Em que ano você nasceu?





3º Mundo do Whisky agita shopping de Recife até domingo

Notícias
Mundo do whisky 2018

⍟ Evento leva nove workshops de coquetelaria, tastings e oficinas com mixologistas locais para o Shopping Riomar. Haverá atividade especial com Chivas Regal e Ballantine’s no Dia dos Pais.

Publicado em 8 de agosto de 2018, às 10 horas.

Região com o maior consumo per capita de whisky no mundo, o nordeste recebe pela terceira vez um evento que abre as portas do universo da bebida para curiosos e apaixonados por coquetelaria. O Mundo do Whisky acontece até o próximo domingo (12), no piso L2 do Shopping Riomar, em Recife, e tem uma programação repleta de atividades voltadas aos spirits Chivas Regal, Ballantine’s e Passport Scotch.

A inauguração do evento contou com um workshop especial com o mixologista do Clube do Barman, João Morandi. Intitulado ‘Como fazer drinks simples para reproduzir em casa’, ele propôs aos participantes uma oficina de reprodução de alguns cocktails com a bebida.

João Morandi ensina drinks simples com scotch whisky em suas oficinas

Para Morandi, o diferencial da atividade foi fazer o público colocar a mão na massa ao invés de somente demonstrar a receitas a espectadores passivos. Foram feitos os seguintes drinks: Espresso Martini com Chivas Extra, Whisky Sour com Ballantine’s Finest e mel, além de um Passport Tropical, que combina o whisky com Rum Malibu e suco de abacaxi.

“Demos coqueteleira e insumos para todo mundo e conseguimos preparar os drinks juntos”, explica. “Foi uma bagunça gostosa, porque todos toparam o desafio. Tem gente que fica com receio de fazer cocktails, mas pessoal gostou bastante porque eram receitas simples que, no final, impressionavam os convidados”. 

 

PROGRAMAÇÃO

Até o próximo domingo, haverá workshops de coquetelaria com bartenders da região, tastings guiados pelas embaixadoras das marcas e outras oficinas. A lista completa de atividades pode ser conferida no site oficial do evento. Não é necessário se inscrever para participar, basta comparecer no local com antecedência.

Nesta quarta, das 18 às 22 horas, a embaixadora de Chivas Regal, Marina Rufino, se juntará à embaixadora de Ballantine’s e Passport, Nathália Lourenço, e três dos competidores de Chivas Masters 2018: Dilton Sales, do Borsoi Cafe Pina, Luciano Guimarães, do Pina Cocktails & Co e Mauro Melo, do Em Cima Gin Bar mostrarão suas criações e falarão sobre a participação o campeonato.

Já na quinta-feira,  a partir das 18 horas, haverá uma degustação às cegas de Passport Scotch e uma atividade na qual o objetivo será criar um drink com o spirit e preparar um chocolate em que ele será o ingrediente especial. A oficina será conduzida pela embaixadora e o chef Matheus Uchoa.

Na sexta-feira e sábado, também estão previstas atividades de pairing e tastings com as bebidas. Além das embaixadoras das marcas, os eventos contarão com os chefs Armando Pugliesi e Matheus Uchoa.

ESTREITANDO OS LAÇOS COM O WHISKY ESCOCÊS

O whisky é uma tradição antiga no Nordeste, segundo a embaixadora de Ballantine’s e Passport Scotch. “Nem nós, pernambucanos, sabemos explicar o porquê dessa relação ser tão forte. Acabamos passando muitos costumes de pais para filhos e o whisky sempre foi muito cultural em nossa região”, explica.

Na época da colonização, a localidade recebia muitos ingleses e holandeses, que traziam consigo o costume europeu da bebida. “Tínhamos um bar próximo ao Porto do Recife que chamava Bar do 28. O whisky na época não era uma bebida tão fácil de encontrar e, pela proximidade com o porto da cidade, o bar acabou se tornando um point da alta sociedade em meados de 1920-1930″, explica Nathália.

Segundo ela, o projeto foi criado para mostrar aos moradores da região que é possível ir além da dose ou água de coco quando o assunto é whisky escocês. O Nordeste é, atualmente, o local com maior consumo per capita do spirit no mundo. Ultrapassando até a própria Escócia. “Queremos aproximar o consumidor dessa atmosfera do scotch e mostrar que o whisky é uma bebida para todos os gostos, podendo ser apreciada da maneira que o consumidor preferir, seja um cowboy, com duas pedrinhas de gelo ou em um drink”!

Para a embaixadora de Chivas Regal, Marina Rufino, a terceira edição encontra um público mais amadurecido, após dois eventos de sucesso. “Nosso objetivo é dar um passo a frente e desmistificar o whisky: trazer diferentes formas de consumo, combiná-lo com comidas simples e fáceis do dia-a-dia, dar workshops de como receber amigos em casa com whisky sem complicação”, afirma. “É uma bebida super especial e que merece todo valor que tem, mas queremos torná-la mais acessível para que mais e mais pessoas se interessem por esse mundo fascinante dos destilados”.

Da esquerda para a direita: Marina Rufino, João Morandi e Nathália Lourenço

NO DIA DOS PAIS

Para fechar a programação, no domingo, duas oficinas especiais de coquetelaria para dividir com os pais. A primeira delas, às 16 horas, propõe a harmonização de chocolates com os três whiskies: Passport Scotch, Chivas Regal e Ballantine’s.

Já a segunda, com início marcado para as 18h30, será um drinks lab com os Chivas Regal 18 Anos e Ballantine’s 17 Anos. Para preparar as receitas junto dos convidados e seus pais, João Morandi contará com a presença de Luciano Guimarães, vencedor da etapa brasileira do Beefeater MIXLDN7 e participante do Chivas Masters 2018.

3º MUNDO DO WHISKY

Data: de 5 a 12 de agosto de 2018.
Horário: variável.
Local: piso L2 do Shopping Riomar Recife (Av. República do Líbano, 251 – Pina, Recife/PE).
Preço: gratuito.
Site oficial: www.mundodowhisky.com

Você vai gostar de ler!

Episódio 6 – Blends e envelhecimento de whiskies

⍟ Blends são as expressões mais ricas do universo de sabor dos whiskies escoceses. Saiba como são criados e conheça a influência do envelhecimento em ...

capa do livro star trek cocktails

Star Trek Cocktails: uma aventura etílica por galáxias desconhecidas

⍟ Embarque em uma viagem intergaláctica para conhecer e provar alguns dos mais drinks mais famosos entre os personagens de Star Trek Você já teve ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante