Em que ano você nasceu?






Emerson Fernandes e a paixão pela coquetelaria Tiki

Entrevista Nacional
bartender emerson fernandes

⍟ No andar superior do Bar Açaí, em Santos (SP), um pequeno balcão trouxe as tradições da coquetelaria tiki para a Baixada Santista. Conheça Emerson Fernandes e sua paixão pela coquetelaria caribenha.

Publicado em 9 de abril de 2019, às 11 horas.

Um caso de amor que começou do outro lado do Oceano Atlântico. Essa é a melhor descrição para o relacionamento do bartender santista Emerson Fernandes e a coquetelaria tiki. No comando do Bar Açaí, em Santos (SP), decidiu montar um balcão especial, no piso superior da casa, para servir drinks no melhor estilo Tiki Old Style.

Hoje apaixonado pelos sabores dos runs cubanos e caribenhos, antes sentia-se realizado na dança. Bailarino profissional a trabalho na Itália, ele conheceu a coquetelaria por acaso e decidiu se profissionalizar na área estudando na Associazione Italiana di Barmen e Sostenitori. Lá, teve a oportunidade de trabalhar em bares na região turística de San Marino, em um bar que misturava sabores tiki aos brasileiros.

De volta à sua terra natal, Fernandes trouxe na bagagem não apenas um sotaque italiano peculiar, mas também uma grande experiência do trabalho com a coquetelaria tropical que, somada a um estudo mais profundo sobre a cultura tiki, resultou na criação de seu próprio balcão, em parceria com a dona do Bar Açaí.

CLÁSSICOS OLD STYLE

Por ter bebido da fonte dos grandes mestres deste estilo único de fazer drinks, como Dom The Beachcomber e Trader Vic, o bartender decidiu montar uma carta que agregasse os grandes clássicos tiki, cocktails à base de rum e também algumas criações com sabores brasileiros. A ideia era introduzir o público do bar na atmosfera caribenha e também contemplar outros paladares.

Assim, um drink icônico como o Queen’s Park Swizzle conversa com outros mais clássicos como o Jungle Bird, Rum Sazerac, Daiquiri e Caipirinhas. Tudo em uma única carta.

Conheça a trajetória do bartender Emerson Fernandes e sua paixão pela coquetelaria tiki:

Você vai gostar de ler!

palestras do clube do barman

Saiba quais serão as palestras do Clube do Barman no BCB 2019

⍟ Entre as mais de 50 horas de palestras do evento, três apresentações educacionais imperdíveis serão oferecidas pelo Clube do Barman. Conheça-as e ...

Responsib’ALL Day – Sustentabilidade para implementar no bar e na vida

⍟ Ação mobiliza colaboradores da Pernod Ricard em vários países no evento que trata sobre maneiras para evitar o desperdício e explica os princípios da ...

Programação do stand do Clube do Barman no BCB

⍟ Além de ser patrocinador master do BCB, o Clube do Barman estará presente no evento com um super stand. Confira a programação educacional na íntegra ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante