Em que ano você nasceu?





5 fatos surpreendentes sobre a história de Beefeater Gin

Educacional
fachada da destilaria de beefeater

⍟ De Londres para o mundo, Beefeater é uma das marcas de gin mais premiadas da indústria. Confira algumas curiosidades sobre sua criação e história que vão te surpreender

Existem milhares de marcas de gin mundo afora. Porém, mais do que a qualidade do produto final, cada detalhe, cada história, cada decisão é relevante para que a bebida seja reconhecida pelos consumidores e também prestigiada pela indústria. Com Beefeater Gin não seria diferente. Criada por um farmacêutico londrino em 1863, a bebida possui uma série de características que a tornam única e, atualmente, a mais premiada do mercado.

Um destes detalhes é, certamente, sua técnica de destilação. No processo de produção da bebida, antes de ser destilado, o álcool puro de cereais é embebido por cerca de 12 horas com os botânicos característicos da marca, escolhidos ano a ano por seu master distiller. O objetivo é permitir que os óleos dos botânicos interajam por mais tempo e alcancem um equilíbrio no paladar.

Outras características que tornam este gin tão especial são detalhes de sua história.

Veja abaixo cinco fatos curiosos sobre Beefeater Gin:

1. ÚNICA DESTILARIA EM LONDRES

Na época de sua criação por James Burrough, no século XIX, Londres era uma capital importante na Europa e sediava uma série de indústrias, entre elas, a do gin. Em 1863, quando foi criada, a destilaria ocupava uma casa no bairro de Chelsea, que era controlada pela família Taylor e foi comprada por Burrough por apenas £400.

Em 1908, a destilaria já era muito pequena para a produção. Dessa forma, todo o maquinário foi transferido para a Hutton Road, no bairro de Lambeth, ao sul de Londres. A destilaria foi chamada de Cale Street em referência ao antigo endereço, em homenagem às suas raízes.

Porém, alguns anos mais tarde foi necessário mudar de endereço outra vez. Em 1958, a destilaria passou a ocupar a Montfort Place, no bairro de Kennington. Com o crescimento da capital londrina e sua importância no cenário comercial, o mercado imobiliário explodiu, fazendo com que muitas indústrias da bebida passassem a ocupar fábricas em cidades no entorno de Londres.

Beefeater, por outro lado, se fortaleceu como marca em meio ao público europeu e mundial, se mantendo, assim, como o único gin produzido no coração da cidade.

2. NOME QUEBROU PADRÕES DA ÉPOCA

Você já parou para pensar na origem dos nomes das marcas de gin do tipo ‘London Dry’, assim como Beefeater? O que elas têm em comum? Em primeiro lugar, todas fazem referência ao sobrenome da família criadora da marca. Beefeater, do contrário, não.

James Burrough não era químico, mas farmacêutico. E antes de embarcar no desafio de criar uma receita autoral de gin, viajou pelos Estados Unidos e Canadá, onde aprendeu mais sobre spirits. Talvez por isso tenha saído da caixa na hora de batizar sua própria marca – o que também foi uma excelente estratégia de marketing para os padrões da época.

Os beefeaters, na verdade, são como os guardas da Torre de Londres são conhecidos. Receberem este nome, ‘comedores de bife‘, do inglês, porque afirmava-se que um beefeater sempre experimentava a comida antes do rei para assegurar que ela não estava envenenada. Os beefeaters são, até hoje, um dos símbolos da cidade.

destilaria de beefeater gin vista por dentro
Hoje em dia o gin é tão bem feito que uma destilaria vira até ponto turístico. Na imagem, a distilaria de Beefeater.

3. TRÊS OPERÁRIOS FABRICAM O GIN

Com milhares de litros da bebida sendo produzidos todos os anos, você pode imaginar que a destilaria de Beefeater emprega pelo menos algumas centenas de operários responsáveis pela destilação, envase e controle de qualidade do gin. Se você pensou nisso, se enganou.

Atualmente, além do master distiller Desmond Payne, trabalham somente três pessoas na fábrica. São eles que fazem a maceração dos botânicos em álcool, que comandam o maquinário e seguem à risca os comandos do destilador.

Pode ser difícil acreditar que toda a produção possa ser conduzida por somente três ou quatro pessoas. Mas é isso que acontece quando se tem em mãos uma receita sólida, comprometimento, conhecimento e um grande profissional liderando a equipe. Recentemente, um quarto integrante esteva sendo treinado junto ao time da fábrica.

4. SOB O MESMO OLHAR HÁ MAIS DE 25 ANOS

Muito da história de Beefeater deve-se ao seu experiente master distiller. Desmond Payne exerce, há 25 anos, o árduo trabalho de manter a receita de Beefeater Gin intacta. Porém, antes mesmo de estrear como destilador da marca londrina, Desmond encarou o desafio de estar à frente da destilaria mais antiga de gin inglês em atividade: Plymouth. Por lá, trabalhou durante 25 anos.

Em 1995, no entanto, foi convidado a conduzir a produção de Beefeater. Para ele, era uma grande responsabilidade, já que teria que manter viva a história da bebida e seu reconhecido padrão de qualidade. Durante os últimos 22 anos, pôde aguçar seus sentidos, ganhar experiência na escolha dos melhores botânicos, criar gins premiados e, mais do que isso, compartilhar conhecimento sobre este produto que entende como ninguém.

Recentemente, em entrevista ao Clube do Barman no Dia Mundial do Gin, ele falou um pouco mais sobre o processo de manter a receita do gin intacta e inalterada mesmo após tantos anos, sobre seus cocktails favoritos com o spirit e até sobre o retrato de James Burrough que o vigia dia e noite dentro do escritório. Assista-a aqui.

desmond payne segurando taça de drink
Desmond Payne, destilador de Beefeater com mais de 50 anos de experiência na indústria

5. A FRENTE DE SEU TEMPO

Enquanto algumas fábricas contentam-se em produzir a mesma receita há centenas de anos, Beefeater está sempre buscando maneiras de inovar na coquetelaria e oferecer melhores experiências para os amantes da bebida. Prova disso é a criação de novos rótulos alinhados às principais tendências mundiais no consumo da bebida. O Gin Hub, criado pela Pernod Ricard, estuda e faz experimentações nesse mercado exaustivamente.

Prova das inovações de Beefeater Gin é o lançamento do Beefeater 24, criado por Desmond Payne em 2011. Além dos mais recentes Beefeater Pink, Beefeater London Garden, Beefeater Blood Orange e o Burrough’s Reserve.

Agora que você já conhece alguns fatos sobre Beefeater Gin, saiba mais sobre um dos períodos mais sombrios da história deste spirit:

Gin Craze: A loucura do gin na Inglaterra dos séculos XVII e XVIII

Você vai gostar de ler!

cocktail rosa sobre o balcão de um bar

Como preparar seu bar para servir clientes com alergias alimentares

⍟ Segurança dos clientes deve ser palavra de ordem no bar. Conheça os principais itens que provocam alergias alimentares e saiba como evitar possíveis ...

curiosidades de beefeater atrás do balcão

Como usar as curiosidades de Beefeater Gin como argumento de venda no bar

⍟ Comunicação é uma ferramenta importante atrás do balcão e também nas redes sociais quando o assunto é gerar valor agregado ao produto. Saiba como ...

capa do livro meehan's bartender manual sobre a mesa

Meehan’s Bartender Manual: dicas de um dos pioneiros da nova coquetelaria

⍟ Como criar o design do seu próprio bar, aliando funcionalidade e estilo? Como manter a ordem em meio ao caos de uma noite cheia? Como montar o melhor ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante