⍟ A programação especial de formação apresentada no evento Drink Social 2016, no Fellows, neste domingo (11), trouxe um conteúdo bastante valioso para os profissionais de bar que integraram a ação solidária.
Publicado em 13 de dezembro de 2016.
Cinco palestras abrilhantaram a tarde e a noite do último domingo. Para assisti-las, bastava fazer uma doação de R$35 ou consumir três drinks. O conteúdo foi muito interessante e agora você confere um pouco sobre o que rolou em cada uma delas.
ABSOLUT ELYX
Na primeira rodada do dia foi realizada, pelo embaixador de Elyx, Rafael Mendes, uma degustação da única vodka de luxo do mundo, acompanhada de explicação sobre sua destilação em coluna de cobre e as características transferidas ao produto neste processo. Rafael ressaltou a importância de mencionar a qualidade do produto ao divulgar a marca. “Muitos oferecem o marketing de produto com rótulo ‘premium’. A divulgação de Elyx é inversa. Falamos sempre sobre o produto: sobre sua qualidade e integridade, que é, de fato, entregar o que oferecemos”.
Uma curiosidade de sua fala foi sobre o uso do abacaxi como símbolo de Elyx. “Por ser uma fruta originalmente tropical, antigamente, era muito difícil achá-lo em países com outros climas, como na Europa e na América do Norte. Assim, quando desejava-se presentear ou receber alguém em casa, era muito comum preparar alguma receita com abacaxi ou mesmo oferecê-lo inteiro. É um símbolo de hospitalidade e coisas boas, diferente do que se costuma dizer no Brasil”, comparou.
REFRIGERANTES ARTESANAIS
Em seguida, os bartenders Renan Tarantino e Alex Camargo dividiram o espaço para tratar da produção de refrigerantes artesanais. A dupla abordou desde a história dos refrigerantes e suas definições até a produção de soda italiana, Ginger Ale e tônicas, além de técnicas meio de infusão e maceração e o sistema de carbonatação.
Ao servirem o público durante a ação social, utilizaram ainda o método de sifão com cápsulas de gás carbônico.
CHIVAS REGAL
Embaixadora de Chivas Regal, Mijung Joanne Kim, escolheu, para sua palestra, falar sobre as características e a história de dois produtos da marca: Chivas 12 e Chivas Extra. Comentou sobre os tipos de grãos utilizados na produção dos whiskies e pôs à prova os dois rótulos, orientando os presentes sobre como degustar o destilado.
USO DE XAROPES
Marco de La Roche falou sobre o uso de xaropes, apontando a importância da utilização de produtos de qualidade no bar. Segundo ele, isto implica em conhecimento sobre a sua composição e como são produzidos seus corantes.
Mixologista da Pernod Ricard Brasil, Rafael Mariachi fez um adendo: “Saber como funciona a produção de xaropes artesanais não é sobre abandonar totalmente o produto industrializado. O importante é saber diferenciar as melhores opções na indústria a partir do conhecimento correto sobre seus ingredientes”.
PALAVRA DE MESTRE
Derivan, verdadeiro showman, abordou de maneira bastante descontraída a tradição coqueteleira no Brasil e sua evolução gradual até o cenário atual.
A viagem no tempo passou por bares que marcaram época, personagens que frequentavam os balcões, os produtos oferecidos naquele tempo e o atendimento praticado.
Também mostrou e distribuiu entre os presentes drinks consagrados no Brasil, como o Rabo de Galo e o Bombeirinho, além de lembrar outros tantos, como as batidas e a caipirinha.
Ele defende que esta parte da coquetelaria brasileira não seja desprezada, pois faz parte do alicerce do que vemos hoje pelos bares do país.
FLAVORS
Cesar Adames e Rafael Mariachi encerraram o ciclo de palestras falando sobre a grande coleção de vodkas flavorizadas de Absolut. Além da qualidade irrefutável, o investimento em publicidade e a estratégia de expansão que tornou Absolut um sinônimo de novidade foram discutidos amplamente pelos presentes.
A série ‘Cities’ foi um dos temas, com receitas especiais criadas para homenagear diversas cidades do mundo. Adames é um grande colecionador das garrafas de Absolut e falou com propriedade sobre as diferentes características das diversas edições da marca.
Rafael contou sobre as dificuldades que a coquetelaria enfrentava no anos 80 e o trabalho realizado por Absolut, que ajudou a colocá-la novamente nos eixos. Um dos exemplos citados foi a criação de Absolut Cosmopolitan, um dos ícones de Absolut, assinado por Toby Cecchini, que também foi um dos responsáveis pela reimplantação do termo ‘mixologista’ no cenário internacional.
Derivan ressaltou a necessidade de se consolidar a imagem dos profissionais da categoria junto à imprensa, pois é importante fazer uma boa divulgação do trabalho bem feito. Lembrou que este foi um dos principais canais para tornar Absolut um verdadeiro case de sucesso.
A vodka número um do mundo também teve espaço no telão, com a exibição de alguns de seus comerciais sempre inovadores. Aliás, segundo o próprio Adames “Os principais diferenciais de Absolut são a inovação e a criatividade”. Como referência, também foi mencionado que a marca foi a primeira no Brasil a contar com um mixologista dando suporte e treinamento para bares, o saudoso Marcelo Vasconcellos.