bartending-class

Hotéis de luxo investem em aulas experimentais de coquetelaria para hóspedes

⍟ Pacotes especiais oferecem aos visitantes a chance de aprofundarem seus conhecimentos sobre os drinks, preparando e saboreando suas próprias receitas.

A coquetelaria segue expandindo seus horizontes e atraindo atenção de outros setores, levando a experiência do preparo e degustação de drinks  para além dos balcões de bares e restaurantes. No caso de alguns hotéis de luxo, por exemplo, ela tem se tornado uma atração extra para cativar (e atrair) hóspedes: aulas experimentais para o preparo de coquetéis estão sendo oferecidas em pacotes premium de hospedagem.

Hotéis apostam em cursos para hóspedes
Além das aulas de coquetelaria, também são oferecidos aos hóspedes cursos diversos como gastronomia, pintura, escultura e degustação de azeites, entre outras atividades.

É o caso, por exemplo, do Belmond La Residencia, localizado no acolhedor vilarejo de Deià, em Mallorca, Espanha. As bebidas ganham espaço junto às belas paisagens das colinas, Patrimônio Mundial da Unesco, proporcionando uma atividade especial aos hóspedes. Trata-se da aula exclusiva ‘Host with the Most’, em que eles são convidados a produzir seus próprios coquetéis. Detalhista e envolvente, a proposta do Belmond traz ingredientes cultivados no harmonioso jardim do hotel, valorizando a qualidade dos insumos.

Já o icônico Met Bar, da rede de hotéis Como, em Londres, oferece algo ainda mais elaborado: masterclasses temáticas e direcionadas para diversos perfis de hóspedes. Sob direção do head bartender Orestes Patsiatzis, ex-Artesian, as opções vão desde lições básicas de 30 minutos até aprendizagens mais complexas, com módulos específicos para drinks com rum, gin, tequila, vodka e whiskey.

Boemia peruana

Outra iniciativa que vem reverberando de forma positiva situa-se em pleno cenário boêmio de Lima, a capital peruana. No convidativo e histórico bairro de Barranco, a nova atividade do Hotel B chama a atenção dos visitantes. Aulas sobre coquetéis integram as atrações direcionadas aos hóspedes apreciadores de bebidas. O bartender José Luis Valencia, um dos grandes vencedores do país em competições de mixologia, comanda o bar.

A origem peruana serve como principal inspiração da carta de coquetéis do hotel. A ideia é valorizar os hábitos e a cultura de seus habitantes, sem abrir mão dos clássicos. Assim, quem passa por lá também pode ampliar o seu leque de conhecimentos sobre a coquetelaria. As refrescantes receitas variam de acordo com a temporada.

Hotéis no Brasil

Alguns registros pontuais desta prática também têm ocorrido em hotéis no Brasil. Um dos pioneiros no formato foi o Canto da Floresta Ecoresort, em Amparo, no interior paulista. Associar a estadia à chance do visitante se tornar o barman por algumas horas se mostrou uma iniciativa bem-sucedida em todas as oportunidades em que foi realizada, a partir de 2011. A atividade envolveu o preparo de receitas famosas, mas também estimulou os participantes a apostarem em ideias próprias.

No mesmo formato, outra experiência foi realizada pelo Gran Hotel Stella Maris, de Salvador (BA). Em recente programação para o Dia dos Pais, os hóspedes receberam noções básicas sobre como preparar cinco clássicos: Bloody Mary, Margarita, Alexander, Piña Colada e Dry Martini.

coqueteleira p

CLUBE DO BARMAN

Plataforma educacional sobre coquetelaria da Pernod Ricard Brasil. Aqui você encontra tudo o que precisa saber para ser tornar um bom profissional. Coquetelaria de qualidade, onde o que mais importa é a venda de produtos de alto padrão ao consumidor final e a opinião que vale é a do Mercado.

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Bem-vindo(a)

Você precisa ter mais de 18 anos de idade para acessar este site. Informe o ano do seu nascimento:

Ao acessar este site, você concorda com nossos Termos de Uso e com nossa Política de privacidade. Não compartilhe nem encaminhe para menores de idade. ©2023 Clube do Barman. Todos os direitos reservados.