Em que ano você nasceu?






Absolut Elyx: uma personalidade única

Educacional
ELYX

⍟ Mais do que uma simples garrafa de vodka, Elyx é produto de uma destilação artesanal rigorosa, que garante lugar de destaque entre as mais apreciadas do mundo. Conheça sua origem, produção e outras curiosidades

A entrada da Fazenda do Castelo de Råbelöf, onde é produzido o trigo de Elyx

hus é uma aldeia idílica na costa do sudeste da Suécia e um popular lugar de férias de verão. Com ruas de paralelepípedos e casas tradicionais, uma igreja que remonta ao século XII e onde pessoas saudáveis ​​circulam com sorrisos em seus rostos bronzeados. E também onde cada gota de Absolut Vodka é feita.

O cuidado e atenção da marca para os mínimos detalhes de seus produtos desde o século XIX já não são novidade. Lars Olsson Smith exigia que o preparo da vodka atendesse a padrões estritos de qualidade. Estes aspectos já foram abordados na matéria sobre as vodkas saborizadas de Absolut.

Mesmo sendo uma vodka de altíssimo padrão, Absolut foi além e criou um destilado de produção limitada, artesanal e controlado de ponta a ponta por profissionais que herdaram as técnicas dos antigos distillers. Seu segredo não está guardado a sete chaves, mas concentrado em duas etapas essenciais na fabricação: a escolha do trigo e do equipamento de destilação.

Foi nesta mesma aldeia que instalou-se o mais audacioso projeto de Absolut: Elyx. Conheça alguns detalhes sobre a produção da vodka de luxo.

PARA ELYX, APENAS O TRIGO DO CASTELO

A produção utiliza apenas o trigo cultivado no Castelo de Råbelöf. Desde 1408, a técnica de plantio do local é aprimorada a fim de que o grão tenha a quantidade ideal de água e equilíbrio de amido. Quanto maior a quantidade de amido, maior a produção de álcool.

Os campos de trigo do Castelo de Råbelöf. Aqui nasce Elyx.

“Há uma razão pela qual o vodka vem desta parte do mundo”, afirma Erik Baeksted, proprietário da fazenda do Castelo de Råbelöf. Segundo ele, o melhor trigo para a produção de vodka de qualidade é aquele cultivado no chamado ‘Cinturão da Vodka’, região que abrange a Rússia, Polônia e nações escandinavas, entre elas a Suécia”.

Erik Baeksted, fazendeiro do Castelo de Råbelöf

A razão é o clima no qual o grão se desenvolve. “Trigo gosta de calor, mas não de calor extremo, acima de 32ºC. O clima ideal é o que gira em torno dos 25ºC, que é nossa média em Åhus“.

Plantado no outono e colhido no outono seguinte, o trigo de Råbelöf possui tempo de maturação suficiente para adquirir as características desejadas pelo master distiller Krister Asplund. Além disso, é colhido e escolhido à mão. Isso torna possível manter um alto padrão de qualidade, garantindo o padrão inigualável que Elyx exige.

A ÁGUA INTOCÁVEL POR MILHARES DE ANOS

A água, peça chave na fabricação da vodka, vem de uma represa localizada no interior da propriedade. Intocável, ela oferece a matéria-prima pura para a bebida.

“Nós estamos sobre um lago subterrâneo”,  afirma Asplund. “E a água que tiramos dele não é tocada por seres humanos há 40 mil anos. A água que você usa é essencial no paladar da vodka. Só existe outra maneira de mudar a sensação de boca em uma vodka, que é adicionar algo à água, como glicerina. Algumas indústrias de bebidas fazem isso, mas nós, não “.

MÁQUINAS ANTIGAS E COBRE, MUITO COBRE

Asplund guarda um conhecimento sem preço que traz consigo para a produção de Elyx: é uma das dez pessoas que sabem como operar o maquinário original no qual Absolut era produzida antes que a expansão comercial exigisse a construção de uma enorme indústria fora da aldeia. Ele agora opera as colunas de retificação, que foram instaladas em 1921 e os alambiques de cobre usados na produção Elyx.

A destilaria em Åhus abriga as colunas de retificação de 1921 e os destiladores de cobre usados na produção de Elyx

Para a vodka, tão importante quanto o cultivo do trigo é a produção do álcool. O grande diferencial de Absolut Elyx é seu maquinário de cobre montado em 1921, chamado Column 51. Ele é composto de cobre maciço dos tubos às colunas de destilação.

O master distiller Krister Asplund é uma das 10 pessoas no mundo que conhecem a operação do maquinário original de Absolut e, atualmente, está à frente da produção de Elyx 

“O cobre é crucial para a personalidade da vodka“, diz Asplund. “É muito fácil fazer spirits puros. A truque é tirar o que você não quer, mas deixar o que você quer. A vodka tem um sabor muito sutil. Essa é a sua natureza”.

É dentro destes equipamentos que acontece uma das reações mais importantes de sua fabricação. O caráter do metal é acrescentado à bebida em quantidades muito pequenas, desencadeando uma reação química chamada de catálise do cobre. A reação contribui para a eliminação de óleos e impurezas que podem conferir sabores indesejados à vodka. Ao final do processo, nada mais é adicionado à Elyx.

Muito mais do que apenas garantir a pureza, o cobre também é responsável pelo toque leve e sedoso da bebida.

Isto assegura um produto elegante, refinado e perfeito para ser saboreado puro. Sua robustez aliada à notas amendoadas e florais também tem bom caimento na composição de drinks.

BEBIDA ARTESANAL

Cada etapa de produção da bebida é acompanhada pelos olhos e mãos experientes de funcionários que aprenderam as técnicas de destilação ao lado dos produtores da bebida.

Da temperatura de cozimento até o envase da vodka, nada é automatizado, o que faz com que Elyx possa ser considerada uma vodka artesanal.

 

NOTAS DE DEGUSTAÇÃO

Nariz
Limpa, rica, redonda, pão fresco e notas de chocolate branco e cereais claros, com um tempero macio e profundo.

Paladar
Corpo cheio, paladar sedoso com ondas ricas de nozes de macadâmia, cereais cremosos e garnishes de chocolate branco e notas amanteigadas de pão recém-assado. Nozes frescas com um toque apimentado e riqueza pura e balanceada.

Acabamento
Apimentado redondo com frescor de nozes balanceado e suave.

Você vai gostar de ler!

chivas xv cover - chivas regal

Chivas XV: todo o glamour do whisky finalizado em barris de cognac

⍟ Lançado oficialmente no início deste mês, o novo produto da família Chivas Regal está à venda em lojas Duty Free até outubro Publicado em 16 de ...

cubq vermelho - divulgação

Exposição em homenagem a Hitchcock servirá drink especial no MIS

⍟ Inspirado no universo de suspense do cineasta, o CUBQ criou um drink à base de gin que será vendido durante 36 horas ininterruptas na exposição, em ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante