Fundamentos da degustação – Parte 2 – A primeira degustação

⍟ Objetivo desta degustação é que você comece a se acostumar com o amplo espectro de fragrâncias e sabores em várias categorias de bebidas destiladas. Por qual motivo? Quanto mais você souber sobre o que é necessário para criar destilados e como prová-los, melhor profissional se tornará.

Na primeira parte de guia, o Clube do Barman desfez alguns mitos muito comuns entre aqueles que nunca participaram de uma degustação às cegas. Entre elas é duvidar da própria capacidade de desenvolver o próprio olfato e paladar a ponto de saber identificar nuances nos destilados, compará-los e ligá-los aos seus rótulos.

Neste segundo artigo, você aprenderá macetes para realizar uma boa degustação. Separe seus copos e destilados e mãos à obra.

DILUÍDO OU PURO?

A maioria dos profissionais prefere provar o destilado do jeito que vem na garrafa, com força total; outros gostam de cortar essa potência da bebida ao meio, adicionando água. Nossa primeira experiência com a maioria desses destilados foi atrás de um balcão e, se quiséssemos saber o aroma e o sabor deles, misturá-los com água levaria, no mínimo, muito tempo.

Portanto, para começar, experimente-o primeiro puro, como sai da garrafa. Depois de determinar seus aromas e o sabores quando servidos diretamente da garrafa, você pode descobrir o que a mistura é capaz de fazer com eles.

garrafas de bebidas para degustação

VALOR DAS PALAVRAS – DESCREVENDO O QUE VOCÊ CHEIRA E PROVA

As palavras que você escolhe são suas, é claro, mas se forem muito pessoais, outras pessoas não saberão o que você quer dizer, não é?

O objetivo de usar palavras específicas ao descrever sabores e aromas é comunicar como é o cheiro e o sabor de uma determinada bebida. Deste modo, seus clientes poderão decidir, conforme preferências pessoas, se desejam pedi-la.

Daremos algumas idéias gerais de características de cada uma das categorias de spirits e suas descrições. Você deve procurá-las quando provar diferentes marcas nessas categorias.

TASTING FLIGHT

As marcas de bebidas que recomendamos para degustações são apenas direcionais. Elas foram escolhidas porque são a melhor representação dessa categoria de bebidas ou então exemplificam a diferença e as nuances dos sabores em cada categoria. Pegue um caderno, não tenha receio de voltar a ser um estudante e tomar nota de todas as percepções sobre as bebidas. Estas anotações o ajudarão a memorizar determinadas características de cada bebida e fazer uma contraposição de sensações em degustações diferentes. Você pode usar as marcas que tiver à sua disposição. Não é obrigatório adquirir essas marcas específicas. Apenas recomendamos que experimente marcas de cada categoria.

1 – Absolut Vodka
2 – Beefeater Gin
3 – Havana Club Añejo 3 Años
4 – Altos Plata Tequila
5 – Jameson Irish Whiskey
6 – Chivas Regal 12 Blended Scotch Whisky
7 – The Glenlivet 12 Single Malt Scotch
8 – Martell VSOP

PROCURE CADA UM DOS CINCO SABORES FUNDAMENTAIS

1 – Doce (procure a doçura da bebida na sutilidade. Não é um suco de uva, é um destilado)
2 – Salgado (salinidade, como gosto de água do mar? algum sabor mineral?)
3 – Azedo (citricidade, acidez, sensação de salivação)
4 – Amargo (a maioria de nós é mais sensível a esse gosto)
5 – Umami (uma sensação saborosa que é melhor demonstrada por coisas como queijo parmesão, molho de soja, cogumelos shitake)

AGORA BUSQUE AS SENSAÇÕES INTANGÍVEIS

1 – Complexidade
Quantas e quais diferentes camadas de sabores consigo perceber na bebida? Gosto de alguma sobremesa? Os sabores me lembram algo que já comi ou bebi antes? Estas notas não são apenas de bebidas. Sinto gosto ferroso? Cobre? Carvão? Algum outro mineral? Como é a pancada do álcool? Ardência na boca? Doçura e suavidade? Salivação? O que mais?

2 – Equilíbrio
Algum sabor ‘apaga’ os restantes? Há algum predominante, mas que permite sentir outros? Todos os sabores tem a mesma intensidade? Não consigo identificar um sabor específico?

3 – Persistência
Depois que engoli a bebida, o sabor permanece durante algum tempo? Todos eles ou algum em particular? Alguma sensação nova depois de engolir, como picância, oleosidade, adstringência?

Ótimo! Você já sabe como fazer sua primeira degustação. Não precisa fazer com todas as bebidas de uma vez. Comece com duas ou três de categorias diferentes e compare-as. Depois que ficar craque, comece a comparar duas bebidas da mesma categoria para perceber as diferenças mais sutis.

Agora aprenda a degustar rum, passo a passo:

Como fazer uma degustação de rum em 5 passos

coqueteleira p

CLUBE DO BARMAN

Plataforma educacional sobre coquetelaria da Pernod Ricard Brasil. Aqui você encontra tudo o que precisa saber para ser tornar um bom profissional. Coquetelaria de qualidade, onde o que mais importa é a venda de produtos de alto padrão ao consumidor final e a opinião que vale é a do Mercado.

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Bem-vindo(a)

Você precisa ter mais de 18 anos de idade para acessar este site. Informe o ano do seu nascimento:

Ao acessar este site, você concorda com nossos Termos de Uso e com nossa Política de privacidade. Não compartilhe nem encaminhe para menores de idade. ©2023 Clube do Barman. Todos os direitos reservados.