Em que ano você nasceu?





Jameson Remastered: destilaria lança versão limitada de pot still histórico

Notícias
garrafa de jameson remastered

⍟ Em uma nova coleção de whiskeys que retomam a história da marca, Jameson cria uma versão limitada de seu destilado pot still 15 anos com pouco mais de 2 mil garrafas – já esgotadas

Publicado em 3 de maio de 2022, às 14 horas.

Remasterizar significa melhorar a qualidade de áudio ou vídeo de um material, técnica bastante utilizada no cinema e na indústria fonográfica. Partindo dessa premissa é que a destilaria de Jameson lançou, recentemente, o primeiro rótulo da sua coleção Jameson Anthology: o Jameson Remastered. Ele representa a reinvenção de um clássico single pot still criado pelo master distiller Barry Crockett que parou de ser fabricado na virada do milênio, resgatando peças-chave da história da bebida.

OK, MAS O QUE É SINGLE POT STILL MESMO?

Chamamos pot still os whiskeys produzidos na Irlanda. Eles são feitos a partir da destilação de cevada maltada e não maltada, destilada em alambiques de cobre e amadurecidas em barris de carvalho.

Single pot still é bastante semelhante à definição de whiskeys single malt, ou seja, feitos cevada maltada de uma única destilaria. A diferença é que os single malts são feitos de cevada 100% maltada (cujos grãos foram germinados), enquanto o single pot still whiskey é definido pela inclusão de cevada não maltada, isto é, crua, no mosto.

EDIÇÃO LIMITADA

Criado para ser uma edição limitada a 2,200 garrafas, a expressão inusitada do whiskey não está à venda ao público geral. Todas as garrafas foram sorteadas de forma virtual em duas ocasiões, custando mais de R$1.500,00.

E não é à toa. O rótulo foi inspirado não apenas pelo legado de Barry Crockett, guardião da destilação pot still, mas também pelo legado dos mestres que o antecederam. O atual master distiller de Jameson, Kevin O’Gorman, criou o mais recente lançamento misturando camadas da receita original com métodos de destilação modernos, sem tirar nada ao adicionar seu estilo único, ele criou uma bebida fiel a original, mas em sintonia com a coquetelaria contemporânea.

Para Kevin O’Gorman, após mais de duas décadas já estava na hora de remasterizar este rótulo clássico: “Para esta edição limitada, aproveitamos a oportunidade para combinar o estilo tradicional do pot still com a forte influência dos barris de jerez, que foram essenciais para a produção histórica de whiskey.”

Além do Jameson Remastered, a coleção do Jameson Anthology contará com o Jameson Remixed, a ser anunciado em breve.

POR DENTRO DO JAMESON REMASTERED

Criado para relembrar a história de John Jameson e sua destilaria, o Jameson Remastered decidiu repaginar o pot still clássico. Ele é preparado com uma mistura de três whiskies diferentes, entre 15 e 17 anos, envelhecido em barris de bourbon  jerez oloroso cuidadosamente selecionados e engarrafado com o teor alcoólico de 56,4% sem filtragem a frio.

As notas de degustação incluem nozes, berries e frutas de pomar , para um paladar mais robusto e picante. Os sabores incluem fudge, baunilha, frutas e especiarias e uma finalização com taninos típicos de carvalho.

Sua garrafa de 500 ml é embalada em um jornal temático em que um lado revela a herança da marca, e o outro sua identidade atual. Pensando em um futuro sustentável para a indústria, sua embalagem de papelão é reciclável.

Agora que você já conhece os diferenciais do Jameson Remastered, confira as principais características, nomes e sabores dos whiskies:

A origem, os nomes e os sabores do Whisky

Você vai gostar de ler!

drink pop art do the arch bar

The Arch Bar lança menu em homenagem ao Jubileu de Platina da Rainha Elizabeth II

⍟ Composto de 12 drinks, o menu do The Arch Bar foi inspirado nas obras de arte da realeza britânica Publicado em 19 de maio de 2022, às 11 horas. No ano ...

Preparação mental para a jornada de trabalho no bar

⍟ Além da prática de esportes e de uma boa alimentação, a preparação mental pode ser uma ferramenta importante para o bem-estar durante as jornadas de ...

drinks veganos no balcão

Macetes veganos na coquetelaria

⍟ Cada vez mais clientes brasileiros estão aderindo ao estilo de vida vegano, livre de produtos com origem animal, e é preciso que o bar esteja pronto ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante