Em que ano você nasceu?





Jameson Caskmates IPA: conheça novo whiskey recém-chegado ao Brasil

Educacional
Bartender segurando garrafa de jameson caskmates ipa

⍟ Finalizado em barris de cerveja IPA, com notas cítricas e sabor discreto do lúpulo, produto é o mais novo whiskey da marca a desembarcar no Brasil. Conheça suas características e saiba como aproveitá-lo ao máximo no seu bar

Publicado em 1º de agosto de 2019, às 12 horas.

O melhor dos dois mundos. Talvez essa seja a melhor forma e definir o Jameson Caskmates IPA lançado recentemente no Brasil. Surgido através da colaboração entre a destilaria de Jameson, que fica em Midleton, na Irlanda, e a produtora cervejeira Franciscan Well, o produto une o que há de mais saboroso entre a cerveja e as notas incomparáveis do whiskey, abrindo espaço para a criação de cocktails de sabor cada vez mais complexo na coquetelaria. Em julho, Jameson Caskmates IPA foi lançado em São Paulo, em parceria com redes de supermercados, empórios e bares especializados.

Uma das casas escolhidas para o primeiro de uma série de eventos foi o Espaço 13, localizado na região do Bixiga, no centro da capital. Comandada pela bartender Stephanie Marinkovic, representante brasileira na final global do Jameson Bartenders’ Ball 2018, o balcão é considerado uma embaixada do whiskey na cidade. Para comemorar a chegada da bebida, a chefe de bar criou releituras de drinks clássicos que privilegiassem as notas diferenciadas do Caskmates IPA.

Um deles foi o Penicillin, originalmente feito com scotch whisky. Na versão criada por Stephanie, ele leva o novo whiskey, xarope de gengibre com mel, limão e clara de ovo. Para finalizar, é servido com uma guarnição de crostini de queijo parmesão e spray de um fatwash especial de Jameson com pancetta.

Outro drink servido na noite foi o Caskmates Fashion, à base de Jameson Caskmates, caramelo de cerveja IPA e finalizado com bitter Wild Sloe Berry – este último, criado por Jameson.

 

PARCERIA DE SUCESSO

Com um vasto portfólio de whiskeys, a colaboração de Jameson com a cervejaria Franciscan Well rendeu bons frutos e surpreendeu a indústria, pouco acostumada a misturar no mesmo copo bebidas destiladas e fermentadas. A primeira experiência entre as duas marcas irlandesas aconteceu em 2014, quando a destilaria de Midleton lançou no país uma edição da bebida finalizada em barris de whiskey usados para maturar uma cerveja stout da Franciscan Well.

O lançamento foi um sucesso, o que levou a mais um experimento: utilizar a cerveja IPA no mesmo processo. Para isso, a destilaria de Jameson cedeu à cervejaria alguns barris previamente usados para maturação de whiskey, para que envelhecessem sua Chieftain IPA. Tempo depois, a cervejaria retornou os barris à Midleton, que os preencheu com seu whiskey.  O resultado foi uma bebida leve, cítrica, refrescante e com toques de lúpulo.

Jameson Caskmates IPA tem 40% de graduação alcoólica e está a venda no Brasil em garrafas de 750 ml em redes de supermercado e fornecedores diretos.

Assista o vídeo abaixo e conheça a produção da nova edição de Jameson:

LEQUE DE OPÇÕES NA COQUETELARIA

Para o consultor on-trade da Pernod Ricard Brasil para o ABC, Centro e Zona Leste de São Paulo, Gilberto Neto, a chegada do Jameson Caskmates IPA abre um leque de novas possibilidades na coquetelaria. “Em um país tão cervejeiro como o Brasil, este whiskey permite a criação de drinks inovadores, que têm tudo para ganhar o público”, afirma.

Ter um paladar mais suave que a versão regular de Jameson, já torna o Caskmates IPA um spirit mais atrativo para a coquetelaria, na opinião do embaixador da marca no país, Lucca Campolina. “O IPA traz um frescor novo que os whiskeys estavam precisando. Os dois principais diferenciais de sabor dele são o amargor do lúpulo e essa parte cítrica que uma cerveja IPA normalmente tem nas cascas de limão e laranja”, explica.

Campolina afirma, ainda, que os bartenders podem se inspirar de duas maneiras para criar drinks com o novo whiskey: aproveitando o diferencial de seu amargor vegetal e testando combinações cítricas que ressaltem os sabores da cerveja IPA. Além de bebê-lo puro, ele pode ser facilmente combinado com a bebida fermentada em cocktails.

“Que tal criar cocktails que levem um pouco de cerveja? Jameson IPA vai bem com qualquer cerveja clara!”, afirma o embaixador. Uma de suas sugestões de combinação mistura o whiskey com witbier e tangerina.  “No Brasil, não temos esse tipo de coquetelaria que mistura cerveja com destilado, mas o cliente pode estar mais apto a aceitar drinks deste tipo”.

NOTAS DE PROVA

Agora que você já conhece de onde vem e como é produzida esta expressão de Jameson Whiskey, veja abaixo as notas de prova da bebida no olfato, paladar e finalização.

• Aroma: notas florais, cítricas e de lúpulo, com traços sutis de frutos do pomar, complementadas por um gosto de frutos secos e aparas de madeira.

• Sabor: ligeiras notas cítricas e de lúpulo, com traços de erva doce e toques delicados de especiarias.

• Finalização: os sabores persistentes de fruta fresca e lúpulo dão lugar a grãos de cevada e ao característico suave paladar final.

RITUAL DE CONSUMO

Para além do seu uso na coquetelaria, o Jameson Caskmates IPA também é excelente para ser servido em doses. Pensando na sintonia perfeita entre a bebida e as Pale Ales à venda no mercado, foi criado um ritual de consumo da bebida que tem tudo para ganhar os bares brasileiros.

Ele funciona assim: comece bebendo um gole de whiskey, seguido de um gole de cerveja. Esse ritual simples permite que o sabor de Jameson Caskmates IPA seja totalmente apreciado por si só e, em seguida, combinado com o sabor lupulado da cerveja.

 

Jameson Caskmates IPA surgiu de uma ideia criativa da destilaria de Midleton, no condado de Cork. Saiba como é possível visitar as principais destilarias de whiskey da marca:

Descubra quatro destilarias de whisky abertas para visitação

Você vai gostar de ler!

drink pop art do the arch bar

The Arch Bar lança menu em homenagem ao Jubileu de Platina da Rainha Elizabeth II

⍟ Composto de 12 drinks, o menu do The Arch Bar foi inspirado nas obras de arte da realeza britânica Publicado em 19 de maio de 2022, às 11 horas. No ano ...

Preparação mental para a jornada de trabalho no bar

⍟ Além da prática de esportes e de uma boa alimentação, a preparação mental pode ser uma ferramenta importante para o bem-estar durante as jornadas de ...

drinks veganos no balcão

Macetes veganos na coquetelaria

⍟ Cada vez mais clientes brasileiros estão aderindo ao estilo de vida vegano, livre de produtos com origem animal, e é preciso que o bar esteja pronto ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante