Em que ano você nasceu?





Liquid Intelligence: uma visão mais científica da mixologia

Coquetel&
capa do livro liquid intelligence

⍟ Neste livro, Dave Arnold convida bartenders a olharem para a coquetelaria de forma mais técnica e saírem da caixa

Na busca por conhecimento sobre coquetelaria, é comum se deparar com perguntas difíceis de responder. “Como posso conseguir um sabor particular, uma textura ou visual? Como posso tornar esse cocktail melhor?”, são algumas enumeradas pelo técnico de alimentos e mixologista Dave Arnold na introdução do seu livro Liquid Intelligence, lançado em 2014.

Para resolver tais problemas, ele pontua que umas boas doses de ciência podem ajudar a resolver esses desafios típicos da profissão. “Pense como um cientista e você fará drinks melhores”, afirma. Se você aceita esse desafio, certamente chegará ao final da obra como um bartender de visão mais técnica e científica dos processos que fazem parte da rotina do bar.

Dave Arnold propõe neste livro que todos reconheçam a coquetelaria – ou seja, que a conheçam mais uma vez – com um olhar diferente sobre a natureza dos ingredientes, a mecânica dos movimentos e as todas as possibilidades que existem para preparar uma receita. Assim como os cientistas, mixologistas também erram, e o erro, por sua vez, pode ser grande fonte de aprendizado.

QUATRO PARTES

Para conduzir o leitor pela trilha de conhecimento, Arnold dividiu-o em quatro seções. Na primeira delas, estão os elementos preliminares, como ingredientes básicos e equipamentos de bar, que são ferramentas essenciais para executar as receitas e acompanhar os ensinamentos seguintes.

A segunda parte traz um estudo cuidadoso sobre como os cocktails funcionam, sua anatomia, os básicos do shaking, uso do mixing glass, qualidade do gelo e tipos de spirits. A terceira seção, por sua vez, é uma visão geral sobre novas técnicas de preparo e como elas podem ser utilizada com drinks clássicos ou autorais. Já a quarta e última é um apanhado de receitas interessantes de cocktails, insumos e outros ingredientes que podem ser utilizados no seu bar.

Ao final da obra, Dave Arnold disponibiliza uma bibliografia com trechos e dicas de livros sobre gastronomia, coquetelaria, hospitalidade, ciência, artigos e reportagens de jornal que vão acrescentar mais informações importantes para o trabalho atrás do balcão.

Liquid Intelligence tem conteúdo acessível a profissionais de variados níveis de conhecimento, com explicações simples e mais de 400 fotos. No entanto, está disponível somente em inglês.

dave arnold segurando um daiquiri
(Foto: Brent Herrig © 2012)

SOBRE O AUTOR

Dave Arnold é um escritor norte-americano especializado em publicações sobre ciência dos alimentos, coquetelaria e inovação. É apresentador do programa de rádio Cooking Issues e dirige o bar especializado em coquetelaria de alta tecnologia Booker & Dax no East Village de Nova York, parte do grupo de restaurantes Momofuku.

Ele lecionou no French Culinary Institute e na Harvard University e apareceu no Late Night com Jimmy Fallon e no Today show. Em 2004, ele fundou o Museu de Gastronomia e Bebidas. Ele mora na cidade de Nova York com sua esposa e dois filhos.

capa do livro liquid intelligence

Liquid Intelligence: The Art and Science of the Perfect Cocktail

Origem: Estados Unidos
Editora: W. W. Norton & Company
Edição: 1ª Edição
Assunto: Bares e mixologia
Idioma: Inglês
Ano: 2014
ISBN: 978-0393089035
Encadernação: Capa dura
Largura: 21,3 cm
Altura:  26,4 cm
Peso: 1,5 kg
Nº de Páginas: 416
Onde comprar: Amazon

 

 

Se você gostou deste livro, assista esta videoaula sobre o uso de ácidos na coquetelaria:

Uso dos ácidos na coquetelaria

Você vai gostar de ler!

drinks com amaro ramazzotti

5 drinks com Amaro Ramazzotti para explorar diferentes notas de sabor

⍟ Primeiro amaro do mundo tem uma complexidade de sabores interessantes que podem ter destaque em alguns tipos de cocktails; veja alguns deles Com 33 ...

currículo de bartender

Como fazer um bom currículo de bartender?

⍟ Você sabe quais são as informações essenciais para escrever um bom currículo? Reunimos dicas importantes para se recolocar no mercado Sabemos que ...

Qual a diferença entre triple sec, curaçao e outros licores de laranja?

⍟ Tão comuns nas receitas de coquetelaria clássica, existem diversos tipos de licores de laranja no mercado. Conheça as principais diferenças entre eles. ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante