Em que ano você nasceu?





Fundamentos da degustação – Parte 2 – A primeira degustação

Educacional

⍟ Objetivo desta degustação é que você comece a se acostumar com o amplo espectro de fragrâncias e sabores em várias categorias de bebidas destiladas. Por qual motivo? Quanto mais você souber sobre o que é necessário para criar destilados e como prová-los, melhor profissional se tornará.

Na primeira parte de guia, o Clube do Barman desfez alguns mitos muito comuns entre aqueles que nunca participaram de uma degustação às cegas. Entre elas é duvidar da própria capacidade de desenvolver o próprio olfato e paladar a ponto de saber identificar nuances nos destilados, compará-los e ligá-los aos seus rótulos.

Neste segundo artigo, você aprenderá macetes para realizar uma boa degustação. Separe seus copos e destilados e mãos à obra.

DILUÍDO OU PURO?

A maioria dos profissionais prefere provar o destilado do jeito que vem na garrafa, com força total; outros gostam de cortar essa potência da bebida ao meio, adicionando água. Nossa primeira experiência com a maioria desses destilados foi atrás de um balcão e, se quiséssemos saber o aroma e o sabor deles, misturá-los com água levaria, no mínimo, muito tempo.

Portanto, para começar, experimente-o primeiro puro, como sai da garrafa. Depois de determinar seus aromas e o sabores quando servidos diretamente da garrafa, você pode descobrir o que a mistura é capaz de fazer com eles.

garrafas de bebidas para degustação

VALOR DAS PALAVRAS – DESCREVENDO O QUE VOCÊ CHEIRA E PROVA

As palavras que você escolhe são suas, é claro, mas se forem muito pessoais, outras pessoas não saberão o que você quer dizer, não é?

O objetivo de usar palavras específicas ao descrever sabores e aromas é comunicar como é o cheiro e o sabor de uma determinada bebida. Deste modo, seus clientes poderão decidir, conforme preferências pessoas, se desejam pedi-la.

Daremos algumas idéias gerais de características de cada uma das categorias de spirits e suas descrições. Você deve procurá-las quando provar diferentes marcas nessas categorias.

TASTING FLIGHT

As marcas de bebidas que recomendamos para degustações são apenas direcionais. Elas foram escolhidas porque são a melhor representação dessa categoria de bebidas ou então exemplificam a diferença e as nuances dos sabores em cada categoria. Pegue um caderno, não tenha receio de voltar a ser um estudante e tomar nota de todas as percepções sobre as bebidas. Estas anotações o ajudarão a memorizar determinadas características de cada bebida e fazer uma contraposição de sensações em degustações diferentes. Você pode usar as marcas que tiver à sua disposição. Não é obrigatório adquirir essas marcas específicas. Apenas recomendamos que experimente marcas de cada categoria.

1 – Absolut Vodka
2 – Beefeater Gin
3 – Havana Club Añejo 3 Años
4 – Altos Plata Tequila
5 – Jameson Irish Whiskey
6 – Chivas Regal 12 Blended Scotch Whisky
7 – The Glenlivet 12 Single Malt Scotch
8 – Martell VSOP

PROCURE CADA UM DOS CINCO SABORES FUNDAMENTAIS

1 – Doce (procure a doçura da bebida na sutilidade. Não é um suco de uva, é um destilado)
2 – Salgado (salinidade, como gosto de água do mar? algum sabor mineral?)
3 – Azedo (citricidade, acidez, sensação de salivação)
4 – Amargo (a maioria de nós é mais sensível a esse gosto)
5 – Umami (uma sensação saborosa que é melhor demonstrada por coisas como queijo parmesão, molho de soja, cogumelos shitake)

AGORA BUSQUE AS SENSAÇÕES INTANGÍVEIS

1 – Complexidade
Quantas e quais diferentes camadas de sabores consigo perceber na bebida? Gosto de alguma sobremesa? Os sabores me lembram algo que já comi ou bebi antes? Estas notas não são apenas de bebidas. Sinto gosto ferroso? Cobre? Carvão? Algum outro mineral? Como é a pancada do álcool? Ardência na boca? Doçura e suavidade? Salivação? O que mais?

2 – Equilíbrio
Algum sabor ‘apaga’ os restantes? Há algum predominante, mas que permite sentir outros? Todos os sabores tem a mesma intensidade? Não consigo identificar um sabor específico?

3 – Persistência
Depois que engoli a bebida, o sabor permanece durante algum tempo? Todos eles ou algum em particular? Alguma sensação nova depois de engolir, como picância, oleosidade, adstringência?

Ótimo! Você já sabe como fazer sua primeira degustação. Não precisa fazer com todas as bebidas de uma vez. Comece com duas ou três de categorias diferentes e compare-as. Depois que ficar craque, comece a comparar duas bebidas da mesma categoria para perceber as diferenças mais sutis.

Agora aprenda a degustar rum, passo a passo:

Como fazer uma degustação de rum em 5 passos

Você vai gostar de ler!

monkey 47 sloe gin

Monkey 47 Sloe Gin chega ao Brasil para inovar na categoria premium

⍟ Aperitivo alemão feito à base de gin tem 29% de teor alcoólico e uso bastante versátil na coquetelaria. Saiba como comprá-lo no mercado nacional. ...

bartender atrás do balcão no Entrepreneur Awards

Inscrições para o Havana Club Bar Entrepreneur Awards terminam na sexta

⍟ Essa é a chance dos brasileiros conquistarem o prêmio que busca destacar as pessoas que são a força motriz por trás dos bares ao redor do mundo. ...

aplicativo do telegram no celular

Telegram: participe do canal do Clube e receba conteúdos exclusivos

⍟ Novo canal de interação com o Clube do Barman tem conteúdos exclusivos, novos formatos de informação e também contato direto com a equipe de ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante