Em que ano você nasceu?





Desmond Payne, master distiller de Beefeater, completa 50 anos de atividade na indústria

Notícias

⍟ Poucos homens no mundo tiveram o segredo que ele possui em mãos: a receita inigualável de Beefeater London Dry Gin. Há cinco décadas, Desmond Payne adotou a destilação como arte

Publicado em 15 de setembro de 2017, às 10h.

O mercado de gin era incipiente antes de Desmond Payne. Ainda nos anos 60, ele deu seus primeiros passos dentro da indústria de bebidas em uma fábrica de vinho que, por coincidência, também possuía uma destilaria de gin. O fascínio pelo manuseio e combinação dos botânicos para a produção de um spirit único apenas cresceu até o dia em que assumiu o controle da produção de um dos gins mais clássicos do mundo: Beefeater London Dry Gin. Este mês, o destilador experiente completa 5o anos de trabalho dedicados ao gin.

A Inglaterra foi o celeiro de seu desenvolvimento profissional. Antes mesmo de estrear como master distiller da marca londrina, que o consagrou como um dos maiores especialistas na bebida, Desmond encarou o desafio de estar à frente da destilaria mais antiga de gin inglês em atividade: Plymouth. Por lá, trabalhou durante 25 anos.

Em 1995, no entanto, foi convidado a conduzir a produção de Beefeater. Para ele, era uma grande responsabilidade, já que teria que manter viva a história da bebida e seu reconhecido padrão de qualidade. Durante os últimos 22 anos, pode aguçar seus sentidos, ganhar experiência na escolha dos melhores botânicos, criar gins premiados e, mais do que isso, compartilhar conhecimento sobre este produto que entende como ninguém.

Desmond Payne Beefeater Distiller

CRIANDO GINS COM SEU TOQUE PESSOAL

Um dos aspectos mais importantes de sua função como master distiller foi aumentar o legado da marca através do desenvolvimento de novas receitas de gin. A primeira e mais marcante delas foi Beefeater 24, lançada em 2008. Ele explicou ter levado 18 meses para concluí-la, entre testes e escolha de 12 botânicos ideais para a fórmula.

Para Desmond, foi um projeto muito especial e criativo, pelo qual sempre terá carinho.

Em seguida, partiu em direção a um spirit mais ousado, de edição limitada. É o caso do Burrough’s Reserve. Ele é produzido de forma artesanal em um maquinário de cobre chamado Still Number 12, que pertenceu ao fundador da marca, James Burrough. Depois de destilado, ele envelhece em barris de carvalho usados previamente na fabricação de vinhos tipo Bordeaux. Com capacidade de 268 litros, o still garante um gin exclusivo.

OLHAR PATERNO SOBRE O MIXLDN

Estar entre amantes de gin e profissionais criativos é uma das partes mais recompensadoras de seu ofício, conforme já afirmou em algumas entrevistas. E o MIXLDN, o campeonato global de Beefeater que está com inscrições abertas para sua sétima edição, é a melhor oportunidade para isso.

Desde a primeira delas, em 2011, Desmond está presente entre o corpo de jurados, acompanhando as etapas e avaliando drinks. O prêmio para o grande vencedor envolve a maior paixão do distiller: criar sua própria versão limitada do gin. São meses de trabalho ao lado do bartender melhor colocado, testando e escolhendo novas nuances de sabor para Beefeater. É uma verdadeira aula de destilação clássica.

Desmond Payne, inclusive, é presença confirmada na final da etapa brasileira do MixLDN que acontecerá em 22 de novembro.

Mesmo com o peso da idade, o destilador está no ápice de sua carreira e não tem planos de diminuir sua produção criativa. Enquanto puder, pretende continuar criando, experimentando e cuidando para manter a qualidade inigualável do sabor do autêntico London Dry Gin.

Para homenagear as bodas de ouro de ofício do seu master distiller, a equipe de Beefeater preparou um vídeo:

 

Você vai gostar de ler!

bloody mary em cima da mesa

Bloody Mary é coisa séria: 6 dicas para aperfeiçoar o clássico

⍟  Um clássico contemporâneo com sete ingredientes e centenas de releituras e adaptações, o Bloody Mary é um drink que pode ser aperfeiçoado para ...

bartender diogo sevilio embaixador de consumo responsável

Diogo Sevilio é embaixador de consumo responsável da Pernod Ricard Brasil

⍟ Bartender e consultor de bares paulista assumiu a missão de dialogar com a indústria, os profissionais de bar e o público geral sobre a importância do ...

como utilizar chás

Como utilizar chás, infusões, blends e tisanas nos seus cocktails

⍟ Nem tudo aquilo que chamamos de chá realmente é. A cultura e tradição desta bebida é milenar e está focada em uma espécie de plantas, chamada ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante