fbpx
Em que ano você nasceu?






Prêmio Prazeres da Mesa escolhe melhores cartas de drinks do Brasil

Notícias

⍟ Premiação, uma das principais da gastronomia e coquetelaria nacionais, elegeu os 25 menus de maior relevância na atualidade

Publicado em 22 de junho de 2017, às 9h30.

Mais de 80 bares de todo o país participaram da segunda edição do prêmio Prazeres da Mesa – Melhores Cartas de Bebidas. A premiação aconteceu na última segunda-feira (19), no espaço Casa Bossa, em São Paulo. Lá estiveram reunidos bartenders, empresários e formadores de opinião. Além dos vencedores no ramo da coquetelaria, também foram premiados os melhores restaurantes, cartas de cervejas e vinhos.

prêmio bartender marcio silva
Barman e sócio do Guilhotina, Marcio Silva foi premiado como “Bartender do Ano” (Foto: Reprodução/Facebook)

Bartender do ano, mestre da coquetelaria e melhores cartas de drinks foram as categorias dedicadas à coquetelaria. O primeiro prêmio foi conquistado pelo head-bartender e sócio do paulistano Guilhotina Bar, Márcio Silva. Eleito pelo voto direto de outros profissionais da área, ele tem se destacado por sua criatividade e capricho à frente do balcão.

Silva aprendeu a profissão de bartender em Londres, ainda nos anos 90, trabalhando ao lado de grandes nomes da coquetelaria que hoje são referências mundiais.

Além disso, morou nove anos na Espanha, onde fez pós-graduação em manipulação de alimentos e trabalhou para uma empresa que montava bares ao redor do mundo. Viajou por 38 países para treinar barmen e montando conceitos de bar para investidores.

De volta ao Brasil, abriu o SubAstor, em 2009, onde trabalhou até 2012. Foi embaixador mundial de uma marca de cachaça e, em dezembro do ano passado, abriu o Guilhotina Barem Pinheiros.

Para ele, a premiação foi uma incrível surpresa. “Não imaginava conquistar tantos prêmios e indicações nacionais e internacionais em tão pouco tempo”, admitiu.

Ele ficou ainda mais emocionado ao saber que o prêmio foi conquistado com votos de seus colegas de profissão. “Quando cheguei ao evento, não sabia se estava na lista como finalista ou convidado. Foi muito legal. Quando abrimos o Guilhotina, nem esperávamos que ele fizesse tanto sucesso como já está fazendo agora”.

prêmio mestre derivan ferreira de souza
Premiado como Mestre da Coquetelaria, Derivan de Souza é um dos bartenders mais experientes do país (Foto: Reprodução/Bar Número)

MESTRE DA COQUETELARIA

Esta escolha recaiu sobre o mestre Derivan de Souza, que comanda o Bar Número, na região dos Jardins, também em São Paulo. Nascido na Bahia, radicou-se na terra da garoa, onde se interessou e se especializou na arte de preparar bons drinks.

Em sua trajetória profissional de mais de trinta anos, viu a coquetelaria se desenvolver a partir dos grandes hotéis internacionais e se espalhar pelos bares paulistas, conquistando os mais variados paladares.

O barman também representou o Brasil em diversas competições ao redor do mundo. Publicou livros sobre coquetelaria e, além disso, é um grande defensor da caipirinha como patrimônio brasileiro.

Segundo ele, receber o prêmio de mestre é um motivo de honra. “Ao abraçar a carreira de bartender, tive e continuo tendo muitos motivos de alegria. Prêmios como este vêm coroar todo um trabalho de décadas, sempre dedicadas à formação e qualificação de jovens barmen em todo o Brasil”.

PRÊMIOS PARA AS MELHORES CARTAS DE DRINKS

Muito aguardada pelos apreciadores de coquetelaria, a premiação das melhores cartas de drink do Brasil contou com 83 inscrições de todas as regiões do país, segundo a organização do evento.

Após a análise dos jurados, foram escolhidos os principais menus. A maioria está nas grandes capitais – São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília -, mas um deles se destaca na pequena cidade de Analândia, a 221 km da capital paulista.

Representante do único bar premiado na região sul, a Sala Tapii’Tea, do restaurante Armazém Santo Antônio, o mixologista Rogério Rabbit ponderou que não esperava o reconhecimento de seu projeto em tão pouco tempo. “A importância deste prêmio é saber que a gente está sendo visto mesmo à distância, fora do eixo Rio de Janeiro e São Paulo”, diz.

Com seu Bar Número também na lista das melhores cartas, Derivan voltou à cena para agradecer o trabalho de toda sua equipe. “Tudo isto vem ao encontro de nossa dedicação e pesquisas, sempre com o intuito de oferecer o que há de melhor para a nossa exigente clientela”.

Confira a lista dos 25 bares cujas cartas de drinks foram destacadas no prêmio:

Cachaçaria Macaúva – Analândia (SP)
Universal Diner – Brasília (DF)
Sala Tapii’Tea – Rogério Rabbit – Curitiba (PR)
Adega Santiago – São Paulo (SP)
Ambar Cervejas Artesanais – São Paulo (SP)
Astor – São Paulo (SP)
Brasserie des Arts – Felipe Rara – São Paulo (SP)
Guarita – São Paulo (SP)
Guilhotina – Márcio Silva – São Paulo (SP)
Mori Ohta Sushi – São Paulo (SP)
Número – Derivan de Souza – São Paulo (SP)
Peppino BarFabio La Pietra – São Paulo (SP)
Riviera Bar e Restaurante – Kennedy Nascimento – São Paulo (SP)
Rota do Acarajé – São Paulo (SP)
SubAstor – Rogério Frajola – São Paulo (SP)
Taberna 474 – São Paulo (SP)
Tonton – São Paulo (SP)
Veríssimo Bar – Marcelo Serrano – São Paulo (SP)
Astor – Rio de Janeiro (RJ)
Bar dos Descasados – Rio de Janeiro (RJ)
Cantô Gastrô & Lounge – Rio de Janeiro (RJ)
Meza Bar – Rio de Janeiro (RJ)
Mr. Lam – Thiago Teixeira da Silva – Rio de Janeiro (RJ)
Nosso Entretenimento SustentávelTai Barbin – Rio de Janeiro (RJ)
SubAstor – Rio de Janeiro (RJ)

Você vai gostar de ler!

Como preparar drinks com a técnica de throwing

UTENSÍLIOS PARA ESTA AULA Colher bailarina  – Coqueteleira de Boston –  Julep ou Hawthorne Strainer  –  Jigger   –  Taça ...

Antes e depois da geladeira: um marco da modernidade para a coquetelaria

⍟ Já parou pra pensar que não existia geladeira no Brasil até outro dia? Faça uma pequena viagem no tempo conosco e descubra como esse importante ...

Como preparar drinks montados

UTENSÍLIOS PARA ESTA AULA Colher bailarina  –  Hawthorne Strainer  –  Jigger  –  Faca  –  Taça Borgogne INGREDIENTES ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante