Em que ano você nasceu?





Morre Mestre Derivan Ferreira de Souza

Notícias

⍟ Derivan faleceu nesta madrugada (18) em Sesimbra, Portugal, onde estava hospedado para a última etapa do 1º Concurso Internacional de Rabo de Galo, que aconteceu em Lisboa.

Publicado em 18 de maio de 2023, às 11h

Existem notícias que não gostaríamos ou mesmo imaginaríamos um dia precisar comunicar. Essa é, sem dúvidas, a principal delas. Nos deixou nesta madrugada (18) o Mestre Derivan Ferreira de Souza (68) após um mal súbito em Sesimbra, Portugal. A notícia foi divulgada pelas redes oficiais do Concurso Nacional de Rabo de Galo na manhã de hoje.

Seu falecimento aconteceu horas após a realização de um grande passo dado para a realização de sonho de internacionalização do cocktail Rabo de Galo, projeto ao qual dedicou os últimos anos de sua vida: o 1º Concurso Internacional Rabo de Galo, comandado por ele em Lisboa. Após a jornada de competições que apresentou brilhantemente, Derivan retornou com a equipe para o apartamento onde estavam hospedados em Sesimbra, há cerca de 50 minutos de Lisboa. Durante a madrugada, Derivan teve um mal súbito, foi levado para um hospital em Setúbal, mas não resistiu.

O SONHO QUE SE TORNOU REALIDADE

Nos últimos anos, Derivan tomou para si como um desafio pessoal a elevação do status do cocktail Rabo de Galo à categoria de clássico, como fez com a Caipirinha, lutando para que a receita passe a figurar no rol de cocktails da International Bartenders Association (IBA).

Troféus do Concurso Rabo de Galo

Foi um dos criadores do Concurso Nacional de Rabo de Galo, iniciativa que visa tornar o drink ainda mais conhecido entre os bartenders, que logo abraçaram a ideia e participaram de forma massiva, criando twists incríveis nos campeonatos realizados em cinco edições.

A concretização da propagação do drink a nível mundial teve início neste ano, com a realização do 1º Concurso Internacional Rabo de Galo, com fases regionais em cidades portuguesas e a grande final, que aconteceu ontem (17), em Lisboa.

A próxima edição brasileira da competição está marcada para os dias 5 e 6 de junho, durante o BCB São Paulo.

Um Rabo de Galo preparado pelas mãos de Derivan

TRAJETÓRIA

É praticamente impossível que um bartender nunca tenha ouvido o nome Derivan Ferreira de Souza. Nascido em Cansanção, na Bahia, aos 17 já dava os primeiros passos no mundo do bar. Ministrou cursos na área por mais de 20 anos e é autor de diversos livros sobre o assunto.

Esteve à frente da direção da Associação Brasileira de Barmen (ABB) e e foi vice-presidente para América do Sul da International Bartenders Association (IBA). Derivan de Souza também conquistou diversos prêmios, como o de barman do ano em 2004, da Revista Veja SP; Prêmio Gula em 2005 e em 2007; além do título de Cidadão Paulistano.

Foi destaque como head bartender em importantes bares da cena paulistana, como San Francisco Bay, Tanoeiro Bar e Bar Número.

Como já dito, dedicou-se nos últimos anos à propagação do Rabo de Galo e sua inclusão na lista de clássicos da IBA.

Mesmo tendo um currículo quilométrico e grande conhecimento, uma de suas marcas foi o uso da linguagem simples para explicar os temas mais complexos que permeiam o mundo do bar, seus insumos, e técnicas de preparo de cocktails.

Somada à riqueza de detalhes de sua narrativa, fez com que seus ouvintes e leitores tivessem sempre a impressão de que a coquetelaria é uma velha conhecida.

HOMENAGENS

Mais de mil comentários foram feitos até o fechamento desta matéria na publicação da página do Instagram do Concurso Nacional de Rabo de Galo. As mensagens de pesar, o reconhecimento da importância de Derivan na história da coquetelaria nacional, depoimentos de ex-alunos, admiradores, profissionais que de alguma forma tiveram a oportunidade de trabalhar a seu lado no balcão e ouvir suas histórias formaram um imenso livro de honra digital.

O Clube do Barman manifesta sua consternação pela partida de Derivan, se une a todos os que sofrem por sua perda, porém repleta de esperança de que seu legado para a coquetelaria e, de modo particular, sua luta pelo reconhecimento internacional do Rabo de Galo não morrerão jamais.

Rabo de Galo: clássico brasileiro em busca de reconhecimento internacional

 

Você vai gostar de ler!

Bartender designer cria ilustrações sobre coquetelaria com inteligência artificial

⍟ E se juntássemos o universo do bar e algumas ferramentas da tecnologia, e somássemos isso a um olhar artístico para a criação de desenhos únicos que ...

drink do bem

Drink do Bem mobiliza bartenders em prol das vítimas da tragédia no Litoral Norte de SP

⍟ Evento será realizado no domingo (26), na sede da Abrasel, em São Paulo. Cada doação será equivalente a um vale drink. Publicado em 23 de fevereiro ...

dois drinks de verão com whisky chivas regal

Drinks de verão preparados com Whisky Chivas Regal

⍟ Destilados envelhecidos não devem ficar restritos aos cardápios de inverno. Nesta matéria, confira dicas e inspirações para vender cocktails ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante