Em que ano você nasceu?





8 razões para começar a estudar inglês agora mesmo

Educacional
homem aprendendo inglês

⍟ Nenhum idioma é mais importante para se aprofundar no mundo do bar que o inglês. Saiba como aprender uma nova língua pode abrir novas portas e mudar a forma como você trabalha

Você já pensou em ler um determinado livro técnico sobre coquetelaria, mas acabou desistindo quando descobriu que ele só era vendido em inglês? Além de ser o mais falado no mundo, o idioma também pode ser considerado a língua universal para o aprofundamento em diversas áreas profissionais, entre elas, a coquetelaria. Estudar inglês, atualmente, é um investimento não só para o desenvolvimento profissional, mas também para a vida pessoal.

Levando-se isto em conta, no Brasil essa é uma questão preocupante. De acordo com dados do Instituto Cultural British Council divulgados em 2019, apenas 5% da população brasileira sabe se comunicar em inglês e, destes, apenas 1% tem fluência no idioma.

Se ainda restam dúvidas sobre a necessidade de romper a inércia e começar a estudar inglês o quanto antes, o Clube do Barman preparou uma lista com oito razões importantes para fazer istk agora mesmo.

população do mundo

1 – É  IDIOMA MAIS FALADO DO MUNDO

O inglês é falado em mais de 60 países. Não à toa, é considerado o idioma universal. Sendo primeira ou segunda língua oficial de um país, é possível ler, falar e interagir com pessoas do mundo todo. No mundo dos negócios, principalmente, o inglês tem papel fundamental nas reuniões, bem como o espanhol e, mais recentemente, o chinês.

abrir fronteiras

2 – ESTUDAR INGLÊS ABRE FRONTEIRAS

Saber falar e entender a língua pode levá-lo aos mais diversos lugares do mundo, seja por turismo ou a trabalho. Imagine fazer uma visita guiada por sua destilaria favorita, visitar o bar estrangeiro que você mais admira, conversar com os bartenders, conhecer fábricas e museus das bebidas que você mais gosta. Entendendo inglês, você se sentirá confiante para tirar o máximo dessas experiências e quem sabe até trabalhar uma temporada no exterior.

livro

3 – FACILITA O ACESSO A MATERIAIS TÉCNICOS

Todo bartender tem seu livro favorito de coquetelaria, aquele que o ensinou técnicas e conceitos importantes que ajudaram na construção de sua carreira. E se você quisesse ler esse livro, mas ele estivesse em inglês? Por se tratar de um mercado editorial bastante nichado, é raro encontrar os principais livros sobre o tema traduzidos para o português. Exemplo disso é o livro ‘Cocktail Codex‘, aclamado pelos barmen, disponível apenas em ingles. Estudar o idioma vai desbloquear novos materiais para estudar.

networking

4 – PERMITE FAZER AMIGOS E NETWORKING

Se não fosse pela barreira da língua, imagine com quantas pessoas inspiradoras você poderia fazer contato? Por meio de ferramentas como Instagram, Facebook e Twitter, bartenders de todo o mundo dão seus depoimentos sobre o dia a dia atrás do balcão, compartilham histórias, os cardápios que desenvolvem, os desafios que enfrentam em seu país, ingredientes típicos, etc. Falando inglês, você poderá conversar com todas essas pessoas e entender melhor como está o cenário da coquetelaria em outros países. Quem sabe isso não traz inspiração para melhorar o trabalho no seu bar?

trabalho

5 – APERFEIÇOA SEU TRABALHO

Com acesso a mais fontes de informação, dá para se manter atualizado sobre as novidades do mundo do bar, as novas técnicas que estão sendo usadas ao redor do planeta, novas receitas e tendências. Estar atualizado sobre cada um desses assuntos impactará o seu trabalho, fazendo com que você apresente novidades para os clientes, seja capaz de otimizar o serviço da sua equipe e aproveite melhor os insumos do seu bar.

vencedor de competição

6 – MELHORA SUA PERFORMANCE EM COMPETIÇÕES

Cada vez mais brasileiros estão chegando às finais de grandes campeonatos de coquetelaria e, claro, o inglês é a língua oficial destes eventos. Entender e falar a língua é essencial para conversar com os outros participantes, apresentar seu cocktail, comunicar-se com os jurados, tirar dúvidas e aproveitar a experiência da melhor forma possível.

cérebro

7 – EXERCITA O SEU CÉREBRO

Para poupar energia, nosso cérebro tem o costume de padronizar a forma com que pensamos e acessamos informações, o que pode limitar a capacidade de raciocínio e aprendizagem a longo prazo. Para estimular a elasticidade neural, ou seja, a capacidade do cérebro em desenvolver novas conexões sinápticas, aprender e se desenvolver, é preciso treiná-lo.

Assim como uma série de exercícios práticos, o estudo de um novo idioma cria novas redes de estímulo do cérebro, que ganha a capacidade de processar mais informações, preservar a memória, facilitar o aprendizado de novas habilidades e muito mais. Depois de aprender a primeira língua estrangeira, o processo fica cada vez mais fácil!

estudar no computador

8 – DÁ PARA COMEÇAR AGORA

Agora você ficou sem desculpas! E se dissermos que dá para começar de graça, dentro de casa, no ônibus ou na fila do mercado? Graças à tecnologia, é possível dar o pontapé inicial nos estudos direto do seu computador ou smartphone. Aplicativos gratuitos como o Duolingo, WLingua, Lingualeo e Simpler tornam o processo mais dinâmico e divertido. Aproveite para se aprofundar com leituras, tradução de músicas, podcasts e vídeos no YouTube. A internet é uma fonte inesgotável de conhecimento.

Está com o celular em mãos? Então aproveite para conhecer o novo curso da Pernod Ricard para bartenders:

The Bar World of Tomorrow: curso online da Pernod Ricard foca em sustentabilidade

Você vai gostar de ler!

drink pop art do the arch bar

The Arch Bar lança menu em homenagem ao Jubileu de Platina da Rainha Elizabeth II

⍟ Composto de 12 drinks, o menu do The Arch Bar foi inspirado nas obras de arte da realeza britânica Publicado em 19 de maio de 2022, às 11 horas. No ano ...

Preparação mental para a jornada de trabalho no bar

⍟ Além da prática de esportes e de uma boa alimentação, a preparação mental pode ser uma ferramenta importante para o bem-estar durante as jornadas de ...

drinks veganos no balcão

Macetes veganos na coquetelaria

⍟ Cada vez mais clientes brasileiros estão aderindo ao estilo de vida vegano, livre de produtos com origem animal, e é preciso que o bar esteja pronto ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante