seja, o processo de produção do mezcal estará protegido.

Del Maguey Single Village Mezcal e suas variedades de aromas e sabores

Em sua fabricação rigorosa, não existe espaço para os guzanos. Eles são larvas que costumam ser colocadas dentro das garrafas de mezcal para dar um sabor característico. O costume tem o objetivo de despertar curiosidade em que não conhece a bebida, mas geralmente mascara um álcool de baixa qualidade.

Segundo o CEO da Pernod Ricard, Alexandre Ricard, a parceria ilustra a estratégia da empresa de se unir a empreendedores dinâmicos. Assim, compartilha-se a paixão por produtos autênticos e de qualidade para expandir o portfólio de marcas da Pernod.

SABORES DO MEZCAL DEL MAGUEY

O produto não está à venda no Brasil. Mesmo assim, a diversidade de tipos de mezcal à venda no México é enorme. No portfólio da Del Maguey Single Village Mezcal, por exemplo, há mais de uma dezena deles. A diferença está nos pequenos detalhes, como sabores adocicados de baunilha; aromas mais picantes, como o da canela, entre muitos outros. O mezcal Vida, é o símbolo da marca.

Como a variedade de bebidas é enorme, não faltam opções para despertar a criatividade na hora de preparar um drink. Permita-se explorar os sabores, texturas e aromas que a marca oferece.

Smoky Lavender SourSnap-2014-09-16-at-14_17_02

(Receita reproduzida do site oficial. Pelo bartender Giuseppe Santamaria, Boutique Bar, Ohla Hotel, Barcelona, Espanha)

INGREDIENTES

60 ml de Del Maguey Mezcal Vida
20 ml de suco de limão tahiti
20 ml de xarope artesanal de lavanda
1 ovo

MODO DE PREPARO

Bata todos os ingredientes em uma coqueteleira. Sirva a mistura em uma taça coupette. Guarneça com bitters de lavanda e sementes da planta.

Você vai gostar de ler!

márcio silva uma das pessoas mais influentes da indústria de bebidas

Márcio Silva é eleito uma das cem pessoas mais influentes da indústria pela quarta vez

⍟  Ranking elaborado pela Revista Drinks International reconhece bartenders, destiladores, embaixadores e outros profissionais com grande influência no ...

Havana Club Selección de Maestros: um rum feito a várias mãos

⍟ Um dos rótulos mais especiais de Havana Club é feito a partir dos melhores blends escolhidos por seus maestros roneros, e produzido de forma ...

Morre o bartender Rafael Domingues, ex-Frank Bar

⍟ O barman, que atualmente trabalhava como gerente de bar no Nit (SP), faleceu na noite de ontem (28). Publicado em 29 de junho de 2022. Rafael Pires ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante