bartender diogo sevilio embaixador de consumo responsável

Diogo Sevilio é embaixador de consumo responsável da Pernod Ricard Brasil

⍟ Bartender e consultor de bares paulista assumiu a missão de dialogar com a indústria, os profissionais de bar e o público geral sobre a importância do consumo responsável para as experiências etílicas e a hospitalidade.

Publicado em 17 de agosto de 2022, às 11 horas.

É possível ser um bartender experiente e premiado sem consumir álcool? Para muitos, não. Porém, para Diogo Sevilio, bartender, mixologista e consultor de bares da capital paulista, é algo que potencializa a capacidade de criar receitas e experiências memoráveis para seus clientes. Este mês ele foi apresentado como embaixador de consumo responsável da Pernod Ricard Brasil para estabelecer conversas com funcionários da indústria de bebidas, profissionais e bar e público geral sobre o valor do consumo responsável para a saúde e a hospitalidade.

A discussão sobre o tema vem crescendo de forma notável nos últimos anos, com o surgimento dos drinks ‘lo-no’ alcohol, de baixa ou nenhuma graduação alcoólica, com  a criação de cartas que privilegiam o pairing com pratos e porções, e principalmente, com a preocupação com a qualidade de vida no segmento  de bares e restaurantes, que geram debates sobre como melhorar a experiência dos clientes e manter as vendas dos bares em alta.

“As empresas já não vendem apenas a bebida, vendem lifestyle, momentos de convivência e celebração. Ou seja, não precisam comunicar a marca apenas pelo consumo do destilado: as marcas podem estar muito presentes na vida das pessoas de outras maneiras”, explica Diogo. “Cada vez mais espaços estão se abrindo para esse movimento e a Pernod Ricard Brasil trouxe a pauta à tona me trazendo para falar sobre o assunto e evoluirmos nessa temática. Fico feliz de poder contribuir com a minha experiência e com meu pensamento crítico em relação ao consumo responsável”.

MISSÃO: CONSUMO RESPONSÁVEL

Para Sevilio, o consumo responsável é mais do que uma tendência no bar, é uma missão de vida. Há alguns anos, quando decidiu parar de beber, precisou tomar uma decisão difícil: continuar ou não trabalhando atrás da barra. Apesar de amar o ofício de bartender, ele sabia que teria que lutar para ressignificar várias situações relacionadas ao álcool a fim de alcançar uma relação saudável com ele. Superar este desafio e ter uma rede de apoio na jornada fez com que ele quisesse fazer a diferença na vida de outras pessoas a partir do consumo responsável, a ponto de essa ser hoje sua missão profissional.

Diogo destaca que o álcool tem um poder incrível de criar convivências, mas precisa ser consumido e ofertado com responsabilidade para que cliente e bartender se beneficiem dele. “Eu acredito que não adianta a gente trabalhar para oferecer uma experiência maravilhosa para um cliente por três horas e, nos últimos trinta minutos, ele perder o controle e depois não se lembrar de nada”, ressalta, dizendo que também é papel do bartender estar atento ao cliente para que os momentos no bar sejam apreciados da melhor forma possível, evitando que o cliente acabe em uma posição de fragilidade.

“Se você deixa seu cliente exagerar na bebida, toda a experiência que você se esforçou para promover a ele pode acabar no limbo do esquecimento e da ressaca do dia seguinte. Combater o consumo excessivo de álcool ajuda a manter a nossa profissão, por meio não só da saúde do cliente, mas da nossa também. Vale muito a pena estarmos atentos ao cliente e cuidarmos dele, isso é parte essencial da experiência dele em nosso balcão”, finaliza.

Quer saber mais sobre como estabelecer uma cultura de consumo responsável no seu bar? Leia a matéria a seguir:

Soluções para implantar uma cultura de consumo responsável no bar

coqueteleira p

CLUBE DO BARMAN

Plataforma educacional sobre coquetelaria da Pernod Ricard Brasil. Aqui você encontra tudo o que precisa saber para ser tornar um bom profissional. Coquetelaria de qualidade, onde o que mais importa é a venda de produtos de alto padrão ao consumidor final e a opinião que vale é a do Mercado.

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Bem-vindo(a)

Você precisa ter mais de 18 anos de idade para acessar este site. Informe o ano do seu nascimento:

Ao acessar este site, você concorda com nossos Termos de Uso e com nossa Política de privacidade. Não compartilhe nem encaminhe para menores de idade. ©2023 Clube do Barman. Todos os direitos reservados.