Em que ano você nasceu?





Dia dos Pais: cinco cocktails para preparar e encantar nesta data

Educacional
dia dos pais

⍟ Nas comemorações deste ano, envolva seu pai no mundo da coquetelaria e prepare junto com ele algumas receitas clássicas e saborosas

Trabalhar atrás do balcão significa, muitas vezes, estar longe de casa em algumas das principais datas comemorativas do ano. Mas isso não significa que não seja possível celebrar bons momentos com quem a gente ama. O Dia dos Pais, por exemplo, é uma data em que muitos de nós, bartenders, estamos trabalhando e, portanto, precisamos buscar alternativas para estar junto da família. O Clube do Barman preparou uma seleção de cinco cocktails simples para comemorar este segundo domingo de agosto em família, com hospitalidade e boas lembranças.

Mais do que preparar drinks, coquetelaria também é hospitalidade e experiências. Por isso, ao invés de apenas servir o cocktail favorito do pai, você pode envolvê-lo no mundo do bar, ensinando algumas técnicas básicas do preparo de drinks, como bater a coqueteleira, como usar corretamente alguns utensílios e até a preparar o cocktail favorito dele. Além de ser uma experiência enriquecedora, é uma oportunidade de trocar conhecimentos, aprender histórias e apresentar mais detalhes sobre a sua profissão para alguém que você ama.

Outra opção é presentear o seu pai com uma receita exclusiva, feita em homenagem a ele. Para isso, use a criatividade, transformando uma lembrança importante em uma obra de arte etílica. Associe ingredientes, texturas, temperaturas e histórias – mas não se esqueça de colocar um nome com um significado afetivo. Essa receita autoral pode até se tornar um clássico dentro da família.

Confira cinco receitas de drinks para encantar todos os gostos no Dia dos Pais:

NEGRONI

Alguns pais já estão bastante familiarizados com o mundo da coquetelaria e já têm os seus drinks favoritos. O Negroni costuma ser a pedida certa entre os pais com paladar mais voltado para o amargo, drinks de sabor encorpado e alcoólicos. Ensinar ao seu pai a receita favorita dele e permitir que ele prepare o próprio cocktail é uma experiência que vai ficar na memória, assim como a primeira vez que ele ensinou você a andar de bicicleta.

Negroni

INGREDIENTES

30ml de Beefeater London Dry Gin
30ml de Ramazzotti Amaro
30ml de bitter italiano

MODO DE PREPARO

Coloque todos os ingredientes em um mixing glass com gelo e misture. Coe para um copo baixo com gelo e coloque duas fatias de laranja dentro do copo como guarnição ou um zest de laranja.


WHISKY SOUR

Um destilado que o seu pai gosta, mas de um jeito que ele ainda não provou. Convidá-lo para preparar e experimentar um Whisky Sour pode ser uma boa forma de surpreendê-lo neste Dia dos Pais. Além de ser um cocktail saboroso e fácil de preparar, você pode encantar o seu pai ensinando sobre como se forma a espuma do drink, que pode levar clara de ovo ou outro ingrediente da sua escolha. Aproveite para contar a ele um pouco sobre a história deste clássico, que exploramos nesta matéria.

Whisky Sour

INGREDIENTES

45 ml de whisky Chivas 12
30 ml de suco de limão siciliano
15 ml de simple syrup
1 dash de clara de ovo

MODO DE PREPARO

Adicione todos os ingredientes em uma coqueteleira e agite com gelo. Coe com um julep strainer para um copo old fashioned com gelo e guarneça com meia fatia de laranja e uma cereja ao maraschino (opcional).


CAIPIRINHA

Essa opção não tem erro. Além de paixão nacional, a Caipirinha também combina com bons momentos em família, um churrasco animado ou uma bela feijoada. Use o limão, os copos e a cachaça que seu pai já tem em casa e proponha para ele um modo de preparo diferente: ao invés do já popular batido na coqueteleira, faça a Caipirinha montada no copo. Quem sabe ele curte o resultado!

Outro detalhe que pode fazer a diferença no sabor final do cocktail é a forma de cortar o limão, eliminando as fibras da fruta, que conferem mais amargor à bebida.

Caipirinha

INGREDIENTES

60 ml de cachaça São Francisco
1 limão tahiti
2 colheres bailarinas de açúcar

MODO DE PREPARO

Coloque o limão cortado à francesa e o açúcar em um copo old fashioned e, com o auxílio de um muddler, amasse com delicadeza até extrair o suco do limão. Em seguida, encha o copo com gelo e depois coloque a cachaça. Misture levemente. Sirva.


GIN TÔNICA

Tem pai que adora uma tendência. Nesse caso, uma Gin Tônica cai bem! Apesar de não ser um cocktail recente e seu pai provavelmente já tê-lo bebido em umas festas e eventos sociais na juventude, hoje estamos passando por um revival deste drink tão simples e refrescante. Escolha um bom rótulo de gin e exiba seus conhecimentos técnicos: explique para ele o que são os botânicos e como escolher os melhores insumos para ressaltar as notas de sabor desejadas no drink.

Neste revival, a taça borgogne é peça-chave. Então deixe o copo alto de lado e convide-o para preparar o cocktail em sua roupagem atual, resfriando a taça, adicionando os ingrediente se finalizando com os botânicos escolhidos. Pergunte a ele se conhece a história por trás deste drink. Caso a resposta seja negativa, mostre a ele esta matéria.

Gin tônica dia dos paisGin Tônica

INGREDIENTES

60 ml de Beefeater London Dry Gin
150 ml de água tônica
1 fatia de laranja bahia

MODO DE PREPARO

Em uma taça borgogne com gelo e previamente resfriada, misture o Beefeater London Dry Gin com a tônica e mexa levemente com uma colher bailarina. Guarneça com uma fatia de laranja bahia.


OLD FASHIONED

Do inglês, Old Fashioned significa ‘à moda antiga’. Se o seu pai é tradicional, prefere apreciar uma boa dose de whisky a se aventurar pelo mundo das criações etílicas, este é o drink certo para preparar com ele. Deixe que ele escolha o rótulo de whisky que mais gosta e apresente o modo de preparo centenário, usando o torrão de açúcar no lugar do simple syrup.

Para ele, isso já é sair da zona de conforto. Para você, pode representar um grande passo do seu pai em direção à coquetelaria. Imagine vocês dois dividindo esta mesma paixão?

Old Fashioned

INGREDIENTES

75 ml de Ballantine’s Bourbon Whisky
1 torrão de açúcar
3 gotas de Angostura Bitters
1 cereja fresca ou em calda (Marraschino)

MODO DE FAZER

Coloque em um copo baixo o torrão de açúcar e as gotas de Angostura Bitters sobre o torrão. Acrescente a dose de whisky, em seguida adicione a pedra de gelo, mexa levemente com uma colher bailarina e finalize com a cereja ou um zest de laranja.

Agora que você já conhece algumas opções de cocktails para comemorar o Dia dos Pais, que tal aprender a encantá-lo com as histórias das bebidas?

Conquistar clientes com as histórias dos drinks

Você vai gostar de ler!

caipirinha

Caipirinha: as possíveis origens do clássico brasileiro centenário

⍟ Cocktails são expressões da cultura etílica de um povo através dos tempos, e com a Caipirinha não foi diferente. Conheça as histórias deste ...

7 cocktails simples e saborosos para o cardápio de brunch do seu bar

⍟ O brunch é uma ocasião de consumo que requer um cardápio especial para o seu bar. Nesta matéria, selecionamos sete drinks saborosos que podem fazer ...

brunch

Brunch: saiba o que é e como usá-lo para aumentar a venda de drinks no bar

⍟ Tradição em países como Estados Unidos e Inglaterra, a cultura do brunch tem se espalhado em diversas cidades brasileiras. Saiba o que é e como usar ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante