Questão de Honra

⍟Servir um Pisco Sour original e de qualidade é o cartão de visitas dos melhores bares de Lima. Não importa se tradicional, inovador ou exótico: vale mesmo é seduzir o paladar dos clientes e turistas, cavando espaço no disputado mercado da coquetelaria peruana.


D
entre nossos vizinhos, o Peru é, sem dúvida, um dos que vive o melhor momento não só na coquetelaria, como também na gastronomia. A capital, Lima, tem diversidade e qualidade a bons preços, que costumam atrair turistas e uma dedicada clientela local.

O culto ao Pisco Sour, drink criado a partir do destilado à base de uvas mais degustado pelos andinos, é um caso à parte.

Além de parâmetro para testar a excelência dos bares, é uma espécie de tesouro nacional e motivo de incômoda rivalidade com os chilenos, que também clamam para si sua invenção.

Basta dizer que desde 2004, por decisão ministerial, no segundo sábado de fevereiro comemora-se no Peru o Dia Nacional do Pisco Sour. Os ingredientes são amplamente conhecidos: pisco, clara de ovo, xarope de açúcar, angostura, suco de limão e gelo.

O segredo, obviamente, está no preparo: e então cada bar se esmera em oferecer sua melhor versão. Uma questão de honra para os anfi triões.

EL GRÁN HOTEL BOLÍVAR

SCLUBE DO BARMAN ED31.inddeus sócios investiram durante anos em pesquisas para resgatar a receita original do Pisco Sour, desen
volvida nos anos 1920 por Victor Morris, um bartender norte-americano radicado em Lima. Deu certo. O Bolívar venceu a disputa com o Hotel Maury e consagrou o Pisco Sour Catedral, versão criada para servir os fiéis que chegavam sedentos ao bar do hotel após acompanharem a missa que se realizava nas cercanias.

A bebida também atraiu visitan
tes ilustres em passagens pelo país: Mick Jagger, Ava Gardner, Nat King Cole e Orson Welles foram alguns dos que se renderam à tradição.

Jr. De La Union, 958 | Lima
granhotelbolivar.com.pe

TANTA

CLUBE DO BARMAN ED31.inddVisitar Lima e não dar as caras em um dos endereços pilotados por Gaston Acurio beira o imperdoável. Lá, o Pisco Sour – para muitos, o melhor do mundo – tem quatro variações: Aguaymanto, fruto cultivado desde a época dos Incas; Camu-camu, também exótico, mas não uma exclusividade peruana, pois é encontrado do lado de cá da Amazônia;

Maíz morado, milho de pigmentação arroxeada; e o bom e velho maracujá. Mas Acurio também idealizou uma carta que traz outros coquetéis à base da bebida, como o sugestivo Piscopolitan, infusionado com cranberry; e o Manzanita Punch,que a combina com maçã verde e tônica.

Prol. Primavera, 698 | Surco | Lima
www.tantaperu.com

coqueteleira p

CLUBE DO BARMAN

Plataforma educacional sobre coquetelaria da Pernod Ricard Brasil. Aqui você encontra tudo o que precisa saber para ser tornar um bom profissional. Coquetelaria de qualidade, onde o que mais importa é a venda de produtos de alto padrão ao consumidor final e a opinião que vale é a do Mercado.

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Bem-vindo(a)

Você precisa ter mais de 18 anos de idade para acessar este site. Informe o ano do seu nascimento:

Ao acessar este site, você concorda com nossos Termos de Uso e com nossa Política de privacidade. Não compartilhe nem encaminhe para menores de idade. ©2023 Clube do Barman. Todos os direitos reservados.