Em que ano você nasceu?





Dia Mundial do Gin Tônica: 4 motivos para escolher Beefeater Gin

Notícias
duas taças de gin tônica beefeater

⍟ Em 19 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Gin Tônica, um dos cocktails mais populares no Brasil e no mundo. Nesta matéria, veja quatro motivos para preparar este drink com Beefeater Gin

Um dos cocktails mais apreciados ao redor do mundo, o Gin & Tônica tem uma receita simples, mas que pode surpreender os clientes com pequenos detalhes: a harmonização das guarnições, a diluição adequada e, principalmente, a escolha do destilado. Por este motivo, o Clube do Barman preparou essa matéria com quatro motivos para escolher o Beefeater Gin para celebrar o Dia Mundial do Gin & Tônica deste ano.

Mas antes, precisamos fazer uma breve viagem às origens deste cocktail que, apesar de parecer moderno, tem uma história muito mais antiga. Ela data do século XIX, quando os britânicos faziam incursões na Índia, cujo clima quente e úmido deixava seus soldados vulneráveis à doenças tropicais como a malária, que levava centenas de homens à morte.

A Chinchona calisaya, típica da flora amazônica, era utilizada para prevenir a doença, porém seu sabor amargo causava náuseas e vômitos. Para proteger-se da doença, os soldados tomavam uma dose de quinino todos os dias e, para disfarçar seu gosto forte, eles decidiram adicionar à água gaseificada com quinino, o açúcar, limão siciliano e gin. Nascia, assim, a base da receita do Gin & Tônica. Saiba mais sobre o cocktail na matéria a seguir:

As origens do Gin Tônica, o ‘Perfect Serve’ e dicas de produção artesanal

Veja abaixo quatro motivos para escolher Beefeater Gin para comemorar este Dia Mundial do Gin Tônica:

1 – FEITO NO CORAÇÃO DE LONDRES

Cada gota de Beefeater é feita no coração de Londres, capital internacional da coquetelaria, sendo uma das poucas grandes marcas ainda produzidas na cidade. Esta história de amor com a cidade começou ainda no século XIX, quando seu fundador, James Burrough, decidiu comprar a primeira destilaria no bairro de Chelsea. Após mais de 200 anos, Beefeater continua sendo preparado na cidade com os rigores da tradição, por uma equipe composta de cinco funcionários e o master distiller, Desmond Payne.

Beefeater London Dry Gin é o gin mais premiado do mundo (de acordo com o International Spirits Awards de 2004 a 2020), e apesar de ser uma marca global, sua produção é artesanal e até hoje segue a receita original de James Burrough, com nove botânicos colhidos e processados à mão, essenciais para criar o sabor refrescante de Beefeater.

2 – ANTENADO ÀS TENDÊNCIAS GLOBAIS

Sempre em evidência no mercado internacional, Beefeater mantém uma busca constante por inovação, atendendo aos principais anseios dos consumidores. Um exemplo deste trabalho foi o lançamento do Beefeater Pink, com coloração rosada e adição de morangos, que abriu um leque de oportunidades para a criação de drinks instagramáveis. Mais recentemente, em 2021, a marca lançou no Brasil o Beefeater Botanics, novo rótulo da família, com redução de graduação alcoólica (Beefeater London Dry 47% vs Beefeater Botanics 27,5%), e ingredientes 100% naturais, sabor de limão siciliano e gengibre, em consonância com a tendência global por drinks menos alcoólicos e mais saborosos.

Beefeater Pink, gin com coloração rosada e infusão de morangos.

3 – EXPRESSÕES ÚNICAS E AUTORAIS

Para além do clássico London Dry Gin, Beefeater também conta com expressões únicas de gin que contam com a assinatura da marca. Uma delas é o Beefeater 24, criado pelo master distiller da marca em 2009, inspirado pelo sabor marcante do chá verde oriental, mas que também conta com botânicos leves como grapefruit e casca de limão.  O Burrough’s Reserve, lançado em 2013, traz o diferencial de ser envelhecido em barris de carvalho vermelho e branco de Bordeaux após a destilação, em que cada lote é único devido à produção artesanal. Já o Beefeater London Garden, de 2014, traz como inspiração os aromas do Chelsea Physic Gardens, jardins frequentados por James Burrough, criador da marca.

4 – SOB O CUIDADO DE DESMOND PAYNE

O master distiller de Beefeater Gin, Desmond Payne, tem mais de 50 anos de experiência na indústria do destilado – cerca de metade desta trajetória na destilaria londrina. Considerado um ícone na produção desta bebida, ele é o responsável pela criação dos rótulos mais modernos da marca e também pela manutenção da receita original de Beefeater Gin, criada por James Burrough. Atento às mudanças  de consumo nos principais mercados ao redor do mundo, ele utiliza toda a sua bagagem de experiências, aromas e sabores para escolher os botânicos que podem compor os próximos gins para o movimentar a coquetelaria internacional.

Você também pode aproveitar o Dia Mundial do Gin Tônica preparando um cocktail com o novo Beefeater Botanics. Saiba mais sobre este lançamento na matéria:

Beefeater Botanics: conheça o novo rótulo com graduação alcoólica reduzida

Você vai gostar de ler!

15 anos do Clube: vai passar um filme pela sua cabeça

⍟ Uma plataforma criada para bartenders, focada em aprendizado, profissionalização, troca de experiências, encontros, competições, conteúdo e ...

PUNCH com diluição

ARTIGO | A importância de uma diluição perfeita nos punches

⍟ Jurado técnico do sétimo episódio, Gustavo Rômulo avaliou a criação de punches com o tema ‘viagens’. Neste artigo, ele explica mais ...

Gustavo Rômulo: “Participantes estavam dispersos em plena semifinal”

⍟ Jurado técnico do sétimo episódio, Gustavo Rômulo voltou ao Bar Aberto para julgar a prova da semifinal sobre punches com o tema ‘viagens’. ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante