Em que ano você nasceu?






Foodpairing: como combinar sabores usando a tecnologia

Coquetel&
cascas-frutas-reaproveitamento-drink

⍟ Ter um acervo pessoal de sabores é indispensável para a criação de novos coquetéis. Combiná-los da forma correta é ainda mais importante. Saiba como utilizar a tecnologia a seu favor.

Limão e banana casam bem em um drink? E morango com coentro? Se imaginar o resultado dessas combinações parece difícil usando apenas nossa memória de sabores, imagine utilizar três ou mais ingredientes, entre destilados, frutas e ervas. Felizmente, esta que é uma das etapas mais complexas da criação da carta de drinks hoje pode ser trabalhada de formas que a facilitem ou automatizem.  O Foodpairing.com é um exemplo disso. A plataforma, dedicada à coquetelaria e gastronomia, torna possível combinar mais de 1500 ingredientes.

Para determinar a classificação dos perfis de aroma dos alimentos e bebidas, o site realiza pesquisas com diversos tipos de ingredientes. E por meio de um processo químico chamado Espectrometria de massa acoplada à cromatografia gasosa (em tradução livre), os cientistas conseguem extrair dados relevantes para sua classificação pelo olfato humano.

COMO FUNCIONA

FOODPAIRING
Site permite criar e testar combinações de sabores de 1500 ingredientes (Foto: Reprodução)

Para ajudar no desenvolvimento de drinks, a plataforma contém não só alimentos, mas também marcas de vodkawhisky, bitters, vermutes e até gin. A fórmula de cada uma delas tem aromas e ingredientes únicos, o que pode originar inúmeras combinações. Por isso, é necessária a distinção. PlymouthMonkey 47 e Havana Club são  algumas das marcas disponíveis para teste.

Após criar uma conta gratuita (neste link), já é possível começar a combinar. A partir da escolha de um ingrediente principal, como um álcool base, é possível selecionar outros insumos que harmonizem com ele. O site dispõe os itens por ordem de melhor combinação, ou seja, os primeiros serão sempre os melhores resultados. A afinidade é indicada por um círculo verde e quanto mais ele estiver preenchido, mais adequada é a combinação. Ao finalizar a simulação, a ferramenta ainda oferece a opção de salvar a receita em uma biblioteca.

Apesar destas experiências de food pairing serem muito úteis para testar sabores e criar novas receitas, elas não devem ser levadas ao pé da letra, claro. Na prática, as proporções de ingredientes e suas qualidades têm influência direta no coquetel que será servido. Bom senso e cuidado são essenciais.

O site possui planos gratuitos e pagos. A versão sem custos disponibiliza cem ingredientes para testes. Já as pagas fornecem mais produtos e ferramentas exclusivas.

Você vai gostar de ler!

Aprenda a preparar um drink que muda de cor: BUTTERFLY GIN TONIC

⍟ Em mais uma playlist da Série sobre Plantas Alimentícias Não-Convencionais na coquetelaria, você conhecerá a flor do Feijão Borboleta, que dá ...

Drink el presidente feito com havana club

El Presidente: uma breve história do Manhattan à cubana

⍟ Criado em homenagem a um presidente e aperfeiçoado por outro, este cocktail é quase uma resposta cubana à hegemonia dos drinks à base de whiskey do ...

Série: Drinks com Chivas Regal Scotch Whisky

⍟ Já faz um tempo que caiu por terra o mito de que o Scotch deve ser bebido puro. Aprenda quatro receitas consagradas de cocktails com whisky para fazer o ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante