Em que ano você nasceu?





Drinks refrescantes com café para comemorar o Natal

Educacional

⍟ Bebidas natalinas não precisam ser quentes e pesadas como costumamos ver em sites de outros países. Nesta matéria, mostramos algumas opções de cocktails refrescantes com café para celebrar a data no clima tropical

Diferente das comemorações do hemisfério norte, que acontecem em meio ao clima frio, com muita neve e agasalhos, o Natal brasileiro ocorre no período mais quente do ano. Portanto, os mesmos drinks não se aplicam às duas regiões. É preciso adaptar e criar receitas que tragam na essência da comemoração, sem deixar de fora a refrescância e a leveza que nosso clima pede.

Sabor do Natal NÃO é colocar uva passa em tudo.

Isso não significa abrir mão dos sabores e texturas que costumam estar presentes nas tradicionais receitas europeias e americanas. Assim como na gastronomia natalina, que preserva algumas características que, embora não façam parte de nosso repertório habitual de sabores, marcam as comemorações, também na coquetelaria, é interessante que preservemos alguns ingredientes e sabores, utilizando-os de uma maneira que combine com a alta temperatura da estação. E não estamos falando de uva-passa.

Notas como baunilha, café, chocolate, toffee e texturas mais cremosas são algumas das características encontradas em drinks de inverno. Esses sabores fazem parte do repertório de drinks natalinos.

No Brasil, os drinks quentes estão mais associados às comemorações juninas, que acontecem no período mais frio do ano, com nossos tradicionais quentão e vinho quente. O imperativo nas festas de final de ano é refrescância.

NATAL TROPICAL E CAFEINADO

No Natal brasileiro ainda é possível servir drinks com notas mais doces, textura cremosa e com os sabores que invocam emoções como conforto, família, acolhimento e comemoração, mas refrescantes, ideais para o verão.

Um dos ingredientes mais versáteis e completos para se criar receitas adequadas ao calor brasileiro que atendam a estas características é o café. Tradicionalmente servido quente, ainda é pouco utilizado em bebidas geladas. Para desfazer este tabu, recentemente gravamos uma aula ensinando a preparar o delicioso cold brew – café extraído a frio, servido gelado ou com gelo. Ele dá um toque especial a bebidas com destilados claros como a vodka, gin e tequila, mas também dá bons resultados com licores como Kahlúa. Assista à aula:

Se a pedida são drinks mais cremosos, as texturas podem variar entre as mais leves, como a de um Espresso Martini, ou mais pesadas, no caso de um Creamy Coffee. E se ainda restam dúvidas quanto às possibilidades de combinação com o café, basta lembrar-se que ele é a semente de uma fruta e possui muitas características que combinam bem com frutas cítricas como limão e laranja.

Nada com uva-passa?

RECEITAS COM CAFÉ PARA O NATAL

Agora que já falamos sobre as possibilidades do uso de café na criação de drinks gelados, doces e até mesmo cremosos para as festividades natalinas, chegou o momento de criar. Abaixo, separamos algumas receitas que podem inspirar o desenvolvimento de receitas autorais para a data ou até mesmo fazer parte do seu menu de cocktails natalinos.

drinks para o natalKahlúa Cold Brew

INGREDIENTES

30 ml de Kahlúa
90 ml de cold brew
Hortelã
Rodelas de limão

MODO DE PREPARO

Complete um copo com gelo, adicione o licor de café e o cold brew, misturando levemente com uma colher bailarina. Por fim, guarneça o drink com rodelas de limão siciliano e um ramo de hortelã.


Espresso Martini

INGREDIENTES

30 ml de Kahlúa
60 ml de Absolut Vodka
30 ml de café espresso
Opcional: simple syrup a gosto

MODO DE PREPARO

Em uma coqueteleira com gelo, adicione o licor de café, vodka e o café espresso e agite (dê preferência para o hard shake). Faça uma dupla coagem para uma taça martini resfriada.


drink cremoso com kahlúa para o natalCreamy Coffee

INGREDIENTES

25 ml de Kahlúa
Creme de café (2 colheres de sopa de café instantâneo, 2 colher de sopa de açúcar, 1 1/2 colher de sopa de água quente)
Leite gelado

MODO DE PREPARO

Para fazer o creme de café, coloque os ingredientes em uma tigela e misture com um mixer até obter um creme viscoso. Para preparar o drink, complete um copo alto com gelo, adicione a dose de Kahlúa, adicione leite a gosto e complete com o creme de café.


duas canecas de drinks para o natalMule de Café

INGREDIENTES

40 ml de Kahlúa
10 ml de Altos Tequila Plata
100 ml de ginger beer

MODO DE PREPARO

Adicione o licor de café e a tequila a um mixing glass com gelo e misture até resfriar a mistura por completo. Em seguida, coe para uma caneca de metal com gelo e complete com ginger beer. Por fim, guarneça com uma rodela de limão tahiti.


Kahlúa Sour

INGREDIENTES

75 ml de Kahlúa
15 ml de simple syrup
30 ml de clara de ovo
Suco de 1 limão siciliano

MODO DE PREPARO

Em uma coqueteleira, junte todos os ingredientes e agite sem gelo, isto emulsionará a clara de ovo com o restante dos ingredientes, adicionando textura. Então abra a coqueteleira, adicione gelo e agite novamente. Faça dupla coagem para um copo baixo com gelo. Outra opção é coar para uma taça martini resfriada. Se fizer isso, não adicione gelo ao copo.


White Russian

INGREDIENTES

30 ml de Kahlúa
60 ml de Absolut Vodka
30 ml de creme de leite batido

MODO DE PREPARO

Encha um copo baixo com cubos de gelo. Adicione o licor de café e a vodka, terminando com o creme de leite batido. Utilize uma bailarina com disco para controlar a cobertura e manter as camadas separadas.

Agora que você já conhece algumas receitas super refrescantes de drinks para o Natal, saiba mais sobre um grande clássico quente norte americano:

Eggnog, o cocktail tradicional do Natal americano

Você vai gostar de ler!

rótulo de garrafa do chivas ultis o melhor blended malt whisky

Chivas Ultis é eleito o melhor blended malt whisky de 2021

⍟ Primeiro blend de malt whiskies criado por Chivas Regal ganhou o prêmio do World Whiskies Awards 2021, agregando prestígio ao portfólio de bebidas da ...

Como as bebidas sobreviveram à Lei Seca?

⍟ Muito se fala sobre a Lei Seca nos EUA: seu legado, as referências cinematográficas, os mafiosos famosos. Mas como, de fato, as bebidas sobreviveram a um ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante