Em que ano você nasceu?






O que é guest bartender e como alavancar sua carreira

Educacional

⍟ Mais do que cumprir jornada em um balcão diferente, os guests são eventos que atraem olhares e muito networking para o profissional, para o bar e também para o patrocinador da ação. Saiba como ser guest bartender pode fazer a diferença em sua carreira

Se você trabalha no bar há algum tempo ou se é um entusiasta da coquetelaria, certamente já ouviu o termo guest bartender em algum lugar. Em inglês, significa ‘bartender convidado‘. O guest bartending e é um tipo de evento realizado por bares ou marcas no qual trazem um profissional de fora a fim de liderar a equipe da casa e, quebrando a rotina atrás do balcão, atraem novos clientes ou divulgam a marca patrocinadora. Em um bom guest, todos podem sair ganhando.

Afirma-se, no entanto, que o termo surgiu longe das barras, mas dentro das cozinhas dos restaurantes, por volta de 2007. O objetivo dos gerentes dos estabelecimentos era aumentar o número de reservas na casa e vendas por meio de convites a chefs renomados, que passariam um dia comandando suas equipes e oferecendo receitas autorais.

O evento, também conhecido como guest shift, surgiu na Europa e devido ao sucesso, logo ganhou os bares. Hoje, são muitos os motivos que levam à organização de guests. Entre eles, podemos destacar a divulgação de uma marca recém-chegada ao mercado, a popularização de um cocktail finalista em uma competição, a troca de conhecimentos entre bartenders de diferentes regiões e culturas, a movimentação da coquetelaria de uma determinada região, um grande evento, a atração de clientes através de um convidado famoso, o oferecimento de uma experiência internacional aos visitantes, entre outros.

No entanto, um dos maiores desejos na carreira de bartender é ser convidado para um evento como esse por desenvolver um trabalho único, como uma técnica ou cocktail que tenha se tornado sua marca pessoal.

guest bartender
Já pensou em se especializar em um cocktail, mesmo que clássico? Essa é uma das qualidades reconhecidas em um guest bartending

Agora que você já sabe o básico sobre a realização de um guest bartending, veja o caminho para aproveitar esta experiência e alavancar sua carreira:

O QUE É PRECISO

Expertise no assunto, disciplina de trabalho, proatividade, criatividade, bom humor, flexibilidade e gentileza são primordiais em um guest bartending. Outras qualidades que podem ajudar são: espírito de equipe, bom senso, curiosidade, visão estratégica da coquetelaria como negócio e forte presença nas redes sociais.

POR ONDE COMEÇAR

Certamente, se você recebeu um convite é porque já acumula alguma experiência ou renome entre os bartenders de sua comunidade. Não é preciso, necessariamente, que você seja um chef de bar, empresário ou mixologista de fama internacional. Ao aceitar um primeiro turno como convidado, tenha em mente que você trabalhará dentro de uma equipe já formada, com seus próprios costumes, rotinas, cardápio e relacionamento.

Ao invés de impor um determinado comportamento, socialize e busque ‘dançar conforme a música’. Participe do mise en place e fechamento da casa, converse, compartilhe seus conhecimentos e vivências no bar, empregue seu estilo, mas sempre respeitando a cultura do próximo.

Caso ainda não conheça a casa onde vai trabalhar naquela noite, faça uma pesquisa sobre sua estrutura, tipo de público e os profissionais que ali trabalham. Talvez seja preciso utilizar algum ingrediente ou técnica que ainda não conheça, por isso, prepare-se! Se for o caso de levar uma receita própria à casa, certifique-se de que eles dispõem de todos os insumos necessários.

RELEVÂNCIA

Esteja ciente da linha de trabalho que você desenvolve e somente aceite convites para guests que agreguem valor a sua trajetória. Por exemplo, se você é conhecido por suas criações na coquetelaria Tiki, valorizando os aspectos culturais dessa vertente, não seria relevante participar de um guest de drinks italianos, pois essa não é sua especialização.

Storytelling é importante na sua carreira! Por isso, valorize sua linha de trabalho, seus interesses profissionais, sua reputação e o conteúdo gerado por você. Isso vale para o próprio bar na hora de fazer convites.  Além de condizer com o estilo de coquetelaria servido na casa, o que a brigada de bar poderia aprender de interessante com o profissional?

Porém, o jogo muda quando o assunto é um evento temático. Muitas vezes, vários bartenders são convidados para participar de guests cujo tema pode ser mais relevante do que a especialização de cada um. Por exemplo, no Dia Internacional do Gin, é um prestígio ser convidado para uma noite com cocktails à base de destilado e dividir a barra com outros profissionais.

Tenha a mente aberta, pois os guests podem surgir por afinidade de estilos, mas também pela diferença entre eles.

BOM SENSO

Pense: o que torna um guest bartending uma ocasião tão especial para o profissional e para a casa que o recebe? Ineditismo, oportunidade única de experimentar drinks preparados por um bartender que raramente está atrás daquele balcão. Por isso, é necessário ter bom senso na hora de aceitar convites ou chamar colegas para dividirem a barra com você. Guests toda semana, com convidados repetidos, podem perder o brilho com o passar do tempo e se tornarem dias como quaisquer outros. Não permita que isso aconteça!

Saiba identificar os melhores momentos para realizar eventos como esse no seu bar e também os nomes mais indicados para cada ocasião. Mantenha contato com os profissionais de dentro da sua comunidade e esteja sempre on-line, observando as tendências e seus colegas de profissão. Quem sabe um deles não estará na sua cidade daqui a alguns meses? Convide-o! O público do seu bar agradece!

BENEFÍCIOS PARA SUA CARREIRA

Já parou para pensar como cada experiência vivida agregou para o profissional e pessoa que você se tornou hoje? Isso é muito verdadeiro quando falamos sobre o trabalho como bartender convidado, porque além de aprender, também se leva um pouco de si para cada drink que é servido e cada conversa com a clientela da casa. ‘Todo lugar onde você vai torna-se um pedaço de você de alguma forma’, dizia a escritora indiana Anita Desai.

Novas formas de preparar a mesma receita, de criar insumos artesanais, descobrir novos sabores e aromas, tudo isso é possível dentro de um guest bartending. Para além das trocas de conhecimentos técnicos, estar em uma nova barra, em uma cidade ou país diferente traz vivências profissionais e pessoais únicas, que causam impacto em nossa visão de mundo.

NETWORKING!

Quem não é visto, não é lembrado. Este é um dos principais trunfos de um guest bartender: ser reconhecido não somente pelos clientes, mas também pela comunidade do bar e pelas marcas que participam deste universo. Mostrar a qualidade do seu trabalho, a autenticidade das suas criações e seu profissionalismo atrás do balcão podem fazer surgir novos convites para eventos, bares, consultorias e até novas oportunidades de trabalho no ramo. Não se esqueça de alavancar o networking dentro de sua própria cidade, convocando os colegas  bartenders para guests, compartilhando seus aprendizados e valorizado a profissão.

Esteja aberto às novidades, aprenda com as trocas de experiências e aproveite ao máximo cada convite. Estas são algumas das chaves do sucesso para um bom guest bartending.

Você vai gostar de ler!

alquimia gin cocktail do frank bar

Segredos da alquimia inspiram nova carta de drinks do Frank Bar

⍟ União e transmutação dos quatro elementos da natureza regem o menu de cocktails do Frank Bar, na capital paulista. Conheça as novidades da carta e ...

gui ferrari no chivas masters 2019

Gui Ferrari conta detalhes sobre participação no Chivas Masters 2019: “me sinto um vencedor”

⍟ De vencedor brasileiro ao top 3 do mundo no Chivas Masters, o bartender Guilherme Ferrari, do Seen, conta detalhes sobre o campeonato e sua experiência ...

drink Mexican Mind

Mexican Mind

INGREDIENTES 30 ml de Kahlúa 30 ml de Altos Tequila Plata Club soda MODO DE PREPARO Complete um copo baixo com gelo e, usando uma colher bailarina, adicione o ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante