Em que ano você nasceu?





Giacomo Gianotti e o elemento surpresa na coquetelaria

Entrevista Internacional
bartender Giacomo Gianotti

⍟ Para Giacomo Gianotti, coquetelaria é mais do que sabor, é entretenimento. Por trás da atmosfera divertida do Paradiso, speakeasy catalão, há muitas histórias e inspiração

Publicado em 30 de janeiro de 2020, às 11 horas.

Nascido na Itália, mas espanhol de coração. Giacomo Gianotti, o bartender por trás de cocktails divertidos e interessantes servidos na barra do speakeasy Paradiso, em Barcelona, é reconhecido por sua autenticidade e talento em criar mais do que drinks, experiências que entretêm os visitantes do seu balcão. Nesta semana, o mixologista esteve em São Paulo a convite de Plymouth Gin para ministrar uma masterclass sobre o tema e participar de um guest bartending no Seen São Paulo.

Na segunda-feira (27), se reuniu com profissionais de bar convidados pela marca para uma aula e bate-papo sobre seu processo criativo e o uso do gin na coquetelaria e, no dia seguinte, serviu receitas autorais ao lado de Heitor Marin – head bartender do Seen, no rooftop do Hotel Tivoli Mofarrej.

drink kriptonita de giacomo gianotti
Drink Kriptonita (Foto: El Paradiso)

Entre muitas receitas, o drink Kriptonita foi um exemplo de alta coquetelaria com um toque do seu ‘elemento UAU’, que cativa os clientes oferecendo experiências diferenciadas. Ele é preparado com Plymouth Gin macerado com capim-limão e shissô, vermouth dry, cordial de grapefruit, bitter de chocolate e licor elétrico – criado pelo próprio Gianotti. Sua aparência é inconfundível: servido no copo baixo, com gelo transparente e bebida em tons de amarelo fluorescente.

O Kriptonita é apenas uma das atrações etílicas do Paradiso, um speakeasy de clima descontraído no bairro de El Born. Para chegar ao bar, é preciso passar primeiro por um bar aconchegante especializado em pastrami. Ao abrir a porta de uma geladeira, os visitantes são surpreendidos pelo bar subterrâneo.

Confira abaixo a entrevista exclusiva concedida pelo bartender Giacomo Gianotti ao Clube do Barman:

CB: Você é um mixologista muito conhecido por privilegiar sobretudo o valor das boas experiências na coquetelaria. Como surgiu a ideia de criar um speakeasy diferente embaixo das ruas de Barcelona?

GG: O Paradiso surgiu assim por duas razões: porque as pessoas relacionam os speakeasies com a coquetelaria mais autoral e também para oferecer uma parte gastronômica típica, já que na parte superior do bar temos um bar especializado em pastrami, onde servimos petiscos, sanduíches, defumados e charcutaria em geral.

CB: Como foi definido o ambiente da casa, o conceito do bar e toda sua decoração?

GG: O ambiente do Paradiso é bastante relaxado, descontraído, mas com estilo festivo às vezes. A decoração é uma parte muito importante, a parte superior do nosso bar é feita com madeiras que “envolvem” as pessoas de uma ponta à outra, muito Gaudí, bem barcelonês. Na parede há uma palmeira, e as janelas ficam cobertas de flores.

CB: Na sua opinião, coquetelaria é entretenimento?

GG: Claro! Não podemos nos esquecer que as pessoas vão aos bares, de modo geral, para viver bons momentos sozinhas ou com amigos, e temos que saber entretê-los.

giacomo gianotti segurando garrafa de plymouth gin

 

“Com o gin, podemos libertar nossa criatividade”

Giacomo Gianotti, mixologista e head bartender do Paradiso Speakeasy

 

 

 

CB: Como vocês trabalham para surpreender o público no Paradiso?

GG: O fator ‘UAU’ é um dos diferenciais do Paradiso. Nós trabalhamos bastante na apresentação e na escolha da louça e dos copos em que vamos servir os cocktails, assim como as técnicas que serão usadas para prepará-los.

CB: A coquetelaria foi por muito tempo uma paixão exclusiva de certos grupos de pessoas. Como vocês trabalham para difundi-la no bar?

GG: No Paradiso, nós consideramos que é importante ter uma carta de drinks bastante ampla e com muitas opções, para agradar a todos os gostos dos visitantes.

CB: Os mixologistas estão sempre atrás da barra, imersos em receitas e produções. Como você se inspira para a criação de novos cocktails? Como desafia sua criatividade?

GG: A verdade é que este é um trabalho feito sempre em equipe e para nós existem diversas fontes de inspiração. Pode ser uma viagem, uma mistura de sabores bem particular que alguém tenha provado, uma nova ideia sobre técnicas que gostaria de implementar no bar… Cada drink é diferente porque a ideia que cada bartender quer transmitir para o cliente também é diferente.

CB: Na sua opinião, qual é o aspecto mais importante de um cocktail?

GG: Sem dúvida, o sabor é o mais importante, do ponto de vista geral. Mas tudo isso depende muito daquilo que queremos transmitir com o drink.

CB: Foi na Espanha que o Gin & Tônica ganhou fama e logo se espalhou por bares de todo o mundo. Ele segue em alta no país ou novas tendências estão ganhando lugar?

GG: Novas tendências e bebidas estão surgindo e virando moda, mas eu acredito que o Gin & Tônica chegou para ficar.

masterclass do giacomo gianotti

CB: Como é possível explorar todo o potencial do gin nos bares, indo além dos clássicos e buscando novas combinações?

GG: O gin é um destilado muito versátil para nós, porque tem aromas cítricos e de zimbro que são bastante marcantes, mas também bastante flexíveis e casam bem com sabores mais doces, mais amargos ou ainda cítricos. Por isso, com o gin podemos libertar nossa criatividade.

CB: Em sua opinião, qual é a importância da guarnição para um cocktail?

GG: A guarnição é muito importante, principalmente para a estética de um drink, porque estimula a atenção das pessoas. Para nós, no Paradiso, a guarnição tem que estar sempre relacionada com o restante dos ingredientes ou com o próprio cocktail.

Paradiso Speakeasy

Endereço: Rua Rera Palau, 4, El Born, Barcelona
Horário de funcionamento: de segunda-feira a domingo, das 19h às 2h30
Reservas: info@paradiso.cat
Informações: clique aqui

Você vai gostar de ler!

plinio joaquim segura taça em frente ao copacabana palace

Plínio Silva é o novo mixologista do Clube do Barman no RJ

⍟ Com passagem pelas chefias de bar de famosos balcões cariocas, Plínio Silva quer unir a comunidade de bartenders do estado e compartilhar conhecimentos ...

bartender bernardo sconza

Fundador e primeiro presidente da ABB, Bernardo Sconza morre aos 90 anos

⍟ Admirado por toda a classe de barmen, Bernardo Sconza fez carreira no Nacional Club e inaugurou o primeiro escritório da Associação Brasileira de ...

shot Extrakt Sour Chase

Extrakt Sour Chase

INGREDIENTES 20 ml de Absolut Extrakt 15 ml de suco de limão siciliano 8 ml de xarope simples de açúcar 1 rodela de limão siciliano MODO DE PREPARO Agite ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante