Em que ano você nasceu?






Draco Tavern: da ficção, um bar de outro mundo

Coquetel&

⍟ Livro cultuado pelos fãs da ficção científica tem uma taverna frequentada por aliens e humanos como cenário principal. Detalhista, o autor Larry Niven retratou o bar e suas particularidades com maestria.

Publicado em 25 de janeiro de 2017

Em novembro último, Draco Tavern completou uma década de existência. A obra assinada pelo norte-americano Larry Niven é  ótima indicação para quem se identifica com o universo do bar. E séria candidata a livro de cabeceira se, além disso, o leitor também for adepto da ficção científica.

Draco Tavern foge ao lugar comum das tramas que se passam em ambientes de bar. Propõe uma inusitada convivência entre homens e alienígenas no balcão da taverna que dá título à publicação. “A liberdade de expressão está sempre ao alcance do autor. Ele precisa se apropriar dela”, declarou Niven à época do lançamento.

O contexto é engenhoso: uma enorme nave espacial orbita ao redor da Lua e de lá envia alienígenas para o Monte Forel, na Sibéria, Polo Norte. Lá os extraterrestres constroem um porto espacial que se torna atração e ponto de encontro para habitantes de outros cantos da galáxia. É quando o protagonista, Rick Schumann, resolve abrir uma taverna para recebê-los.

Obsessivo quanto aos detalhes, Larry Niven criou seu bar fictício com mesas flutuantes e cadeiras de vários tamanhos. O apetrecho, segundo o autor, garantia a fluência do papo independente da criatura que ali estivesse. Ele também menciona a existência de plugs universais, para que computadores e máquinas humanas e alienígenas pudessem estar conectados.

HUMOR E REFLEXÃO

Nos 27 contos, que se passam por volta de 2030, a interação entre humanos e aliens resulta em momentos bem-humorados e surpreendentes. Além dos clientes, antropólogos e cientistas passam a visitar o lugar e estudar as espécies que se alternam entre um drink e outro. No centro das atenções está Schumann, que assume o posto de bartender para servir seus frequentadores com coquetéis inusitados, tais como o The Bull Shot, suposta mistura de “vodka e consommé”.

Fãs do livro produziram ilustrações inspiradas nos personagens. Aqui, o web artist Onyx Serpent retrata uma cena na taverna.

“Draco Tavern não é apenas um pub. É o modo e o lugar onde humanos interagem com pelo menos 28 espécies da galáxia. Um lugar onde entre trilhões de mentes de aliens estão as respostas para as questões universais. Não é fácil, nem barato mantê-lo. Cuidar do estoque fica cada vez mais difícil a cada vez que surge uma nova espécie. E o clima da Sibéria também não ajuda muito. Mas a experiência vale cada centavo”, resumiu Niven em artigo publicado há dois anos, abusando da mescla entre realidade e ficção.

A obra pode ser adquirida na Amazon ou na Livraria Cultura.

E para quem gosta do assunto, vale a pena também ler nossa matéria sobre o HR Giger Bar Museum, na Suíça, criado à imagem e semelhança do filme Alien.

LARRY NIVEN

Nascido em Los Angeles (EUA), 1938, Niven estudou no Instituto de Tecnologia da Califórnia. Mas conta que não concluiu o curso pois preferia passar horas em um sebo vizinho, devorando revistas de ficção científica. Chegou a trabalhar como frentista e voltou a estudar, desta vez na Universidade de Washburn. Lá se formou em Matemática.

Em 1964 publicou seu primeiro texto: “The Coldest Place”. Desde então aborda a ficção científica de várias formas: em artigos, quadrinhos, scripts para TV, palestras e ações políticas em favor da conquista do espaço. E faz questão de dizer que usa computadores para escrever desde 1978.

Outros títulos de sua autoria: Scatterbrain, RingWorld, Inferno, Juggler of Worlds e Fleet of Worlds.

 

Você vai gostar de ler!

Rhys Wilson: de campeão do Chivas Masters a embaixador global

⍟ Em sua recente passagem pelo Brasil, o embaixador global de Chivas Regal, Rhys Wilson, conversou com o Clube do Barman sobre sua carreira, as ...

drink Altos Homemade Margarita

Altos Homemade Margarita

INGREDIENTES 60 ml de Tequila Altos Plata 30 ml de triple séc 30 ml de suco de limão tahiti fresco MODO DE PREPARO Adicione todos os ingredientes em uma ...

drink Aguacatona

Aguacatona

INGREDIENTES 60 ml de Tequila Altos Plata 30 ml de suco de abacaxi fresco 15 ml de suco de limão siciliano 15 ml de calda de agave 1/4 de um avocado maduro ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante