Em que ano você nasceu?






Frank Bar conta a trajetória do Martini em carta de drinks com Plymouth Gin

Notícias

⍟ Carta pode ser apreciada no bar do lobby do Maksoud Plaza até o final deste mês. No total, são sete variações de um dos drinks mais clássicos da coquetelaria

Publicado em 8 de novembro de 2017, às 11h.

Poucos cocktails são tão fascinantes quanto o martini. Repleto de histórias, seu sabor único é motivo de curiosidade e pesquisa para bartenders do mundo todo. Com isso em mente e apaixonado pela coquetelaria clássica, Spencer Amereno Jr lançou no Frank Bar, na última segunda-feira (6), uma carta de drinks com sete receitas que contam sobre a evolução do Martini, desde sua primeira aparição, registrada em 1884. O gin – destilado estrela da receita – escolhido para acompanhá-las não poderia ser outro senão Plymouth.

Fabricado desde 1793 na destilaria de Black Friars, na cidade portuária com o mesmo nome da bebida, este gin é o mais antigo ainda em produção e um dos melhores do mundo. Além disso, a bebida tem sete botânicos diferentes em sua composição e 41,2% de teor alcoólico. Isso torna Plymouth o gin perfeito para elaborar um equilibrado Dry Martini – drink que tem este gin como base de sua primeira receita registrada.

MARTINEZ frank bar - leo feltran
Martinez, servido no Frank Bar (Fotos: Leo Feltran)

DO ANTIQUADO AO CONTEMPORÂNEO

Em sete etapas, Spencer Amereno Jr reconta a história do Martini desde sua primeira aparição. Segundo ele, isso se deu em 1884, com o Martinez. A versão à la Frank Bar é feita com Plymouth, Carpano Classico, Noilly Prat, Grand Marnier e Aged Angostura bitters.

Mas foi só quatro anos depois, em 1888, que o nome Martini surgiu pela primeira vez. Sua receita foi impressa no New and Improved Bartender’s Manual, com o simples nome de Martini, de autoria do bartender Harry Johnson.

Já em 1900, foi criado um dos drinks mais lembrados na linha do tempo do Martini: o Marguerite Cocktail. Feito com Plymouth Gin, vermute e orange bitters, é considerado o primeiro Dry Martini da história e também está presente no Harry Johnson Bartender’s Manual.

Seguindo a lista elaborada por Spencer Amereno Jr, o cardápio especial traz o Dry Martini Cocktail em referência a William Boothby, autor do livro The World’s Drinks and How to Mix Them, de 1908.

Outra referência que não podia faltar no menu temático é uma homenagem ao casal Charles do filme The Thin Man (ou A Ceia dos Acusados), de 1934, resultando no Nick and Nora Martini e sua clássica taça.

Os anos 50 também não poderiam ficar de fora da carta, por isso o Frank Bar também fez uma referência a um dos maiores ícones da coquetelaria sul-americana: o argentino Santiago Pichin. O drink escolhido foi o El Clarito. Este cocktail é preparado com Shinsei Yuzu Omoi, Martini Extra Dry e tomilho limão.

Para terminar, o cardápio também conta com o mais contemporâneo dos Martinis: o Martini Extra Dry.

FRANK BAR

Carta: ‘A Evolução do Martini contada em Drinks‘.

Data: segundas, terças e quartas-feiras de novembro.

Horário: das 18h à 1h.

Preço: R$ 31,00 por drink.

Contato:  (11) 3145-8000.

Você vai gostar de ler!

audrey hands

Audrey Hands: embaixadora global de Havana Club e sua paixão pelo espírito cubano

⍟ Há 15 anos no ramo da hospitalidade, Audrey Hands esteve recentemente no Brasil e conversou com a embaixadora brasileira, Marina Rufino sobre o panorama ...

Ora-pro-nóbis: PANC de grande potencial na gastronomia

⍟ Fácil de plantar e com inúmeras qualidades alimentícias. Assim é a ora-pro-nóbis, PANC muito consumida no Centro Oeste brasileiro. Em visita ao ...

garrafa de passport scotch, garrafa de absolut vodka, coqueteleiras, garrafa de whisky ballantine's e boné

Confira os sorteados na promoção do Clube do Barman e Bartender Store no BCB 2019

⍟ Nomes foram definidos no início do mês durante transmissão ao vivo na fanpage do Clube do Barman e já receberam em casa seu kit com prêmios da Pernod ...

One commentOn Frank Bar conta a trajetória do Martini em carta de drinks com Plymouth Gin

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante