⍟ Vencendo qualquer tipo de expectativa a respeito da procedência das mãos que criariam verdadeiras obras de arte, abre-se um restaurante de alto padrão dentro de uma casa de recuperação italiana.
Deixar seus pertences na entrada, passar por revista e usar talheres de plástico. Isto não parece ser um ônus para aqueles que desejam conhecer o restaurante da Fortezza. Os clientes que fazem reserva nesse restaurante terão suas fichas criminais checadas, antes que sejam autorizados a frequentar o local. Quando chegam ao estabelecimento, suas bolsas e telefones celulares são confiscados e eles passam por um detector de metal. Para comer, somente talheres de plástico. O restaurante pouco usual fica na Itália, mais exatamente dentro da prisão de alta segurança Volterra, na Fortezza Medicea.
RECUPERAÇÃO
“Não é apenas uma distração. É mais do que isso”, afirma o detento Arena Aniello, preso desde 93, acusado de homicídio. “A vida na prisão é como uma máquina de fazer cópias. Você deixa sua cela, trabalha, faz exercícios físicos. Todo dia é igual. Por isso, essa oportunidade é incrível”.
A iniciativa, que a principio visava a recuperação dos detentos e a arrecadação de fundos para caridade, tornou-se um celeiro de talentos da gastronomia e hoje conta com 30 funcionários, entre cozinheiros, garçons, sommeliers, ajudantes de cozinha.
RESTAURANTE CONCORRIDO
Os pratos são variados e finos custam, em média, o equivalente a R$58,00, e a casa conta com uma bela carta de vinhos. Os eventos realizados ali não acontecem todos os dias, mas apenas algumas vezes por ano. Então, se você ficou interessado em conhecer a famosa prisão-restaurante de Volterra, é melhor reservar com bastante antecedência, pois as filas de espera costumam ser longas.
Se você arrisca um pouquinho o italiano, dê uma olhada nessa reportagem da TV Volterra:
Endereço: 56048 Volterra, Provincia de Pisa, Itália
Telefone:+39 0588 89111