⍟A coquetelaria japonesa obteve êxito ao adotar um estilo artesanal, valorizando destilados e insumos produzidos no país. “A maior evolução aqui nos últimos 20 anos é que nada mudou”, costuma afirmar em entrevistas uma de suas lendas vivas, o bartender Hidetsugu Ueno.
Mesmo com o assédio do mercado internacional, a capital japonesa ainda tem o privilégio de contar com Ueno e outros importantes bartenders do país à frente de seus bares. Sendo assim, não faltam opções: entre cartas de coquetéis mais tradicionais e outras um tanto surpreendentes, os japoneses dificilmente voltam para casa sem saborear um ótimo drink. Aqui estão cinco endereços recomendados caso uma visita à Terra do Sol Nascente esteja em seus planos para breve.
TWO ROOMS
Um ponto sofisticado e bem recomendado em Tóquio é este bar localizado no 5º andar do famoso AO Building, arrojado edifício de arquitetura pós-modernista que corta a paisagem do centro da cidade.
A vista panorâmica e a decoração moderna enchem os olhos tão logo se adentra o salão principal, mas os apreciadores de um bom coquetel também recebem atenção especial. O bar tem uma atmosfera sedutora, com mesas à luz de velas e uma carta de drinks com seleções especiais de Martinis e Mojitos.
Destacam-se o Martini Chocolate, com Absolut Vanilla, licor de cacau e xarope de chocolate e o Kiwi Mojito, que combina a fruta com rum, soda, limão e hortelã.
Já entre os drinks, um dos exclusivos que honra a reputação da casa é o Brian (conhaque, licor de laranja, suco de limão e refrigerante de gengibre).
Two Rooms – 3-11-7 Kita-Aoyama AO Building.
www.tworooms.jp
RADIO BAR
No porão da melhor pizzaria de Tóquio, a Seirin-Kan, há uma porta de madeira sem identificação que parece trancada. Se realmente estiver, é só voltar ao restaurante e pedir pela pizza “Superlativa”.
É a senha de acesso ao Radio Bar, um speakeasy clássico da capital japonesa, que mais parece um antigo clube de jazz de Chicago.
A qualidade dos coquetéis o credencia como um dos melhores bares da área, com interessantes variações para clássicos como o Manhattan – lá servido como Some Like It Hot, em alusão ao filme homônimo – e outros mais sofisticados como o Krupa King, à base de champagne e batizado em homenagem ao jazzista Gene Krupa. O esmero na apresentação das bebidas é outra característica que chama a atenção: as cervejas são servidas em embalagens de papel pardo e alguns drinks em xícaras de chá de porcelana.
Há também algumas excentricidades na decoração, como uma curiosa coleção em cerâmica de personagens do desenho animado Snoopy.
Radio Bar – 2-6-4 Kamimeguro, Meguro.
www.bar-radio.com