Em que ano você nasceu?





Mr King’s 1842: versão limitada de Plymouth Gin com 170 anos de história

Notícias
Mr King’s 1842

⍟ Master distiller da marca viajou até a Itália para reproduzir uma antiga receita da Black Friars Distillery que nunca mais poderá ser replicada

Publicado em 30 de julho de 2019, às 11 horas.

Plymouth Gin lançou neste mês a Mr. King’s 1842 Recipe, primeira edição especial de gins que celebram o espírito da exploração, limitada a apenas duas mil garrafas. A receita, reimaginada pelo master distiller da marca, Sean Harrison, data do ano de 1842 e foi destilada com apenas dois ingredientes: raiz de lírio e zimbro colhido em um único dia de safra nas montanhas de Frontigiano, na Itália. Devido a sua regionalidade única, a receita não pode ser replicada mais vezes.

Em um momento de tantas diversidades de gin ao redor do mundo, a fórmula do Mr. King’s 1842 traz Plymouth de volta às suas raízes. Para isso, Sean Harrison usou cada gota de sua experiência de 20 anos para recriar a receita, encontrada no fundo dos cofres da destilaria de Black Friars – a mais antiga ainda em funcionamento na Inglaterra. Graças aos atuais avanços tecnológicos da produção da bebida, a equipe de Plymouth foi capaz de reproduzir a bebida, replicando o processo de destilação usado na época com ainda mais precisão.

REGIONALIDADE

A fim de conseguir os melhores ingredientes para este gin artesanal, o master distiller precisou fazer uma longa viagem pelos sabores da Itália. O zimbro usado na composição vem de uma única encosta em Frontigiano, a mesma utilizada há quase 200 anos para a produção deste antigo gin. Para isso, a equipe de Plymouth precisou recorrer aos registros de fornecedores originais da destilaria, que os levaram até à região.

A colheita do zimbro é uma tradição local importante, que faz parte da história da marca e é uma peça-chave da produção de gin até hoje. Sean Harrison se uniu aos colhedores locais mais experientes para garantir os melhores frutos.

“O Mr. King’s 1842 Recipe é um gin artesanal que nunca seremos capazes de recriar novamente”, explica o master distiller. “Mesmo se fôssemos visitar a mesma encosta italiana no próximo ano, o clima e as condições de colheita afetariam o zimbro, resultando em um perfil de sabor diferente. No momento em que outras marcas estão usando muitos ingredientes botânicos diferentes ao longo do processo de destilação, a Receita de King de 1842 se concentra em apenas duas e o resultado é algo muito especial”. Sean Harrison completa: “é uma honra trazer o gim de King para o século XXI”.

Com produção limitada, o Mr King’s 1842 tem 41,2% ABV e está a venda em garrafas de 700 ml na loja online oficial de Plymouth Gin pelo preço de £45,50 (aproximadamente R$210,00).

Confira abaixo uma receita com o gin, que toma como base o sabor seco do zimbro e doçura do vermouth para criar um cocktail suave, rico e complexo, com destaque para o orange bitters e dos óleos essenciais da laranja para trazer o equilíbrio perfeito:

The King & It

INGREDIENTES

1 parte de Plymouth Mr. King’s 1842
1 parte de Vermouth doce
2 dashes de Orange bitters

MODO DE PREPARO

Adicione todos os ingredientes a um mixing glass com gelo e mexa com uma colher bailarina até resfriar a mistura. Em seguida, faça uma coagem simples para um copo baixo com gelo. Guarneça com um zest de limão siciliano.

Agora que você já conhece o novo produto da Black Friars Distillery, embarque com o Clube do Barman em uma visita pela destilaria, que é considerada a mais antiga produtora de gin ainda em atividade na Inglaterra:

Plymouth: por dentro da mais antiga destilaria de gin em atividade

Você vai gostar de ler!

drink cereja amarelo em cima da mesa

Conheça o ‘Cereja Amarelo’, drink vencedor da Batalha do Clube by Kahlúa

⍟ Criada por um fotógrafo especializado em coquetelaria, receita quebra padrão dos cocktails à base de café e confere sabores mais frutados ao paladar ...

drink de inverno

7 drinks com The Glenlivet para aquecer seu bar neste inverno

⍟ Whisky tem se provado cada vez mais uma bebida que não tem hora nem lugar ideal. Aprenda sete receitas para preparar no seu bar na estação mais fria do ...

colin scott avaliando whisky

Colin Scott, master blender de Chivas Regal, se aposenta após 47 anos

⍟ Responsável por manter a qualidade dos sabores e aromas de toda a família de Chivas Regal, deixa como legado importantes rótulos da bebida Publicado em ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante