⍟ Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANCs) fazem parte de um universo de sabores e aromas ainda pouco explorado na coquetelaria. Nesta obra, o chef Henrique Nunes traz inspirações gastronômicas que podem ser aproveitadas também no bar
Publicado em 27 de maio de 2019, às 9 horas.
Os mundos da gastronomia e coquetelaria andam juntos e por muitas vezes se confundem. Técnicas e ingredientes usados na elaboração de pratos nos melhores restaurantes também podem ser utilizados no bar, surpreendendo os clientes com receitas originais e sabores inusitados. Nesse sentido, a utilização das Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANCs) constitui um campo rico em inspirações para os bartenders, que podem encontrá-las no livro PANC Gourmet, do chef Henrique Nunes.
A obra, lançada em 2017, tem mais de 60 ensaios gastronômicos que demonstram como aproveitar PANCs em entradas, pratos principais e sobremesas variadas. No total, 50 plantas podem ser encontradas no livro, com diferentes partes usadas, desde brotos até flores, caules e folhas.
Todas as PANCs selecionadas para as receitas do livro são cultivadas e retiradas diretamente do jardim do Instituto Plantarum, localizado na cidade de Nova Odessa, interior de São Paulo. As plantas entram na composição dos pratos servidos por Nunes no Restaurante Naiah.
O chef de cozinha, que também tem formação em coquetelaria internacional, destaca o potencial e a versatilidade dessas plantas para uso em cocktails. Flores como a begônia ou o lírio podem funcionar bem em garnishes ou na produção de xaropes; folhas de plantas como a canela da índia ou o cipó-alho podem levar aromas e sabores diferentes aos drinks, além de serem ótimas indicações para criação de bitters artesanais.
O livro é uma excelente indicação de leitura para aqueles que desejam se aventurar no território das Plantas Alimentícias Não-Convencionais.
SOBRE O AUTOR
Químico e chef de cozinha, Henrique Nunes é apaixonado pelas inúmeras possibilidades de combinação entre plantas, frutas, grãos e outros ingredientes para a produção de pratos saborosos e inconfundíveis.
É especializado em restaurantes com cursos na área de Gestão Empresarial, Planejamento de Restaurantes e Bares, Gestão de Empreendimentos Gastronômicos, Coquetelaria Internacional e Tecnologia Cervejeira, além de entusiasta da alimentação baseada em PANCs.
Desde 2017, trabalha como chef de cozinha do Restaurante Naiah, localizado no Jardim Botânico Plantarum, em Nova Odessa (SP). Henrique Nunes participou da série de vídeos educacionais sobre PANCs gravada pelo Clube do Barman.
PANC Gourmet
Ensaios Culinários
Origem: Brasil
Editora: Instituto Plantarum
Edição: 1ª
Assunto: Gastronomia – Bebidas
Idioma: Português
Ano: 2017
ISBN: 978-85-86714-53-5
Encadernação: Capa dura
Largura: 20 cm
Altura: 22 cm
Peso: 700 gr
Nº de Páginas: 132
Preço: R$50,00
Onde comprar:
Instituto Plantarum
Conheça o universo das Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANCs) e aprenda a preparar um Bloody Mary utilizando pepino doce, cipó-alho e begônia:
Aprenda a usar PANCs na coquetelaria – BLOODY MARY COM PEPINO DOCE, CIPÓ-ALHO E BEGÔNIA
One commentOn PANC Gourmet: inspirações botânicas para novos cocktails
Muito bom..
Jerez, da Andaluzia para as coqueteleiras do mundo
Anvisa divulga orientações para os serviços de alimentos e bebidas
A carta de drinks ideal para seu bar: saiba como criá-la